Plataforma de Apoio à Discussão Pública
Criou-se a possibilidade de se abrirem “as portas” da Câmara Municipal de Águeda para a apresentação online dos grandes projectos e a sua submissão à Discussão Pública. A Plataforma de Apoio à Discussão Pública possibilita a georreferenciação das sugestões, permitindo, ainda, a interacção entre participantes, funcionando com um chat.

Iniciativa: Plataforma de Apoio à Discussão Pública
Entidade: Câmara Municipal de Águeda
Destinatários/Beneficiários potenciais: A população em geral, residentes ou não na área do Concelho.
Categoria: Inovação na Gestão
Ponto de Situação: Em pleno funcionamento.
Custos envolvidos: Custos assumidos pelo processo AVEIRO DIGITAL.
Site: www.cm-agueda.pt/Sig (Discussão Pública)


Esta plataforma, de acesso a partir do Portal da Autarquia, permite a apresentação pública dos grandes projectos e a participação do público que pode apresentar sugestões, acompanhar a discussão ou, se assim o entender, participar activamente no processo de formação da solução final, enviando as suas sugestões ou, caso o pretendam, interagirem entre si, trocando opiniões e pontos de vista, como se se tratasse de um chat de conversação.

A utilização desta Plataforma é muito fácil e as funcionalidades de manuseamento da cartografia permitem a visualização da área de todo o Concelho, indo mesmo ao pormenor do edifício. Se assim for pretendido, permite que as sugestões sejam associadas a pontos georreferenciados, dando uma panorâmica gráfica da pressão das sugestões e/ou críticas.

Ainda que a sua divulgação não seja tão rápida como se desejaria (temos de fazer uma grande campanha de divulgação nos jornais da região para que a sua utilização seja uma realidade) já temos uma boa taxa de adesão e, principalmente, temos recolhido sugestões muito válidas e oportunas.

Nos projectos já apresentados (Novo mapa de Sentidos de Trânsito, Aproximar o Rio do Cidadão, Ambiente e Toponímia) podemos afirmar que conseguimos captar a atenção de centenas de participantes com sugestões muito interessantes e totalmente oportunas.

Recomendações

Muita publicidade nos meios de comunicação sem o que não há, ainda, grande adesão à solução.

Recomenda-se, também, que seja iniciado o processo com um projecto que seja “apelativo” para a maioria dos cidadãos. No caso de Águeda, a alteração dos sentidos de trânsito, foi um dos projectos com maior grau de participação.

Próximas Acções

Os Planos Municipais de Ordenamento do Território serão também objecto de Discussão pública através deste tipo de Fórum.

Resultados

Não é um processo que termine pois estamos sempre a submeter novos processos. O 1º deles – o da alteração dos sentidos de trânsito – teve uma participação superior a 100 sugestões (102) embora tenha tido o quíntuplo em número de visitas.

O segundo projecto, na área do ambiente, foi muito pobre em participações já que não ultrapassaram as 20 sugestões. Provavelmente por ser um tema muito genérico.

O último – Toponímia – voltou a registar um número expressivo de participações com sugestões. É provável que este tema seja mais directo e sensibilize um maior número de participantes que, até ao momento, registou 185 sugestões e mais de 600 visitas.

Ponto de Contacto

Marlene Marques
Responsável pelo Gabinete de Organização, Planeamento e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Águeda
marlene.marques@cm-agueda.pt 

Miguel Tavares
Engenheiro da Câmara Municipal de Águeda
miguel.tavares@cm-agueda.pt  

 Última Actualização: terça-feira, 14 de Abril de 2009