Plataforma SIM@SNS
O SIM@SNS é constituído por três sistemas de Business Intelligence (BI) que consolidam a informação de produção das unidades prestadoras dos CSP, com dados provenientes de outras fontes como, por exemplo, o CCF, a Base de Dado Nacional de Prescrições e outros Sistemas Centrais ou Regionais, de acordo com os diferentes níveis de exploração.
O objetivo desta plataforma é a de disponibilizar um conjunto de conteúdos (indicadores e relatórios) padronizados a nível nacional, regional ou local.

Título
Plataforma SIM@SNS

Entidade
SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

Entidades parceiras
• Administração Central do Sistema de Saúde
• Administrações Regionais de Saúde
• Outras entidades do Ministério da Saúde

Destinatários/Beneficiários potenciais
O SIM@SNS é constituído por três sistemas de Business Intelligence (BI) que consolidam a informação de produção das unidades prestadoras dos CSP, com dados provenientes de outras fontes como, por exemplo, o CCF, a Base de Dado Nacional de Prescrições e outros Sistemas Centrais ou Regionais, de acordo com os diferentes níveis de exploração tendo como intervenientes (beneficiários):
• Entidades do Ministério da Saúde
• Administração Central do Sistema de Saúde
• Direção Geral de Saúde
• INFARMED
• Médicos
• Enfermeiros;
• Técnicos de Saúde;

Ponto de Situação
O SIM@SNS é constituído por três sistemas de Business Intelligence (BI) que consolidam a informação de produção das unidades prestadoras dos CSP, com dados provenientes de outras fontes como, por exemplo, o CCF, a Base de Dado Nacional de Prescrições e outros Sistemas Centrais ou Regionais, de acordo com os diferentes níveis de exploração.
O objetivo desta plataforma é a de disponibilizar um conjunto de conteúdos (indicadores e relatórios) padronizados a nível nacional, regional ou local.

A plataforma SIM@SNS é alimentada regularmente com dados provenientes de 380 sistemas fontes, de 10 tipologias diferentes (bases de dados relacionais; ficheiros de texto; folhas de cálculo; etc). Estes dados são processados e estruturados em três sistemas distintos de BI.
Neste momento o sistema encontra-se em plena produção.

Descrição breve

O SIM@SNS é constituído por três sistemas de Business Intelligence (BI) que consolidam a informação de produção das unidades prestadoras dos CSP, com dados provenientes de outras fontes como, por exemplo, o CCF, a Base de Dado Nacional de Prescrições e outros Sistemas Centrais ou Regionais, de acordo com os diferentes níveis de exploração.
O objetivo desta plataforma é a de disponibilizar um conjunto de conteúdos (indicadores e relatórios) padronizados a nível nacional, regional ou local.

A plataforma SIM@SNS é alimentada regularmente com dados provenientes de 380 sistemas fontes, de 10 tipologias diferentes (bases de dados relacionais; ficheiros de texto; folhas de cálculo; etc). Estes dados são processados e estruturados em três sistemas distintos de BI:

  • MIM@UF (Sistema de monitorização das unidades funcionais)
    Sistema de BI de exploração de dados a nível local, no contexto das unidades funcionais dos CSP. Este sistema contempla atualmente 5 instalações (1 por cada ARS).
  • SIARS (Sistema de monitorização das ARS)
    Sistema de BI de exploração de dados a nível regional, por parte das 5 ARS. Este sistema contempla 5 instalações (1 por cada ARS).
  • SIM@SNS (Sistema de Informação e Monitorização do SNS)
    Sistema de BI de exploração de dados a nível central. Este sistema consiste na agregação de dados a uma escala nacional, servindo as necessidades de informação dos organismos centrais (ACSS; DGS; INFARMED; SPMS).

Descrição pormenorizada

Os três sistemas de BI que constituem a plataforma são alimentados por processos de integração específicos de cada um, a partir de diferentes fontes de dados. Tipicamente, no MIM@UF a periodicidade de carregamento dos dados é diária, no SIARS o carregamento é mensal e no SIM@SNS a atualização é também mensal.
Periodicamente existem também fluxos de dados já tratados entre os três sistemas. A figura 1 representa os principais fluxos de dados e o tipo de ligação entre os sistemas de BI e as diferentes fontes de dados.

