LOGIS - Sistema de Identificação Geográfica dos SMAS Loures
O Sistema LOGIS tem como objectivo melhorar a gestão da rede de água e águas residuais e, ao mesmo tempo, fazer um levantamento da rede de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais geridas pelos SMAS.

Iniciativa: LOGIS - Sistema de Identificação Geográfica dos SMAS Loures
Entidade: Serviços Municipalizados de Loures
Destinatários/Beneficiários: Cidadãos e organismos públicos e privados.
Categoria: Modernização Administrativa
Ponto de Situação: Concluído
Site: www.smas-loures.pt 


Os Serviços Municipalizados de Loures desenvolveram um projecto que consiste no registo informático de todas as estruturas geridas, bem como a sua divulgação via intranet, com acesso aos técnicos responsáveis pela sua gestão.

O sistema LOGIS, é um projecto que visa a disponibilização de informação relativa às redes de distribuição de água, redes de drenagem de águas residuais e pluviais, cadastro industrial entre outros, às Divisões de Exploração, por forma a melhorar a gestão da nossa rede de infra-estruturas.

Com a aplicação do Sistema de Informação Geográfica é possível melhorar não só a gestão da rede de abastecimento de águas e de drenagem de águas residuais, bem como promover uma melhor qualidade no fornecimento do serviço ao cliente.

Este Sistema foi desenvolvido e implementado por técnicos da Divisão de Estudos e Cadastro e do Gabinete de Informática, tendo contado com a colaboração de técnicos de uma empresa consultora.

Os benefícios alcançados na implementação deste sistema foram a organização da informação, disponibilização da informação actualizada no posto de trabalho, percepção da localização geográfica das ocorrências na rede, cadastro de ramais de ligação, cadastro de processos de loteamento, cadastro industriais, cadastro dos eixos da via, ortofotocartografia (fotografia aérea dos locais sob a forma de mapa), cadastro de pormenor dos reservatórios e um conhecimento mais exacto do património destes Serviços Municipalizados.

Desta forma poderemos planear e executar os serviços de distribuição de água e drenagem de águas residuais e pluviais com melhor qualidade e eficiência, apresentando melhores resultados com vista à melhoria da qualidade de vida dos nossos clientes.

Anexos

No caminho da modernização - SMAS Loures (pdf, 16 KB)

LOGIS – Sistema de Informação Geográfica dos Serviços Municipalizados de Loures - Patrícia Paulo dos SMAS Loures, iGOV Session, 8 de Maio de 2008 (pdf, 480 KB)

Resultados
  • Melhor conhecimento das infra-estruturas geridas e melhoria dos tempos de resposta em casos de intervenção nas redes e localização de problemas estruturais ou pontuais, permitindo a adopção de medidas preventivas/correctivas para o seu bom funcionamento;
  • Possibilidade de efectuar análises espaciais e de efectuar cálculos estatísticos;
  • Implementação de um novo canal de comunicação com os técnicos, baseado na utilização da intranet, facilitando o acesso à informação;
  • Modernização dos serviços, adoptando novas ferramentas de gestão, inovadoras, eficientes e eficazes;
  • Motivação dos funcionários envolvidos na exploração.
Ponto de contacto

Cristina Silva
drh@cm-loures.pt

 Fonte: Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL)