SMS + Saúde
A solução "SMS+Saúde" tem como finalidade a utilização do canal SMS na comunicação entre o Centro Hospitalar Lisboa Norte e os seus utentes, permitindo uma comunicação mais rápida e eficiente.

Iniciativa: SMS + Saúde
Entidade: Centro Hospitalar de Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria e Hospital Pulido Valente)
Destinatários/Beneficiários: Utentes
Categoria: Inovação na Gestão
Ponto de Situação: Concluído
Custos envolvidos:* A implementação deste serviço na aplicação de Gestão Hospitalar não implicou qualquer custo para o HSM e para o HPV. No entanto em termos de desenvolvimento da solução e implementação dos procedimentos necessários para a preparação do envio de sms foi estimado um custo aproximado de 3.500€. Este custo é independente do acordo que é necessário estabelecer com o operador móvel de telecomunicações ou o seu intermediário no mercado. O custo de cada mensagem é negociado caso a caso e depende do acordo global de telecomunicações que cada Hospital estabelece com o operador.


Com a "SMS+Saúde", o Centro Hospitalar Lisboa Norte, integrado pelo Hospital de Santa Maria e pelo Hospital Pulido Valente, cumpre os grandes objectivos de uma unidade do sistema público, com vista à garantia da equidade e universalidade do acesso, da assistência eficaz e eficiente e da promoção da qualidade e da excelência, com satisfação dos doentes e dos profissionais.
 
A solução, desenvolvida pela Movensis, permite enviar e receber SMS, definir mensagens tipo e programar e/ou calendarizar envios. Através destas funcionalidades, o utente pode efectuar as seguintes actividades:

  • Confirmação e notificação de consultas;
  • Notificação de falta dos médicos;
  • Marcação de exames / consultas por iniciativa do doente;
  • Envio de informação genérica (Utente e Colaborador);
  • Reuniões internas;
  • Convocatórias acções eventos;
  • Publicação de normas.
Recomendações

Os pontos fortes desta iniciativa e que permitiram o sucesso deste projecto é em primeiro lugar a diminuição das faltas dos utentes, uma vez que esta solução permite um relembrar da marcação da consultas. Em segundo lugar permite transmitir ao Utente que o Hospital está atento às suas necessidades.

Esta aproximação ao Utente permite também uma melhor gestão da acessibilidade às consultas e gestão das potenciais vagas existentes. Os Utentes conseguem comunicar atempadamente ao Hospital que não irão estar presentes, e neste caso a vaga será atribuída a outro Utentes.

Próximas Acções

Está previsto implementar esta solução no agendamento de meios complementares de diagnósticos.

Anexos

Imagem do circuito de envio dos SMS (pdf, 44,0 KB)

A mobilidade nos serviços públicos - Pedro Jesus, Partner da Movensis, iGOV Session (:), 2 de Novembro 2006 (pdf, 1,06 MB)

Resultados
  • Desburocratização de todo o sistema;
  • Rapidez de marcações;
  • Redução de faltas de presença nas consultas hospitalares que, e como facilmente se imagina, tantas dificuldades provocam não só às unidades de saúde como aos doentes que aguardam uma consulta.
Ponto de contacto

Paulo Derriça
Director dos Sistemas de Informação do Hospital de Santa Maria
pderrica@hsm.min-saude.pt

Nuno Dias
Centro Hospitalar de Lisboa Norte
ndias@cpchs.pt

 Última Actualização: quinta-feira, 5 de Junho de 2008