A qualidade dos dados gerados nos sistemas transacionais e a sua disponibilização atempada são fatores decisivos na construção dos Indicadores de monitorização de desempenho e de contratualização dos cuidados de saúde.
Por parte dos sistemas geridos pela SPMS há que analisar a substituição de algumas fontes de dados nomeadamente no que respeita utentes e a prescrições de medicamentos e de MCDT, com recurso à Base de dados Nacionais de Medicamentos, MCDT e de Utentes
Por parte dos sistemas que não são geridos pela SPMS nem sempre a disponibilização dos dados é feita de forma atempada contribuindo significativamente para o aumento do risco de se obter indicadores que não refletem a atividade da instituição. O esforço de integração com estes sistemas é significativamente superior.

Tecnologia
Os Data Warehouses (DW’s) de suporte aos 3 sistemas assentam, do ponto de vista técnico, em bases de dados Oracle, os processos de integração (ETL) são suportados em tecnologia PL/SQL e Talend, e a camada de exploração (indicadores e relatórios) é assegurada pela ferramenta Microstrategy.
Cada um dos sistemas é composto por duas camadas: base de dados e aplicacional.
O MIM@UF e o SIARS são sistemas que estão replicados em cada uma das ARS, com a sua infraestrutura própria. O SIM@SNS está alojado no Datacenter da SPMS.


Recomendações

Existem diversos leasons learnings  relativamente a este sistema que podemos agrupar em três grupos de processos (iniciação, desenvolvimento e rollout). Assim sendo:

Iniciação
• Existir uma base legal que nos apoia na obrigatoriedade do processo;
• O cliente e fornecedor estarem alinhados nos objectivos a atingir;
      Desenvolvimento
• Envolvimento de todas as áreas;
      Rollout
• Formação em larga escala;
• Usar o modelo em cascata para formação;
• Usar o modelo em cascata para apoio aos utilizadores;

A componente aplicacional dos três sistemas que compõem a plataforma está organizada em projetos, cada um deles contendo um conjunto de indicadores e relatórios pré-definidos. Em função de cada um dos níveis de exploração, nacional, regional ou local, são definidos perfis de acesso tendo em conta as características de cada utilizador e da instituição à qual está ligado. Os utilizadores têm acesso à aplicação via browser.

Componente local - MIM@UF

O MIM@UF contém informação de carácter clínico, nominal, acessível aos profissionais de cada unidade de saúde (USF e UCSP). A informação de uma unidade de saúde está acessível aos profissionais da respetiva unidade.

Os utilizadores do MIM@UF são os profissionais das unidades funcionais dos cuidados de saúde primários que trabalham com os sistemas informáticos geridos pela SPMS, nomeadamente o SINUS, SAM, SAPE e MARTA.

A informação é carregada diariamente para os dados provenientes dos sistemas fonte SI-NUS/SAM/SAPE, mensal para os dados de faturação provenientes do CCF, mensal para os indicadores do mês anterior, provenientes do SIARS, e anual para as atividades especificas.

Principais áreas de informação

  • Inscritos – Informação de Utentes Inscritos
  • Indicadores – Indicadores de Contratualização
  • Consultas – Dados de Consultas e Listagens de Utilizadores
  • Problemas – Doenças Crónicas ativa (nível Utente) num determinado mês
  • Doenças – Estatísticas e listagens de Doenças
  • Medicamentos – Medicamentos Prescritos e Faturados
  • MCDT – Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica Prescritos e Faturados
  • Enfermagem – Dados de Enfermagem (Produção)
  • Vacinas – Dados de Vacinação
  • Biometrias - Registos Biométricos
  • Indicadores DGS – Área com indicadores relativos ás diferentes Normas da DGS
  • Indicadores de Contratualização 2013- Informação sobre os Indicadores de
  • Contratualização

Componente Regional – SIARS

O SIARS contém informação anonimizada, por áreas clínicas, designadamente programas de saúde, problemas de saúde, medicamentos, MCDT, faturação e resultados de indicadores de contratualização. A informação de cada ARS é acessível a utilizadores da respetiva ARS e a utilizadores das direções dos ACES que acedem apenas à informação referente ao respetivo ACES (incluindo informação referente às respetivas UF).

