Gestão Integrada do Cliente
A Gestão Integrada do Cliente (GIC) é uma plataforma de suporte à atividade comercial da AICEP, tanto na vertente de Internacionalização como de Captação de Investimento. Agrega toda a informação relevante sobre as empresas e relação que a AICEP tem com as mesmas. Adicionalmente vem consolidar um conjunto de informação e atividades que a AICEP tinha distribuídos por diferentes plataformas.
Titulo
Gestão Integrada do Cliente

Entidade
AICEP – Agéncia para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, EPE

Destinatários / Beneficiários Potenciais
As unidades comerciais e de suporte da AICEP, a rede externa da AICEP, as embaixadas e consulados do MNE, as empresas exportadoras ou com intenção de virem a exportar, empresas investidoras e empresas estrangeiras à procura de fornecedores nacionais.

Ponto de Situação
Projeto concluído.

Custos envolvidos
O projeto teve o custo total de 177.000€, incluindo serviços internos.

Taxionomia
Solução de CRM, com módulo de Portal de Cliente e Catálogo de Empresas (público).

Descrição
A Gestão Integrada do Cliente (GIC) é uma plataforma de suporte à atividade comercial da AICEP, tanto na vertente de Internacionalização como de Captação de Investimento. Agrega toda a informação relevante sobre as empresas e relação que a AICEP tem com as mesmas. Adicionalmente vem consolidar um conjunto de informação e atividades que a AICEP tinha distribuídos por diferentes plataformas.

O Portal de Cliente permite às empresas consultarem e atualizar a informação relevante da sua atividade para a atividade e ações de promoção da AICEP.

Através do Catálogo de Empresas a AICEP disponibiliza às empresas estrangeiras informação sobre produtos, marcas e empresas nacionais, promovendo a Oferta Nacional e facilitando o contacto entre fornecedores e clientes.

Inerente a todo o desenvolvimento esteve a reengenharia das bases de dados da AICEP de suporte a diferentes aplicações, removendo redundâncias e inconsistências.

Tecnologia
A solução está totalmente desenvolvida em PHP, com recurso a framework cakephp. A base de dados de suporte é o Ms SQL, contudo pode ser disponibilizada em MySQL.
Integra com o Ms Exchange para envio e receção de email.

As estruturas de dados de negócio estão disponível via Webservices, atualmente somente para a interligação entre a componente interna e a externa (Internet).

Próximas Ações
Alargar a funcionalidade a nível de reporting, nomeadamente dotando de melhores facilidades para o utilizador.

Ponto de Contacto
António Castilho Anjos (Castilho.anjos@portugalglobal.pt)

Sites
Os sites ficam acessíveis partir do site institucional: www.portugalglobal.pt

Resultados
A consolidação dum conjunto de funcionalidades e dados dispersos numa única aplicação veio trazer mais capacidade de atuação aos colaboradores em Portugal e no Estrangeiro.
O acesso por parte dos clientes para atualização da informação veio permitir uma informação mais atualizada e remover carga das equipas comerciais.

Última atualização: 01-03-2016