Emissão de Plantas de Localização
Plataforma que disponibiliza o acesso às plantas da cidade que facilita a resposta a solicitações tão diversas como plantas para processos IMI, atribuição de endereço, indicação de assuntos diversos por parte das freguesias ou para candidaturas de carácter agrícola.

Entidade
Câmara Municipal de Águeda
Entidades parceiras
Entidades financiadoras, nomeadamente as envolvidas na Operação + MARia
Destinatários/Beneficiários potenciais
Cidadãos, grupos de comunidade, especialistas/técnicos, entidades públicas
Ponto de Situação
Trabalhos em curso:
• Aportar a aplicação na nuvem. Desenvolvimentos no âmbito do projeto STORM Clouds, o qual objetiva a migração e serviços públicos para a nuvem.
• Documentação da aplicação.
• Deposição da aplicação no GitHub.
• Dotação de multilinguística à aplicação por tradução personalizada.
Taxionomia
Plantas de cidade.
Descrição breve
Plataforma que disponibiliza o acesso às plantas da cidade que facilita a resposta a solicitações tão diversas como plantas para processos IMI, atribuição de endereço, indicação de assuntos diversos por parte das freguesias ou para candidaturas de carácter agrícola.
Descrição pormenorizada
Como serviço, resulta de um percurso que teve origem num processo analógico rudimentar (fins da década de 90 e princípio do século) passando posteriormente para uma solução digital com suporte numa aplicação desktop até à implementação da primeira versão em 2009, com acesso autónomo a partir de um navegador de internet.
A acessibilidade ao serviço foi um dos motores desta evolução. O acesso é facilitado e pode ser efetuada a partir do conforto da habitação ou do local de trabalho de um utilizador, desde que haja ligação à internet. O processo é gratuito sob registo prévio, condicionante imposta pelo projeto de forma a observar estatísticas sobre a tipologia do utilizador do serviço: cidadão individual ou empresa.
O produto resultante são dois .pdf com cartografia de base, nas escalas 1/10000 e 1/2000, sendo que o desenhado pelo requerente pode ser do tipo ponto, linha, ou área. Sobre a cartografia pode-se adicionar camadas de informação geográfica como números de policia, toponímia de rede viária, limites administrativos ou mesmo ortofotomapas para melhor interpretação do espaço geográfico.
A acessibilidade à informação geográfica, disponibilizada para o efeito, fica desta forma mais facilitada, permitindo uma simplificação de processos quer internos quer externos e uma total autonomia por parte dos utilizadores.
Tecnologia
• Tipo de aplicação:
o Software: WegGIS
o Direitos de autor: Aberto e open source
• Tecnologia:
o Sistema operativo: Ubuntu
o Linguagens de programação: Javascript, PHP, Java, YAML
o Base dados: PostgreSQL, PostGIS
o Servidores: Tomcat, Apache, Geoserver
• Acesso: Aberto e público
Recomendações
O que as partes interessadas e utilizadores sugerem:
• Um acesso mais ágil, de preferência sem o recurso a credenciais ou em alternativa o uso de contas das redes sociais ou de e-mail;
• O redesenho do layout das plantas de forma a retirar dados pessoais do cabeçalho da planta;
• Aumentar as possibilidades de impressão, com layouts A3;
• Possibilitar a incorporação de outras camadas de informação nas saídas gráficas, incluindo mapas base como o OpenStreetMap;
• Disponibilizar as estatísticas em linha;
• Navegação por atributos mais intuitiva e completa;
• Implementação de backoffice para gestão de camadas;
• Clarificação no tipo de segurança aplicado na nuvem face aos dados dos cidadãos
• Possibilidade de carregar a localização pretendida em distintos formatos, gpx, kml, shapefile, dxf.
Próximas Acções
A evolução do serviço deverá atender requisitos técnicos, funcionais e de interface com o utilizador. No âmbito do projeto STORM Clouds organizam-se periodicamente reuniões para avaliar a migração do serviço em causa para servidor alojado na nuvem. Destas reuniões resultaram um conjunto de requisitos técnicos que irão permitir que o serviço possa ser instalado na nuvem, com todas as vantagens de disponibilidade, manutenção e desempenho. Por outro lado, procuramos continuar a registar as opiniões dos utilizadores sobre o serviço, sempre que se proporciona ou no decorrer de ações de formação.
Ponto de Contacto
Marlene Marques – Câmara Municipal de Águeda
marlene.marques@cm-agueda.pt
234 610 071

Miguel Tavares – Câmara Municipal de Águeda
miguel.tavares@cm-agueda.pt
234 610 071

Site
http://softwarelivre.cm-agueda.pt/maria/plantaslocalizacao.html

Resultados
Maior desburocratização de processos.