I4C – Information for Citizen

Título
I4C – Information for Citizen
Entidade
Câmara Municipal de Águeda
Entidades parceiras
T&T – Talents & Treasures
Destinatários/Beneficiários potenciais
Cidadãos (habitantes, visitantes,...); Administração/gestão municipal
Ponto de Situação
A interface com utilizador já está disponível para testes no endereço temporário http://i4c.t-t.pt. O sistema disponibiliza a informação num dashboard que agrupa os temas: Energia, Emprego, Ambiente, Educação, Segurança, Turismo, Água e Câmara. Cada um destes temas é posteriormente subdividido em subtemas e para cada um apresentam-se textos informativos ao cidadão e gráficos que permitem observar os dados. Se o utilizador estiver autenticado tem ainda a opção de fazer descarregar os dados. Está em curso o desenvolvimento de ferramentas de BackOffice para automatização do upload de dados.
Taxionomia
Disponibilização e tratamento de dados do Município.
Descrição breve
O I4C tem como objetivos principais a monitorização do dia-a-dia da cidade, assim como a disponibilização de informação relevante e as tendências de desenvolvimento sobre a cidade a todos os que nela habitam. O I4C disponibiliza informação tratada sobre diversas áreas, nomeadamente, energia, ambiente, água, emprego, educação, segurança, turismo, etc. dependendo daquilo que o município quer apresentar.
Descrição pormenorizada
A plataforma apresentada possibilita ao cidadão a partir de um dispositivo móvel ou computador, aceder a informação atualizada sobre a cidade onde vive.
Dentro de cada selo/área, existe um conjunto de informação adicional através de textos e gráficos que ajudam a disponibilizar a informação para que qualquer indivíduo consiga perceber. A informação é apresentada de forma estruturada, isto é, a informação está online, e em formato semanal, mensal ou anual, dependendo do tipo de indicador que se está a estudar. Para além disso, cada selo apresenta um valor específico do mesmo com uma breve descrição e com uma seta que diz ao cidadão qual o comportamento daquela área (positivo, negativo ou constante - observar tendências) num determinado período de tempo.
A intenção é envolver os principais organismos de uma cidade, obtendo dados desses e transformá-los em informação útil para o cidadão. Desta forma, o cidadão através desta ferramenta, é parte integrante na análise constante da informação disponibilizada e consegue acompanhar os principais mecanismos que fazem parte da sua cidade.
Este sistema de informação permite ainda a troca de informações entre os cidadãos e os serviços municipais fomentando uma atitude mais proactiva e uma maior envolvência. Por exemplo, no caso do cidadão notar que há um problema na rua (um buraco, lixo por recolher, um animal perdido, entre outros), o munícipe, via telemóvel ou website, vai poder comunicar aos serviços municipalizados um alerta descrevendo o problema. O I4C garante que o alerta é comunicado ao sistema interno do município e que há uma resposta efetiva à ocorrência relatada, acompanhando sempre o processo e mantendo o munícipe consciente de que o seu contributo é atendido e tornando a sua participação numa situação real e importante para melhorar o município.

Tecnologia
O I4C é uma interface Web desenvolvida com soluções open-source de créditos comprovados. O CMS corre sobre um servidor com os serviços Apache, PHP e MySQL, é multilingue, multi-utilizador e modular. Está ainda integrado na plataforma I4M, mais orientada para administração interna municipal.Recomendações
A utilização de uma plataforma que disponibilize os dados da cidade (qualquer que seja) a todos os seus cidadãos é uma mais-valia para se atingir uma governação transparente e mais interessante na ótica da disponibilização da informação aos cidadãos.
Esta prática deveria ser considerada em mais municípios para que a informação existente estivesse disponível e fosse útil para os cidadãos. Desta forma, estes teriam mais capacidade de conhecer a cidade e perceber como os mecanismos envolvidos funcionam.
A ambição de disponibilizar ao cidadão toda esta informação assume-se como um desafio enorme: não só é necessário transformar toda esta informação em formatos inteligíveis ao cidadão comum, como também é necessário encontrar mecanismos técnicos de agregação de dados capazes de consolidar a informação proveniente de todas estas fontes.
 



Ponto de Contacto
Marlene Marques – Câmara Municipal de Águeda
marlene.marques@cm-agueda.pt
234 610 071

Rui Isidro – Talents & Treasures
isidro@t-t.pt
965 155 101

Site
http://i4c.t-t.pt/

Resultados
Maior acessibilidade à informação da Cidade; Maior transparência.