Implementação de Novo Modelo de Interação com o Munícipe/Cidadão
Implementação de serviços, metodologias e ferramentas de modo a facilitar a interação entre o Município e os seus municípes.

Título
Implemenentação de Novo Modelo de Interação com o Munícipe/Cidadão

Entidade
Município da Murtosa
 
Entidades parceiras
O projeto foi desenvolvido exclusivamente pelo Município da Murtosa
 
Destinatários/Beneficiários potenciais
A população em geral que recorre aos serviços da Autarquia.

Ponto de Situação
A operação encontra-se concluida
 
Custos envolvidos
Executado: 163.359,07€

Taxionomia
Sistema de Apoio à Modernização Administrativa

Descrição breve
Implementação de serviços, metodologias e ferramentas de modo a facilitar a interação entre o Município e os seus municípes.

Descrição pormenorizada
A operação permitiu a implementação de novas soluções de atendimento em diferentes vertentes (intranet, atendimento e serviços on-line) criando serviços de proximidade no relacionamento entre autarquia e munícipes, tornando a disponibilização destes mais acessível, célere, cómoda e fundamentalmente mais simplificada.

A qualidade do atendimento dos serviços da Administração pública, conjugada com uma lógica de proximidade permitiu a inovação e rentabilização dos investimentos efetuados no âmbito da operação, enquanto que a racionalização dos modelos de organização e de gestão do Município da Murtosa permitiu a reengenharia e desmaterialização de vários processos.

A operação permitiu também ao Município da Murtosa desenvolver os seus serviços de modo a torná-los mais eficientes e eficazes, potenciando os recursos humanos de modo a torná-los mais competentes e motivados. Foi impulsionado o trabalho em equipa, em rede e em parceria favorecendo a competitividade territorial.

Ao prestarmos serviços de qualidade criamos condições de excelência não só para o Município da Murtosa como para toda a região, tornando mais acessível, célere e simplificado o processo comunicativo do munícipe com a administração pública. De salientar, também, que ao prestarmos serviços mais eficientes, estamos a minimizar os próprios custos administrativos .

Em suma a operação permitiu:

  • Que todos os trabalhadores do Balcão Único atendam em todas as áreas;

  • Utilização dos serviços on-line de modo a simplificar as comunicações entre autarquia e munícipes;

     

    Reengenharia de processos e procedimentos e consequente melhoria da eficiência dos mesmos;

  • Uniformização dos processos e da forma de atuação dos vários serviços da Autarquia;
  • Redução do tempo necessário para concluir os processos e consequentemente dos seus custos. 

Tecnologia
A nível externo foram desenvolvidas ferramentas tecnológicas que o Município da Murtosa utilizou de forma a operacionalizar este projeto, designadamente:

  • Aquisição e Instalação de Software adaptado à funcionalidade das Autarquias Locais para: Modelação e gestão documental com BPM (business process management);
  • Aquisição e Instalação de Software adaptado à Funcionalidade das Autarquias Locais para: Plataforma Multi-canal de Atendimento e Serviços On-line

Ponto de Contacto
Interlocutor directo: Dr. Agostinho Oliveira;
Telefone. 234 830 100;
E-mail: agostinho.oliveira@cm-murtosa.pt

Site
http://www.cm-murtosa.pt/

Resultados
A operação permitiu:

  • Que todos os trabalhadores do Balcão Único atendam em todas as áreas;
  • Utilização dos serviços on-line de modo a simplificar as comunicações entre autarquia e munícipes;
  • Reengenharia de processos e procedimentos e consequente melhoria da eficiência dos mesmos;
  • Uniformização dos processos e da forma de atuação dos vários serviços da Autarquia;
  • Redução do tempo necessário para concluir os processos e consequentemente dos seus custos.

Última atualização:  01-03-2016