Descentralização da Consulta de Hipocoagulação
A descentralização da Consulta de Hipocoagulação do Hospital Pedro Hispano nos Centros de Saúde pretende garantir a acessibilidade, a comodidade e a qualidade do tratamento dos doentes coagulados, que precisam de se deslocar regularmente ao hospital para análise de sangue e consequente ajustamento da dose do medicamento.
Iniciativa:
Entidade: Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE (ULSM)
Destinatários/Beneficiários: Doentes hipocoagulados da área de Matosinhos
Categoria: Modernização Administrativa
Ponto de Situação: Concluído
Custos envolvidos: Esta iniciativa não implicou despesas acrescidas em recursos humanos: foram elaborados horários de funcionamento adequados a ambas as partes (Hospital Pedro Hispano e C. de Saúde). O custo do teste é 3 vezes mais caro, no entanto esta despesa tem retorno: despesas de deslocação do doente, não utilização de pessoal técnico, leitura imediata de resultados etc.
Site: www.ulsm.pt
Este projecto só foi possível de concretizar através da ligação directa e on-line existente entre a equipa de enfermagem do centro de saúde, que avalia o estado do paciente, e o médico hematologista do Hospital Pedro Hispano, onde é feito o ajuste terapêutico de acordo com as necessidades dos doentes.
Dada a necessidade de uma deslocação regular e periódica para analise ao sangue (INR) dos doentes hipocoagulados e consequente ajustamento da dose do medicamento às suas necessidades, o atendimento para controlo terapêutico passou a ser feito nos Centros de Saúde e não no Hospital Pedro Hispano como sucedia anteriormente.
Assim, na sequência de uma primeira consulta efectuada, sempre no hospital, na presença do médico hematologista, onde é feito o ensino relativo à terapêutica anti-coagulante oral e a preparação para procedimentos invasivos, o utente desloca-se ao Centro de Saúde. Aqui, o enfermeiro de família efectua um inquérito ao utente relativo à medicação, alterações desta e sintomas adversos, entre outros, e regista as respostas, arquivando-as posteriormente por um período de três meses. De seguida, através da ligação dos sistemas informáticos do centro de Saúde e do hospital pela Intranet, algo que só é possível pela integração que caracteriza a ULSM, é feita a transmissão directa on-line do INR.
O médico do Serviço de Hemoterapia do HPH analisa os dados enviados, procede à prescrição da terapêutica anti-coagulante e envia a resposta a alguma questão que tiver sido colocado pelos enfermeiros. A folha de dosificação, preenchida pelo médico, é impressa no Centro de Saúde e entregue ao utente, sendo agendado novo controlo.
Quando se aproxima a data estipulada para o fim da terapêutica anti-coagulante, o utente é convocado para uma consulta no hospital.
Foi ainda disponibilizado ao utente uma linha telefónica directa 24 horas por dia e sete dias por semana para o Serviço de Hemoterapia do HPH, disponível para aconselhamento médico por uma equipa especializada criada para o efeito.
Anexos
Prémio Hospital do Futuro 2006/2007 - ULSM (html)
Recomendações
Esta descentralização está de acordo com as normativas emitidas pela ARS Norte na luta contra a doença cardiovascular. Trata-se de envolver o pessoal directamente no atendimento do doente: Médicos de Hemoterapia e Enfermeiros dos Cuidados de saúde Primários.
Próximas Acções
Pensamos continuar a descentralização aos outros Centros de Saúde pertencentes à ULS de Matosinhos.
Resultados
Para os utentes:
- Benefícios em termos de acessibilidade, rapidez, comodidade e qualidade.
- Possibilidade do controlo do processo ser feita no domicílio, o que torna o processo mais célere.
Para a ULSM:
- Melhor aproveitamento das estruturas e recursos físicos, humanos e tecnológicos.
- Fomento de sinergias provenientes da articulação entre o hospital e o Centro de Saúde.
- Rentabilização do trabalho médico no serviço de Hemoterapia, traduzido num crescimento global de 18 por cento no número de doentes hipocoagulados tratados.
- Maior e melhor controlo de terapêutica com anticoagulantes oral.
- Criação de uma base de dados única.
Ponto de Contacto
Isabel Pinto Pereira
hemoterapia@ulsm.min-saude.pt
Última Actualização: quarta-feira, 27 de Agosto de 2008