R.AU.L. - Rotas do Linho e do Ouro
O projecto EQUAL “Rotas do Linho e do Ouro” tem como objectivo principal modernizar e revitalizar a arte do linho e do ouro, tendo como área de intervenção os concelhos de Terras de Bouro e da Póvoa de Lanhoso. A prática-estratégia deste projecto refere-se ao sector artesanal do linho e ouro que, face ao diagnóstico e interrelacionado com os crescentes problemas das oficinas/associações, como a competitividade, produtividade e afirmação do produto e da actividade, pretende-se valorizar o sector numa perspectiva multidisciplinar, em sinergia com outras regiões nacionais e estrangeiras (Itália).
Iniciativa: R.AU.L. - Rotas do Linho e do Ouro
Entidade: ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem Cavado e Ave
Entidades parceiras: Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso; Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal; Pedras Brancas - Desenvolvimento, Turismo, Artesanato e Serviços; VALDELIMA - Cooperativa Polivalente de Desenvolvimento Rural, CRL; Município de Terras de Bouro; Município de Barcelos; Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; Associação de Turismo da Povoa do Lanhoso; MMA - Actividade de Consultoria e Gestão, Lda; ACEB – Associação para a Cooperação entre Baldios.
Destinatários/Beneficiários potenciais: Artesãs(aos) do linho em actividade; Artesãs(aos) do ouro em actividade; Empresas familiares do ouro; Ex-artesãos(as) do linho; Ex-artesãos(as) do ouro; Formadores de artesanato de linho e ourivesaria; População em geral, em particular empresas ligadas ao turismo e serviços.
Categoria: Inovação na Gestão
Ponto de Situação: Concluído. O projecto teve início no dia 3 de Janeiro de 2005 e terminou a 30 de Junho de 2009.
Custos envolvidos: € 724.999,67 (71.160,46 € dos quais referentes à Acção 1; 500.781,85 € na Acção 2 e 153.057,36 € na Acção 3)
Site: www.rotasdolinhoeouro.com
Esta iniciativa será enriquecida com experiências inovadoras e criativas, incrementando a actividade do linho e do ouro num patamar de maior relevância social e cultural. Pelo contexto envolvente, o projecto, intenta ligar realidades diversas, desde a actividade artesanal do linho e ouro, a outras actividades socioculturais, como museus, festividades, feiras e actividades turísticas, como a gastronomia, alojamento e animação.
Tem como beneficiários directos os artesãos (M/F), oficinas e associações de artesãos (M/F), organizações que desempenham um papel importante na promoção de produtos tradicionais, e ainda, entidades formadoras. Em última instância, são todas as pessoas activas e de “mais idade”, homens e mulheres, que possam sensibilizar-se pela actividade artesanal, incentivando-as para a inovação e requalificação dos saberes e das práticas associadas à arte do linho e ouro.
Pretende-se, ainda, contribuir para a preservação desta arte ao motivar e rentabilizar as experiências e competências específicas dos “mais velhos”, transferindo-as para outras idades.
No conjunto, haverá mais-valias promocionais para as regiões e actividades tradicionais, contribuindo para a organização e qualificação dos serviços de produção e dos produtos, possibilitando a criação da Rota.
O Projecto “Rotas do Linho e do Ouro” tem, assim, os seguintes objectivos específicos:
- Revitalizar e modernizar arte do linho e do ouro, qualificando os artesãos com recurso a formação inovadora;
- Promover a transferência de saberes entre gerações, através de formação ministrada, preferencialmente, por artesãos com experiência do saber-fazer;
- Criar estratégia de marketing para promoção dos produtos, identificar/diagnosticar condicionantes do mercado, conceber recursos para uma eficiente gestão;
- Introduzir novos designs e técnicas de utilização do ouro nos trabalhos em linho, conciliando-os e promovendo a sustentabilidade das artes;
- Sensibilizar os artesãos para o reconhecimento das suas artes, enquanto potencial turístico para desenvolvimento da região e sustentabilidade das mesmas.
Anexos
Resultados
O
Modelo Teórico-Prático R.Au.L sistematiza as principais valências de valorização e promoção de para produtos tradicionais resultantes da experimentação efectuada no âmbito do projecto "Rotas do Linho e do Ouro". A metodologia está alicerçada em quatro suportes: Guia de Artesanato, Metodologia da Formação do Linho, Plano de
Marketing e
Kit “Tradição vs Inovação”.
