Plataforma para a educação SIGA
O sistema permite desmaterializar a relação entre a autarquia e os encarregados de educação no que toca às Refeições Escolares e Prolongamentos de Horário, gerir a ação social escolar de forma transparente e em tempo real, informatizar todo o processo de gestão corrente das AEC. Acresce os conteúdos educativos para os alunos do 1º ciclo.

Título
Plataforma para a educação SIGA

Entidade
Câmara Municipal de Guimarães
Comunidade Intermunicipal do Ave

Entidades parceiras
Edubox (www.edubox.pt

Destinatários/Beneficiários potenciais
Comunidade educativa em geral (autarquia, agrupamento, escolas, professores, alunos, encarregados de educação)

Ponto de Situação
Implementados módulos de gestão de refeições escolares, ação social e de gestão das AEC’s

Custos envolvidos
Projeto da CIM do Ave, sem custos para os municípios até à data

Taxionomia
Serviços de Educação, Gestão de Refeições Escolares, Gestão de AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), Gestão de Ação Social Escolar, 1º Ciclo, Jardins de Infância, Pré-escolar

Descrição breve
O sistema permite desmaterializar a relação entre a autarquia e os encarregados de educação no que toca às Refeições Escolares e Prolongamentos de Horário, gerir a ação social escolar de forma transparente e em tempo real, informatizar todo o processo de gestão corrente das AEC. Acresce os conteúdos educativos para os alunos do 1º ciclo.

Descrição pormenorizada
Na relação com o Encarregado de Educação, e após preenchimento de formulário para registo no sistema (onde o aluno pode existir desde que entra para o pré-escolar até sair da área de influência da Câmara Municipal), a relação pode existir numa base desmaterializada. O Encarregado é avisado por SMS (ou mail) de que precisa de reforçar o saldo (no caso das refeições) ou que tem um valor em dívida (no caso do Prolongamento de Horário) e pode efetuar o pagamento por MB ou Homebanking, em qualquer dia e hora; fica sempre com a hipótese de fazer o pagamento ao balcão na Câmara Municipal. Com esta operação aliviou-se a carga administrativa que algumas assistentes operacionais tinham, ao gerir todo o processo de dívida e cobrança junto dos encarregados (incluindo o ter de mexer em dinheiro, carimbar senhas em papel, etc). A aplicação gere faturação e toda a parte relacionada com a AT, no entanto optou-se pelo desenvolvimento de um módulo de integração com o ERP Financeiro utilizado pelo Município, garantido assim uma total integração dos dados contabilísticos provenientes da plataforma SIGA.

No ato de inscrição (e depois na renovação ou sempre que for necessário) o Encarregado apresenta o seu pedido de apoio social; os dados, após introduzidos na aplicação, são geridos de forma automática. Isto permite que a Câmara tenha um conhecimento, em tempo real, dos valores envolvidos com os apoios que dá. O mesmo se passa na gestão de refeições em si, ao permitir controlar o número de refeições servidas (por escalão) e qual o custo que estas têm, facilitando ainda o controlo de faturação junto das empresas de catering, bem como a gestão de divida junto dos Encarregados de Educação.

Nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), os professores contratados utilizam a plataforma para registar os sumários, comunicar problemas (à coordenação da escola ou, por exemplo, ao responsável da sua área) e fazer as avaliações. Os dados da avaliação ficam associados à ficha / registo biográfico dos alunos.

Tecnologia
Plataforma web, alojada na cloud.

Recomendações
O envolvimento de várias áreas é essencial. Para além do serviços de Educação, a área Financeira e o próprio Agrupamento têm estar disponíveis para entrar no processo. E desde o técnico superior à assistente operacional que vende as senhas, passando pela coordenação de cada estabelecimento, todos devem ser envolvidos. Todos ficam a ganhar, mas para isso, todos têm de participar no desenho da solução e da sua implementação. Só assim será possível chegar ao terreno com sucesso

Próximas Acções
Implementar a gestão de pedidos / intervenções

Ponto de Contacto
Bruno Oliveira
bruno.oliveira@cm-guimaraes.pt
Tlmv: 964891846

Site
https://siga.edubox.pt/ 

Resultados
Saber em tempo real o número de refeições por estabelecimento e por escalão, bem como as receitas (refeições e prolongamentos de horário) e custos associados. A informação centralizada e o acesso a indicadores permitem à autarquia uma tomada de decisão, mais transparente e rigorosa, quer a nível político quer de gestão.

Última atualização: 16-10-15