SIS – Sistema de Informação para a Saúde
O SIS de Cabo Verde trata-se de um conjunto de módulos informáticos de apoio à gestão hospitalar que permitem monitorar o estado da saúde da população e aprimorar o funcionamento das instituições do sector. O Hospital Agostinho Neto, na Praia, foi a primeira instituição a implementar este sistema, que será alargado a todo o país.

Iniciativa: SIS – Sistema de Informação para a Saúde
Entidade: Ministério da Saúde, Ministério da Reforma do Estado e da Administração Pública e NOSi - Núcleo Operacional da Sociedade de Informação
Destinatários/Beneficiários potenciais: Todos os cidadãos, nacionais ou estrangeiros, que procuram atendimento de saúde nos hospitais centrais e centros de saúde em Cabo Verde.
Categoria: Inovação na Gestão
Ponto de Situação: Em curso
Site: www.nosi.cv e www.atlantico.cv


O SIS – Sistema de Informação para a Saúde foi criado em 2006 e está a ser implementado no Hospital Agostinho Neto e em todos os Centros de saúde da Cidade da Praia.

Módulos informáticos já implementados no HAN:

  • Gestão de stock de medicamentos, material clínico e equipamentos;
  • Gestão de diagnósticos do laboratório;
  • Recolha estatística de internamentos, altas, consultas e óbitos;
  • Gestão de Consultas (inclui gestão da escala de Médicos).
Outro módulo desenvolvido

  • Projecto Programa de Saúde Materno-Infantil /Planeamento Familiar:
    • Aplicação instalada nos serviços centrais do PMI/PF da Praia para tratamento da informação estatística relacionada com a saúde reprodutiva, incluindo a gestão da vacinação para as crianças.

 

Módulos em Fase de teste

  • Marcação de consultas e análises clínicas online:
    • Permite a marcação de consultas e análises pela Internet, tanto pelo utente como pelos funcionários do HAN ou dos centros de saúde;
    • Garante o encaminhamento directo da consulta para a agenda hospitalar;
    • Confirmação da data e hora da consulta chega ao utente via SMS ou email;
    • Vantagens:
      • Facilita a vida do cidadão, evitando as deslocações aos serviços de saúde para marcação de consultas;
      • Diminui as filas nos Hospitais;
      • Auxilia o trabalho do médico, que vai poder consultar a sua agenda de consultas online; 
      • Gera dados estatísticos que contribuem para a melhoria de políticas de saúde pública e gestão Hospitalar.
  • Informatização do Banco de Urgência do HAN;
  • Prescrição Electrónica:
    • Desmaterialização das receitas;
    • Introdução de Código de Barras para leitura na Farmácia.
  • Levantamento Estatístico de Nados-Vivos, cruzando dados do INE com Ministério da Saúde (2000-2008);
  • Estatística de Nosologia (distribuição de doenças na população);
  • Valência de Cardiologia testa gestão paper-free (Ficha de doente informatizada, etc.).

Recomendações

  • Inabalável determinação política do governo;
  • Forte engajamento das entidades envolvidas;
  • Desmaterialização por via da simplificação dos processos;
  • Foco no cidadão numa perspectiva fornecedor- cliente;
  • Integração das orgânicas envolvidas numa única plataforma Tecnológica.
Próximas Acções

Módulos a desenvolver/implementar
  • Rede Local de Comunicação;
  • Controle da produção da cozinha;
  • Gestão Financeira;
  • Verbetes de óbitos;
  • Recursos humanos da Saúde;
  • Farmacovigilância;
  • Vigilância em Saúde Ambiental;
  • Vigilância Sanitária;
  • Monitoramento.
Depois de ser testado e implementado no Hospital Agostinho Neto, na Praia, o SIS será alargado numa primeira fase (São Vicente e Sal) bem com a todo o país, melhorando o desempenho dos serviços de saúde desde o nível local (Postos e Centros de saúde) aos hospitais centrais.

Anexos

Panfleto do SIS (pdf, 1,18 MB)

Resultados

Benefícios alcançados com estes instrumentos:
  • Controlo de entradas e saídas de medicamentos e material de uso clínico;
  • Diminuição do tempo de espera para resultados de exames (passou de 20 dias para três ou quatro); 
  • Permite a obtenção de todo o tipo de análise estatística sobre a gestão hospitalar (número de altas e internamentos, tipo de análises mais requisitadas, etc.);
  • Melhoria na programação hospitalar;
  • Redução de custos.
Ponto de Contacto

Miguel Arcanjo Lopes
Administrador do HAN - Hospital Agostinho Neto
Tel: (238) 9914860
miguel.lopes@han.gov.cv  

Jorge Lopes
Gestor do NOSi - Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação
Tel: 238 260 7550; 238 261 6301; 238 991 2923
jorge.lopes@nosi.cv  

 Última Actualização a 29 de Dezembro de 2011