Trata-se de uma metodologia teórico-prática que constitui um modelo possível de promoção e valorização de saberes tradicionais que pretende responder às necessidades dos públicos-alvo e dos territórios visando a revitalização do sector artesanal.
As mais valias do produto podem ser resumidas da seguinte forma:
- Metodologia que fornece orientações claras sobre a aplicação de instrumentos de promoção de saberes tradicionais, fundamentada nas teorias do desenvolvimento rural, turismo e dinâmicas sociais;
- Integra instrumentos concretos de promoção dos saberes tradicionais;
- Descreve as fases da metodologia, fornecendo indicações sobre a escolha do território, produtos, actores e agentes;
- Orienta para a implementação do plano de acção e instrumentos a utilizar;
- Identifica os factores críticos de sucesso a ter em consideração, apresentando testemunhos dos beneficiários;
- Proporciona valor acrescentado à região de intervenção e em particular aos artesãos(ãs) e outros agentes locais;
- Permite aumentar a visibilidade dos produtos artesanais, aos olhos do público em geral, criando condições propícias à sua sustentabilidade.
Quanto ao
modelo teórico-prático para a criação da Rota, trata-se de um guia metodológico, onde se podem encontrar as principais fases de desenvolvimento de um modelo promocional de produtos e territórios, estando em destaque o modelo teórico-prático que resulta da experimentação feita com dois produtos artesanais (Linho e Ouro) e dois territórios (Terras de Bouro e Póvoa de Lanhoso) sendo possível, ainda, verificar os factores críticos de sucesso ao desenvolvimento da mesma.
Constitui-se como um possível modelo de serviço, promoção e valorização de artes tradicionais e/ou territórios que pretende responder às necessidades dos públicos-alvo conduzindo à sustentabilidade do sector artesanal e dos respectivos territórios. Contém ainda uma aplicação de exploração da “Rota do Linho e do Ouro” – com a georeferenciação dos pontos relevantes que permite ao utilizador identificar diversos pontos de interesse e traçar o percurso turístico que pretende realizar em função dos seus interesses.
O produto visa:
- Potenciar os produtos artesanais e o território em questão;
- Identificar os espaços de produção e promoção do artesanato;
- Aumentar a notoriedade e o reconhecimento dos produtos artesanais e promover a sua sustentabilidade;
- Proporcionar maior visibilidade e melhor qualidade de vida aos artesãos(ãs), promovendo o seu empowerment;
- Integra e relaciona as artes tradicionais e as restantes actividades económicas dos territórios, potenciando o turismo e a sustentabilidade dos artesãos(ãs) e dos territórios.
As mais valias do produto são as seguintes:
- Promove abordagens territoriais integradas e participadas;
- Descreve as fases e o processo de implementação de uma rota, identificando os agentes, produtos, plano de acção e instrumentos;
- Proporciona valor acrescentado ao território, pela associação de diversos produtos e serviços numa mesma rota, privilegiando em particular os artesãos(ãs) e outros agentes locais;
- Difunde, enquanto instrumento de promoção, os produtos artesanais, projectando-os no contexto nacional e internacional, permitindo desenvolver sinergias entre os mesmos, potenciando-os a diversos níveis;
- Permite aumentar a visibilidade dos produtos artesanais, aos olhos do público em geral, criando condições propícias à sua sustentabilidade;
- Permite a rápida identificação geográfica das unidades produtivas artesanais, unidades de alojamento e gastronomia, património edificado, património natural, equipamentos de lazer e outras informações úteis;
- Faculta um instrumento de valorização e promoção das artes artesanais e do território que poderão ser reproduzidos e disponibilizados por várias vias, abrangendo, assim, um maior número de utilizadores;
- Inova, na junção de dois territórios não limítrofes, na união de duas artes tradicionais, na conjugação dos diversos actores e agentes económicos do território e na massiva adesão verificada (196 aderentes até à data).
O projecto ficou em 5.º lugar no
ranking do Prémio Projectar Um Novo Futuro, atribuído pela EQUAL no Encontro Nacional e Internacional de Inovação Social, que decorreu entre os dias 10 e 12 de Dezembro 2008, na FIL, em Lisboa, tendo arrecadado uma menção honrosa.
Ponto de Contacto
José António da Mota Alves
Presidente da ATAHCA
Tel.: (+351) 253 321 130
atahca@rotasdolinhoeouro.com
Conceição Fernandes
ATAHCA
Tel.: (+351) 253 321 130
mcrfernandes@gmail.com
Última Actualização: terça-feira, 18 de Maio de 2010