Os utilizadores do SIARS são profissionais das ARS, ACES e responsáveis de UF. Excecionalmente é disponibilizado acesso a profissionais da ACSS a determinadas áreas de intervenção.

A informação é carregada mensalmente para os dados provenientes dos sistemas SI-NUS/SAM/SAPE/Vitacare/MedicineOne, mensal para os indicadores e os dados de faturação provenientes do CCF e anual para as atividades específicas.

Principais áreas de informação:

  • Dados de estatística das ARS (Administrativo) no âmbito dos CSP
  • Dados clínicos - informação no âmbito dos CSP
  • Recursos Humanos – informação proveniente do RHV
  • Contratualização- no âmbito dos CSP
  • CIT- no âmbito dos CSP
  • Taxas Moderadoras- no âmbito dos CSP
  • Indicadores de suporte à gestão dos ACES
  • Indicadores de suporte à gestão das unidades funcionais

Componente nacional- SIM@SNS central

O SIM@SNS contém informação nacional (excluindo ilhas) anonimizada, relacionada com inscritos, medicamentos, MCDT’s e resultados de indicadores.

Os utilizadores do SIM@SNS são os profissionais do MS, ACSS, DGS, INFARMED e SPMS e periodicamente profissionais de outras entidades no âmbito de auditorias (IGAS).

A informação é carregada mensalmente para os dados provenientes do SIARS (com base nas agregações com origem nos sistemas SINUS/SAM/SAPE/Vitacare/MedicineOne), mensal para os dados provenientes do CCF e anual para as atividades específicas.

Principais áreas de informação:

  • Indicadores e atividades específica nacional para as USF
  • Medicamentos - Dados provenientes das Conferências de Facturas de Medicamentos
  • MCDT - Dados provenientes das Conferências de Faturas de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.
  • Auditoria e análise mensal/semestral de medicamentos - de relatórios para análises específicas
  • Monitorização da Prescrição por DCI
  • Normas da DGS
     

Próximas Acções
A plataforma passará do modelo atual com 1 sistema nacional, 5 regionais e de 5 locais para um modelo com 1 sistema nacional e 5 regionais, que partilham a informação tratada e agregada.
O SIM@SNS nacional será o sistema agregador com dados de diferentes fontes no âmbito dos cuidados de saúde hospitalares, cuidados primários e cuidados continuados que possibilitam a construção de indicadores nacionais necessários à gestão e controlo das diferentes entidades.
O SIM@SNS regional, evoluiria para a unificação dos sistemas SIARS e MIM@UF num único sistema por ARS, com 2 níveis de acesso, o regional e o local, com dados provenientes dos cuidados de saúde hospitalares, cuidados primários, cuidados continuados. A nível local os utilizadores acedem a dados da sua unidade e a indicadores regionais e nacionais.

Vantagens:

•  Diminuição do esforço de manutenção: Número de servidores de BD diminuiria de 11 para 6.
• Diminuição do esforço de manutenção da camada aplicacional. Passaria a existir uma aplicação única por ARS que permitiria, de acordo com os perfis de utilização, fazer exploração de informação local ou regional.
• O processo de unificação iria permitir proceder à uniformização dos diferentes processo de carregamentos dos atuais SIARS e MIM@UF.
• Uniformização do modelo de dados. A junção obrigaria a uma uniformização dos diferentes modelos de dados dos SIARS e a uma clarificação dos conceitos utilizados nos DW.
• Visão única do sistema a nível regional e local. A implementação de novos indicadores e relatórios seria única com diferentes vistas de disponibilização quer regional quer local.
• A uniformização do modelo de dados dos sistemas regionais possibilitaria uma melhor integração de informação com a componente central.

Ponto de Contacto
Isabel Barbosa – SPMS - Gestor de Projeto – ibarbosa@spms.min-saude.pt

Resultados

• Rollout Nacional

  • Cobertura 100% dos principais indicadores de produção