Plataformas de Ensino Digitais para Implementação do Projeto de Educação Digital nas Escolas do Concelho de Águeda - “Águeda Educação +"
O projeto Águeda Educação +, centra-se na criação de salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas de ensino que deverão constituir o núcleo do ecossistema escolar focado na componente ensino e aprendizagem. Pretende-se com o Águeda Educação + desenvolver um trabalho de melhoria contínua da pedagogia e das tecnologias, assegurando a eficiência e evidenciando a evolução da qualidade do ensino e da aprendizagem como resultado do uso do novo modelo pedagógico e tecnológico que se implanta com este modelo.
Título
Plataformas de Ensino Digitais para Implementação do Projeto de Educação Digital nas Escolas do Concelho de Águeda - “Águeda Educação +"
Entidade
Câmara Municipal de Águeda
Entidades parceiras
- Agrupamentos de Escolas de Águeda – Entidade Pública
- Agrupamentos de Escola de Águeda Sul – Entidade Pública
- Agrupamentos de Escolas de Valongo do Vouga – Entidade Pública
- Instituto Duarte Lemos – Entidade Privada (Paralelismo pedagógico)
- Não estão ainda identificadas as empresas que venham a desenvolver o projecto uma vez que o concurso lançado para implementação do projeto não está ainda concluido.
Destinatários/Beneficiários potenciais
O destinatário da iniciativa é de forma genérica a comunidade escolar, embora o projeto seja centrado no aluno, já que o que se pretende com o projeto é desenvolver uma nova dinâmica em termos de aprendizagem com base em conteúdos digitais e de uma aprendizagem individualizada e dedicada na sala de aula, permitindo igualmente aos professores o desenvolvimento de conteúdos especificos por estes para a sua turma/aluno, independentemente dos conteúdos previstos nos manuais escolares tradicionais.
Ponto de Situação
O projeto encontra-se em curso, estando a funcionar um projeto-piloto com 2 turmas na EB Fernando Caldeira, desde Setembro de 2015, abrangendo 52 alunos. Contudo, prevê-se que durante o ano de 2016 e 2017 estejam envolvidas no projeto cerca de 620 alunos, representando 28 turmas, sendo que neste momento está a ser lançado o procedimento concursal para aquisição dos equipamentos e dos sistemas necessários ao funcionamento do projeto.
Custos envolvidos
Neste momento o custo previsional do projeto é de 380.000,00€ + IVA para o procedimento que se encontra a decorrer. Para o projeto piloto em cursos o custo foi de 18.210,00€ (IVA incluido).
Taxionomia
A inicitiva enquadra-se na área da educação e literacia informática.
Descrição breve
O projeto Águeda Educação +, centra-se na criação de salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas de ensino que deverão constituir o núcleo do ecossistema escolar focado na componente ensino e aprendizagem. Pretende-se com o Águeda Educação + desenvolver um trabalho de melhoria contínua da pedagogia e das tecnologias, assegurando a eficiência e evidenciando a evolução da qualidade do ensino e da aprendizagem como resultado do uso do novo modelo pedagógico e tecnológico que se implanta com este modelo.
Descrição pormenorizada
Tal como mencionado no ponto anterior, o projeto Águeda Educação + visa aumentar a eficiência do sistema de ensino e responder às necessidades de conhecimentos e competências que hoje em dia os nossos jovens exigem nas suas escolas. Assim sendo, é importante passar para um modelo de ensino que vise tornar mais eficiente o trabalho dos professores e que conquiste os alunos para o trabalho interativo com professores e colegas, promovendo igualmente o trabalho em casa com a colaboração e envolvência da família. Tal pode ser efetuado através da implementação de “salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas de ensino que deverão constituir o núcleo do ecossistema escolar focado na componente ensino e aprendizagem”, desenvolvendo-se um trabalho de melhoria contínua da pedagogia e das tecnologias, assegurando a eficiência e evidenciando a evolução da qualidade do ensino e da aprendizagem como resultado do uso do novo modelo pedagógico e tecnológico que se implanta com este modelo.
Estando ainda numa fase inicial, numa altura em que estão apenas duas turmas inseridas no projeto, as maiores dificuldades encontradas centram-se na capacidade limitada dos professores em gerar conteúdos próprios nas questões de operacionalização tecnológica (o que poderá vir a ser ultrapassado com o tempo e com alguma formação especifica), tendo em conta a exigência do projeto do ponto de vista das redes wi-fi dos estabelecimentos de ensino.
Quanto às principais competências para a implementação do projecto, considera-se fundamental o dominio de ferramentas básicas digitais e web, assim como uma fácil utilização de tablets, computadores e aplicações móveis, sendo fundamental que as pessoas (professores e pessoal técnico de suporte), tenham formação mínima em termos de informática, o que poderá ser ultrapassado com formação especifica nas ferramentas em presença e na colocação nas escolas dos professores de TIC afectos aos acompanhamento deste tipo de projecto.
