I4M – Information for Management
Trata-se de uma ferramenta de gestão do município que agrega a principal informação, como o cadastro físico, faturas dos consumos energéticos e hídricos, sistemas de aquisição de dados e controlo existentes nas infraestruturas do município, calculando indicadores de apoio à gestão para que em qualquer momento seja possível verificar o desempenho das infraestruturas do Município.

Título
I4M - Information for Management
Entidade
Câmara Municipal de Águeda
Entidades parceiras
T&T – Talents & Treasures
Destinatários/Beneficiários potenciais
Administração central/gestão municipal
Ponto de Situação
O sistema está em desenvolvimento e disponível no endereço temporário http://i4c.t-t.pt/i4m/dashboardflot. A plataforma permite a caracterização de estruturas pertencentes ao município, agrupadas de acordo com as indicações fornecidas: Edifícios, Edifícios escolares, Espaços, Iluminação Pública e Sinalética. Cada estrutura contém um conjunto de dados para a caracterizar e podem estar ligadas a um ou mais contadores inteligentes, documentos, etc. De momento estão a ser desenvolvidas as ferramentas de caracterização de contratos de fornecimento de energia elétrica, gás e água. Os módulos de recolha de dados dos contadores inteligentes (Itron) já foram também desenvolvidos e estão agora em pre-release.
Taxionomia
Gestão da informação do Município.
Descrição breve
Trata-se de uma ferramenta de gestão do município que agrega a principal informação, como o cadastro físico, faturas dos consumos energéticos e hídricos, sistemas de aquisição de dados e controlo existentes nas infraestruturas do município, calculando indicadores de apoio à gestão para que em qualquer momento seja possível verificar o desempenho das infraestruturas do Município.
O I4M recolhe dados e com a interpretação dos mesmos torna-se um factor de transformação dos espaços urbanos de qualquer cidade. Trata-se de uma área a que hoje se dá muito realce – a do Open Data e a Internet das Coisas – e como estes se integram com os sistemas de inovação em equipamentos e processos de tecnologias da informação e da comunicação.
Descrição pormenorizada
O I4M recolhe e interpreta um grande volume de dados que é gerado nas cidades, a partir da operação dos diversos sistemas urbanos, permitindo a integração dos diferentes sistemas e linguagens e está preparado para dar respostas à grande necessidade de pesquisas a partir do Big Data & Analytics.
Neste contexo, a grande geração de informação por parte de dispositivos pode ser reencaminhada e tratada diretamente entre máquinas, surgindo o tema machine-to-machine (M2M).
O administrador pode no dashboard definir novos gráficos para vectores e indicadores diferentes, destacando a data inicial que pretende avaliar, assim como o tipo de intervalo e a duração, de forma a ter uma leitura visual mais fácil do que pretende analisar. O gestor tem no I4M estruturas específicas e delineadas que permitem ajudá-lo na tomada de decisão. Para cada edifício, por exemplo, tem uma caracterização de cada piso, documentos das plantas dos edifícios e a contagem que os contadores de eletricidade, água e gás fornecem.
Esta ferramenta foi, então, criada com vista a suportar a recolha e tratamento de dados, para que mais tarde estes estivessem disponíveis ao cidadão.
Tecnologia
O sistema tem como base um CMS open source suportado em serviços Apache, MySQL e PHP. É também usado um serviço de messaging open source (rabbitmq) para a coordenação de trocas de mensagens entre serviços e uma base de dados noSQL (mongoBD). A API de suporte ao big data usa o wildfly e jboss.
Recomendações
O I4M disponibiliza numa única plataforma um alargado número de informação organizada relevante para a gestão do município e restantes envolvidos. Desta forma, é interessante para qualquer administrador ter a informação estruturada para as diferentes infraestruturas e estruturas no apoio à tomada de decisão.
É expectável que esta boa prática seja utilizada por outros municípios, uma vez que têm a possibilidade de estudar um grande conteúdo de informação que está preparada para a gestão.
Próximas Acções
Criação de infraestruturas técnicas para recolha de dados dos contadores inteligentes (está em curso a negociação do município com o fornecedor dos equipamentos), assim como de um servidor para instalação dos vários serviços (também em curso). Integração dos módulos de faturação.
Ponto de Contacto
Marlene Marques – Câmara Municipal de Águeda
marlene.marques@cm-agueda.pt
234 610 071

Rui Isidro – Talents & Treasures
isidro@t-t.pt
965 155 101

Site
http://i4c.t-t.pt/i4m/

Resultados
Maior acesso à informação; Maior transparência.