A Minha Rua
Disponível a partir do Portal do Cidadão, “A Minha Rua” é um projecto de participação cívica que permite o envolvimento activo do cidadão na gestão da sua rua ou bairro, comunicando problemas, tais como a necessidade de intervenção na via pública ou a manutenção de equipamentos, bem como sugerindo melhorias directamente à Câmara Municipal. A plataforma possibilita, ainda, consultar a evolução do tratamento dado ao caso.

Iniciativa: A Minha Rua
Entidade: AMA - Agência para a Modernização Administrativa, IP
Entidades parceiras: Até à data aderem ao projeto 84 Municipios e 32 Juntas de Freguesia.  
Destinatários/Beneficiários potenciais: Cidadãos, Autarquias e Juntas de Freguesia aderentes
Categoria: Modernização Administrativa
Ponto de Situação: Serviço disponível desde o dia 29 de Setembro de 2009
Custos envolvidos: 10.000 euros
Site: www.portaldocidadao.pt


Descrição Pormenorizada:
Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia seleccionada. Recorde-se que já é possível assinalar directamente as ocorrências no mapa, através de uma nova aplicação que utiliza a tecnologia Google Maps, designada de georeferenciação.

Atualmente com 9500 ocorrências reportadas, a plataforma permite ainda consultar a evolução do tratamento dado ao caso, pelo que o cidadão é informado através de e-mail assim que a situação fica resolvida.

Desde dia 27 de Maio de 2010, também passou a ser obrigatório o preenchimento do campo “Freguesia”, para além dos campos “Município” e “Distrito” já existentes, o que permite obter um maior detalhe da localização das ocorrências, bem como a participação na iniciava de Juntas de Freguesia.

Esta iniciativa, inserida no Programa Simplex Autárquico 2009/2010, têm contado com a participação ativa das autarquias, e a expetativa é que, em breve, mais municípios adiram à iniciativa, dando ao cidadão um papel mais activo na melhoria dos problemas locais e ajudando a Câmara a cuidar da sua rua.
.

Recomendações

Envolvimento de todas as autarquias na implementação do Projeto.

Próximas Acções


Alargamento a outras entidades e desenvolvimento de algumas melhorias na componente de gestão das ocorrências submetidas.

Anexos

Notícia de lançamento do Projecto: "Ajude a sua Câmara a cuidar da sua Rua!", in Portal do Cidadão, 28 de Setembro de 2009

Ponto de Contacto

Silvia Reis
Agência para a Modernização Administrativa, I.P.
Tel: (+351) 217 231 200
silvia.reis@ama.pt
aminharua@ama.pt 
 
Última Actualização: 15 de Fevereiro de 2012