Sistema Integrado de Gestão da Manutenção
A Câmara Municipal do Porto desenvolveu um SIGM dos equipamentos de transporte, com o propósito de eliminar avarias operacionais por causas técnicas, melhorar a operacionalidade da frota, economizar nos custos de operação e de manutenção e qualificar o pessoal na utilização dos procedimentos exigidos pelas boas práticas da manutenção e pelas exigências da certificação da qualidade como transmitir ao cidadão uma imagem de confiança e eficiência.
Iniciativa: Sistema Integrado de Gestão da Manutenção
Entidade: Câmara Municipal do Porto (CMP)
Destinatários/Beneficiários: Colaboradores das Oficinas da Câmara Municipal do Porto – Divisão de Transportes e Serviços Mecânicos. Contagiar favoravelmente as funções da C. M. Porto adjacentes.
Categoria: Inovação na Gestão
Ponto de Situação: O estado de desenvolvimento da iniciativa está em vias de conclusão e caminha para o processo de certificação das Oficinas.
A Câmara Municipal do Porto desenvolveu um projecto de gestão técnica e eficiente da manutenção dos equipamentos de transporte da Câmara, a qual se reflecte no bom desempenho da maioria das suas actividades.
Para a prossecução dos seus fins este projecto utilizou equipamento informático e um programa informático adequados (programa informático ManWinWin), tendo sido efectuado um contrato de manutenção e actualização do programa (M&A) que inclui uma prestação de serviços regulares e condições preferenciais para serviços a avulso. A gestão da manutenção é realizada com apoio de uma Empresa de consultoria.
O equipamento informático utilizado inclui:
- PC’s,
- Impressoras,
- Sistemas operativos,
- Leitores de códigos de barras e
- Impressora de código de barras.
O projecto incorporou como componente essencial para a sua sustentabilidade uma quantidade apreciável de documentação escrita agrupada num dossier de "Procedimentos de Gestão da Manutenção", acessíveis on-line aos participantes da manutenção.
Recomendações
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As metodologias introduzidas são totalmente aplicáveis a casos idênticos;
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Idem, com ajustamentos de parametrização, para qualquer caso onde se operem máquinas ou equipamentos (exemplos: edifícios, auditórios, pavilhões desportivos, jardins, piscinas, transportes públicos, etc.)
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No caso adaptou-se o programa de manutenção para a gestão, em termos de custos, dos serviços de transportes solicitados pelas entidades internas e externas à DTSM. São elaborados relatórios por serviço e por centro de custos.
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Contributo para optimização da gestão técnica dos equipamentos e rentabilização dos respectivos investimentos;
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Modernização das práticas de trabalho;
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Motivação do pessoal e indução de melhor ambiente de trabalho;
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Criação de critérios objectivos de desempenho do pessoal (SIADAP);
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Desenvolvimento dos sistemas de informação. O realizado alinha pelas melhores práticas consolidadas e está na grelha de partida para a incorporação dos recursos que agora despontam: pedidos à manutenção via mensagens SMS, instruções de trabalho e reporte via PDAs, acessos remotos à base de dados, ineternet sem fios, etc;
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Melhor prestação de serviços da C.M.Porto.
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Melhor imagem.
Próximas Acções
Certificação da Divisão de Transportes e Serviços Mecânicos
Anexos
Uma das componentes chave do projecto foi a introdução de procedimentos escritos como forma de garantir a sustentabilidade das boas práticas.
Cada actividade no processo da manutenção tem definidos:
- Quem ?
- Quando ?
- Como ?
- Responsabilidades de cada participante.
Estes procedimentos estão em forma escrita - prática comum em qualquer sistema de gestão de qualidade - agrupados num “Manual de Gestão da Manutenção da DTSM”. O perfil deste manual foi desenhado e é mantido de acordo com os critérios:
- Simplicidade;
- Dinâmica de desenvolvimento sistemático;
- Burocracia mínima;
- Eficácia;
- Resistência intrínseca a extravasar as funções e missão da DTSM.
Resultados
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Registo e caracterização técnica de toda a frota e equipamentos, disponível e acessível.
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Elaboração de uma Ordem de Trabalho, com a indicação de horas de trabalho, peças, serviços e custos, por cada trabalho de manutenção efectuado.
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Implementação da manutenção preventiva, o que tem permitido a diminuição de avarias.
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Introdução de indicadores de desempenho de manutenção, designadamente, número de avarias, tempos médios de reparação, disponibilidade, ponderações de esforço e custos, que suportam as decisões de gestão e orientam no estabelecimento de objectivos de melhoria e metas.
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Elaboração de um histórico de todos os equipamentos disponíveis, com informação técnica e custos, a qual sustenta as propostas de renovação de frota em consonância com as necessidades dos serviços.
Ponto de Contacto
Agostinho Cardoso
agostinhocardoso@cm-porto.pt
Adília Almeida
adiliaalmeida@cm-porto.pt
Isabel Santos
isabelsantos@cm-porto.pt
Última Actualização: sexta-feira, 30 de Maio de 2008