Tecnologia
Em termos Tecnológicos o projeto acentou nas seguintes preposições:
- Utilização de tablets e computadores para alunos e professores com sistemas operativos android (alunos) e windows 8 (alunos e professores);
- Utilização de manuais digitais e recursos digitais das editoras escolares, disponibilizados tanto na versão do aluno, catalogados de acordo com o currículo por forma a facilitar e promover o estudo autónomo, como na versão do professor, para utilização isolada ou combinação em sequências de aprendizagem personalizadas às necessidades de cada aluno ou ao contexto de uma determinada turma, assim como um Banco de testes interativos;
- Utilização de uma Plataforma LMS (Learning Managment System), acessível através da internet, agregando Manuais Escolares e/ou Recursos Educativos Digitais associados aos programas curriculares das disciplinas relevantes, permitindo igualmente a utilização de recursos personalizados, a interação entre professores e alunos, bem como ferramentas de avaliação formativa das aprendizagens.
- Utilização de uma app compativel com Android e windows 8 que assegura a mobilidade no acesso aos conteúdos educativos, através da disponibilização de manuais digitais em dispositivos móveis sem necessidade de recurso à internet.
Quanto ao desenvolvimento das ferramentas, este foi realizado na primeira fase num misto entre emporesas privadas e os serviços de informática e educação da autarquia, sendo que na realidade o desenvolvimento das componentes mais complexas será executada por empresas externas (caso da plataforma LMS, app ou manuais escolares).
Recomendações
Face ao projeto ser muito recente, o mesmo não apresenta ainda maturidade que permita a indicação de recomendações para outras entidades que o pretendam implementar. Contudo, existem duas questões que consideramos desde já fundamentais para o sucesso do mesmo:
- Que os professores que inicialmente estejam afectos a este tipo de projeto estejam à vontade com as novas tecnologias e tenham propensão para as mesmas, devendo ser lideres formais ou informais das escolas onde lecionam, pois tal irá ajudar a implementar mais rapidamente o projeto e a ultrapassar a habitual resistência inicial;
- Que a componente digital seja acompanhada numa primeira fase pelos métodos tradicionais de ensino, não excluindo o livro em papel ou a escrita manual das aulas;
- Que exista uma grande compoenente de integração da parte tecnológica do projeto com a parte letiva e com os fornecedores de conteúdos digitais (mormente editoras), para que o projeto seja um todo, e não apenas uma soma de partes individuais, que acabam por não se cruzar verdadeiramente umas com as outras. O ideal aqui é constituir consórcios que sejam capazes de apresentar soluções e produtos integrados à escola.
Próximas Acções
Estando o projeto ainda numa fase inicial, e estando a decorrer o projeto piloto, as próximas inciiativas centram-se sobretudo na implementação da segunda fase do mesmo, abrangendo os 620 alunos já anteriormente mencionados, com o ebjectivo final de poder, a média prazo e se os resultados forem positivos, implementar o projeto em todas as turmas, de todas os agrupamentos do concelho, num total de cerca de 6000 alunos.
Ponto de Contacto
Pedro Alves
Chefe de Divisão de Desenvolvimento Local
email: pedro.alves@cm-agueda.pt
telemóvel: 96 202 98 14
Anexos
Não é possivel neste momento apresentar nada acerca deste ponto, pois não existem ainda instrumentos decorrentes da mesma.
Site
www.cm-agueda.pt
O projeto terá uma plataforma própria assim como uma página web dedicada, contudo, a mesma apenas será desenvolvida com a implementação do projeto mais abrangente que se encontra em fase de concurso público.
Resultados
Os resultados esperados desta iniciativa são vários:
- Melhorar os niveis de sucesso escolar das turmas abrangidas pelo projecto;
- Melhorar o desempenho dos alunos que apresentam piores níveis de comportamento em sala de aula, já que as novas tecnologias permitem que os mesmos se tornem mais interessados pela dinâmica de sala e pela matéria que é apresentada pelo professor;
- Melhorar a interação dos alunos com as novas tecnologias, utilizando-as como ferramentas de aprendizagem e pesquisa e não apenas de diversão;
- Permitir a implementação nas escolas de um ensino individualizado e centrado em cada aluno e não na turma como um todo, com conteúdos destinados às necessidades especificas e às dificuldades de aprendizagem de cada aluno;
- Melhorar a interação entre professor e aluno em termos de sala de aula, permitindo ao professor poder trabalhar de forma individualizada com cada aluno;
- Permitir aos professores o desenvolvimento de conteúdos digitais únicos e preparados por si, em paralelo com os conteúdos digitais existentes das editoras escolares, tornando mais rica a aprendizagem em sala de aula, diversificando os modelos de ensino pelos professores;
- Melhorar o acompanhamento dos pais e encarregados de educação do percursos e matéria escolar do seu educando, podendo aceder aos conteúdos digitais do projeto e a tudo a que estes estão associados, criando uma rede entre aluno, professor e encarregado de educação.
Última atualização: 10-02-2016