DigitalArq – Aplicação do Arquivo Municipal de Loures
Esta aplicação permite a gestão da documentação de acordo com as normas nacionais e internacionais de descrição em arquivo.

Título
DigitalArq – Aplicação do Arquivo Municipal de Loures

Entidade
Câmara Municipal de Loures / Departamento de Gestão e Modernização Administrativa / Gabinete do Arquivo Municipal

Entidades parceiras
A aplicação foi desenvolvida internamente pelo técnico de informática da Divisão de Modernização Administrativa e Inovação Tecnológica

Destinatários/Beneficiários potenciais
Todos os trabalhadores da Câmara, cujos serviços tenham transferido a documentação para a salvaguarda do Arquivo Municipal, para posterior consulta e que sustenta, também, o Portal do Arquivo.

Ponto de Situação
Concluída.

Custos envolvidos
Não houve, pelo menos custos diretos, uma vez que foi desenvolvida internamente.

Taxionomia
Trabalhadores do Arquivo e dos serviços que connosco se relacionam.

Descrição breve
Esta aplicação permite a gestão da documentação de acordo com as normas nacionais e internacionais de descrição em arquivo.

Descrição pormenorizada
A normalização em arquivo obedece a uma série de procedimentos muito específicos e, no nosso caso que já tínhamos bases de dados mais antigas, para que a normalização fosse possível, sem se perder dados de anos de trabalho, foi necessário fazer um estudo do que se pretendia, com o levantamento feito pelo Arquivo, sempre em consonância com os nossos informáticos.

Com a nova aplicação é-nos possível fazer uma descrição multinível, à qual adicionamos o ficheiro digital, para que a disponibilização da informação seja o mais completa possível.
A aplicação entrou em funcionamento em março de 2010 e o objetivo principal é que o acesso à informação seja feita de uma forma mais eficiente e eficaz, quer pelos técnicos do Arquivo, quer para todos os que connosco se relacionam.

Tecnologia
O desenvolvimento assenta numa plataforma Microsoft, usando uma linguagem dotnet (VBNET), apoiada em javascript, ajax e framework 4.0.; Os dados são guardados numa estância de SQLServer 2008.

Recomendações
Fundamental uma boa relação com a área de informática, pelo menos no nosso caso foi determinante.

Próximas Ações
A aplicação é objeto de pequenas alterações, desde a sua entrada em produção, sempre com a finalidade de melhoria das suas funcionalidades.

Ponto de Contacto
Gabinete do Arquivo Municipal de Loures  - Dr.ª Maria Eugénia Marques da Silva, Coordenadora do Gabinete, tel.: 21 115 07 57 email: gam@cm-loures.pt;

Divisão de Modernização Administrativa e Inovação Tecnológica - Dr. Paulo José Veríssimo Soares, Chefe de Divisão, tel. 21 115 01 80 email: dmait@cm-loures.pt;

Anexos
A quando da entrada em produção foi dada formação, quer aos técnicos do Arquivo, quer aos técnicos das restantes unidades orgânicas.

Foi também elaborado um manual genérico da aplicação, complementado com um específico para o backoffice e um outro para o frontoffice.

Site
A aplicação está alojada na página da nossa Intranet

Resultados
A aplicação responde às necessidades técnicas do Arquivo, bem como à disponibilização da informação para as outras unidades orgânicas.

Última atualização: 10-05-2016