Da Desmaterialização Municipal às Juntas
O objetivo é dotar as Freguesias do Município com meios técnicos que permitam melhorar a qualidade dos serviços prestados, a redução dos custos e uma maior relação de proximidade entre os serviços da administração local e o cidadão.
Título
Da Desmaterialização Municipal às Juntas
Entidade
Câmara Municipal de Águeda
Entidades parceiras
Medidata.Net – Sistemas, de Informação para Autarquias, S.A.;
Wavecom – Soluções Rádio, SA;
Destinatários/Beneficiários potenciais
Juntas de Freguesia, Cidadãos
Ponto de Situação
Concluído. Este projeto está sempre em desenvolvimento e é objeto de melhoria contínua.
Custos envolvidos
948.899,77 Euros
Taxionomia
Integração das Freguesias no processo de Modernização Administrativa do Municipio
Descrição breve
O objetivo é dotar as Freguesias do Município com meios técnicos que permitam melhorar a qualidade dos serviços prestados, a redução dos custos e uma maior relação de proximidade entre os serviços da administração local e o Cidadão.
Descrição pormenorizada
A lógica de funcionamento do projeto assentou numa interação direta entre as Freguesias e a Câmara Municipal, com o objetivo de garantir melhores serviços de proximidade num município cujas caraterísticas urbano-rurais condicionam a mobilidade dos cidadãos residentes na zona mais serrana, pela inexistência de uma rede de transportes públicos. Criando uma rede de PAA’s, ligada aos serviços Municipais, evitam-se muitas deslocações permitindo que o cidadão trate dos seus assuntos relacionados com o município na sua própria Freguesia que, neste projeto, assume o protagonismo de ser o elo de ligação entre o cidadão e o município.
Para atingir estes objetivos é fundamental a transversalidade do projeto numa lógica de interação e integração de disponibilização de serviços. Para além disto, referimos a centralização do apoio técnico, reduzindo custos e tempos para os serviços de manutenção.
Tecnologia
As ferramentas tecnológicas utilizadas foram o SAGAWeb e o SigmaDoc Web, que permitiram que as Juntas de Freguesia tivessem acesso às aplicações.
Recomendações
• Uma análise pormenorizada da capacidade de acesso à Internet em todos os locais de atendimento;
• Uma análise do software que pode interessar ter na Freguesia na medida em que ao integrar as soluções tecnológicas passam para o Municipio a responsabilidade de manutenção;
• O envolvimento dos políticos e técnicos das Freguesias sem os quais não poderá ser garantido o sucesso da iniciativa.
Próximas Acções
• A submissão de processos de licenciamento de obras é o passo seguinte.
• A atualização permanente das aplicações é outro fator a manter.
Ponto de Contacto
Marlene Marques
marlene.marques@cm-agueda.pt
234 610 071
Resultados
Se até ao início deste processo tínhamos as Juntas de Freguesia (hoje 11, incluindo Uniões de Freguesias) totalmente isoladas que representavam custos de contexto e não resultavam de benefícios para o cidadão, com este projeto passamos a ter o seguinte:
• Possibilidade de submissão de pedidos dirigidos à Câmara Municipal no Posto de Atendimento Avançado (PAA) localizados nas freguesias;
• Ligação das freguesias ao servidor que se encontra alojada na Câmara Municipal centralizando os serviços de manutenção com óbvia redução de custos;
• Centralização da manutenção do hardware;
• Atualização centralizada das aplicações e soluções informáticas;
• Dotação de uma rede de telefones VOIP que permite chamadas a custo ZERO entre as juntas de Freguesia e entre estas e a Câmara Municipal;
• 21 Postos de Atendimento Avançado que correspondem às antigas instalações das freguesias, aumentando a proximidade do cidadão aos serviços de que necessita.
Última atualizção: 26-10-2015