Sistema para Agendamento do Hospital de Dia
Com este projeto pretende-se melhorar a estrutura e organização do serviço de hospital de dia, face às novas necessidades da Instituição, permitindo o cumprimento das exigências como também melhorias, nomeadamente dados de análise e qualidade de atendimento dos doentes. Esta aplicação tem como objetivo, gerir o agendamento dos tratamentos de todos os doentes que fazem hospital de dia.

Título
Sistema para Agendamento do Hospital de Dia

Entidade
Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil EPE

Entidades parceiras
Projeto interno

Destinatários/Beneficiários potenciais
Doentes do IPO do Porto. Suporta o serviço de hospital de dia.
 
Ponto de Situação
Concluído
  
Taxionomia
Área da saúde/gestão de doentes

Descrição breve
Com este projeto pretende-se melhorar a estrutura e organização do serviço de hospital de dia, face às novas necessidades da Instituição, permitindo o cumprimento das exigências como também melhorias, nomeadamente dados de análise e qualidade de atendimento dos doentes.
Esta aplicação tem como objetivo, gerir o agendamento dos tratamentos de todos os doentes que fazem hospital de dia.

Os tratamentos em sede de hospital de dia são compostos por protocolos, com ciclos e cada um com várias sessões que podem ter diferentes durações de tempo.
Sempre que é prescrito um tratamento para hospital de dia o mesmo é agendado neste aplicativo em qualquer posto da Instituição. É então agendado em bloco e de uma forma rápida todas as sessões referentes ao primeiro ciclo do doente em função das vagas devolvidas pelo sistema e cumprindo as regras do referido protocolo. A partir desse momento as marcações são visíveis por todos os profissionais no sistema de informação hospitalar. Fica também visível no processo clinico eletrónico aos vários profissionais de saúde a designação do protocolo prescrito o que permite identificar a patologia do doente/estadio da doença e alguns fármacos incluídos. Podem ainda verificar quais as sessões realizadas.

Descrição pormenorizada
Com este aplicativo as agendas dos cadeirões do Hospital de Dia Adultos passaram a estar visíveis em todo o Hospital para serem marcadas informaticamente; as marcações dos doentes passaram a cumprir certas regras (tipo cadeirão/cama; restrição de marcação se doente com marcações prévias e/ou após; cadeirões de gestão exclusiva do serviço que permite gerir as urgências; designação do protocolo que permite identificar a patologia do doente/estádio da doença e alguns fármacos incluídos).

Devido ao interface com o sistema de informação hospitalar (incluindo o processo clínico eletrónico os vários profissionais de saúde podem aceder ao protocolo prescrito e sessões realizadas/agendadas.

O facto das marcações integrarem no sistema de informação hospitalar permitiu reduzir as faltas de doentes pois as marcações ficam acessíveis a todos os profissionais do hospital (anteriormente existiam apenas nas agendas dos serviços).

Com este aplicativo foi possível desfragmentar os tempos dos cadeirões e melhor agendar os tratamentos com base na sua duração (permite para um protocolo/ciclo identificar os tempos de cada dia desse ciclo), agendar em bloco (o que elimina a margem de erros administrativos na marcação e diminui significativamente o trabalho dos administrativos e enfermeiros na gestão das vagas). Foi ainda possível aumentar muito significativamente a produção do hospital de dia e, consequentemente, a sua faturação. Devido ao interface com o sistema de informação hospitalar incluindo com a área da codificação passou a existir um maior controlo.

Tecnologia
Para a implementação deste projeto foram utilizadas tecnologias oracle, quer ao nível da base de dados quer ao nível do desenvolvimento.
 
Recomendações
Trata-se de um desenvolvimento à medida que inclui interface com o sistema de informação hospitalar da Glintt.
  
Ponto de Contacto
Eng. Renato Magalhães
Diretor do serviço de informática do IPO Porto
Tele. 225084000   Email: informatica@ipoporto.min-saude.pt

Resultados
Foi possível aumentar o número de tratamentos realizados (aumento da exponencial da produção), diminuir a lista de espera, reduzir horas afetas a profissionais (assistentes técnicos e enfermeiros), diminuir a margem de erro na marcação, melhoria significativa na segurança do doente.