Benchmarking e Boas Práticas: IBP - Índice de Benchmarking Português
O IBP - Índice de Benchmarking Português é uma ferramenta de apoio à gestão, concebida pelo IAPMEI e disponibilizada numa plataforma online, que permite às empresas avaliar a sua posição competitiva e/ou estratégica comparativamente a outras empresas e identificar oportunidades de melhoria de desempenho visando um crescimento sustentável.

Título
Benchmarking e Boas Práticas: IBP - Índice de Benchmarking Português

Entidade
IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

Entidades parceiras
No âmbito desta iniciativa o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., estabelece protocolos de cooperação com especialistas na área de consultoria com experiência comprovada de pelo menos 5 anos em projectos/assistência técnica às empresas, em áreas associadas às avaliações de desempenho, disponibilizadas pelo IBP, com enfoque primordial no modelo financeiro, gestão e excelência, sendo relevante para complemento da análise curricular as restantes áreas de avaliação da plataforma, demonstradas por enumeração dos principais trabalhos realizados, com identificação de empresas, sectores e regiões.

Destinatários/Beneficiários potenciais
Empresas, independentemente da dimensão, dos setores de atividade: comércio, indústria, prestação de serviços às empresas, construção, logística e transporte e consequentemente o cidadão.

Ponto de Situação
Plataforma online de apoio à realização de exercícios de benchmarking pelas empresas (concluída).

Custos envolvidos
Actualmente, custos de manutenção da plataforma online de suporte ao IBP.

Taxionomia
Promoção da competitividade e do crescimento empresarial, visando mais inovação na gestão, em especial das pequenas e médias empresas.

Descrição breve
O IBP - Índice de Benchmarking Português é uma ferramenta de apoio à gestão, concebida pelo IAPMEI e disponibilizada numa plataforma online, que permite às empresas avaliar a sua posição competitiva e/ou estratégica comparativamente a outras empresas e identificar oportunidades de melhoria de desempenho visando um crescimento sustentável.

O IBP possibilita a avaliação do desempenho comparativo das empresas nas áreas Financeira, Gestão, Excelência, Marketing, Produção, Saúde e Segurança no Trabalho, Energia e Ambiente, Inovação, Responsabilidade Social, Logística e Transportes através do preenchimento dos questionários disponibilizados online, tendo em consideração os critérios de comparação: volume de negócios, número de trabalhadores; região; sector de actividade ou CAE.

Os questionários preenchidos são submetidos na plataforma IBP online sendo gerados Relatórios de Benchmarking, que servem de base à elaboração do Plano de Recomendações de Oportunidades de Melhorias.

Descrição pormenorizada
Ao IAPMEI, enquanto agência pública, cabe um papel de relevo, na dinamização de políticas de apoio à inovação empresarial, através nomeadamente da promoção e da divulgação de instrumentos e ferramentas de gestão.

Reconhecendo o potencial do benchmarking enquanto ferramenta de apoio à gestão, o IAPMEI, com a experiência adquirida na participação no BenchmakIndex – A European Study e com a colaboração de entidades da envolvente, concebeu no âmbito da iniciativa Benchmarking e Boas Práticas, o Índice de Benchmarking Português (IBP) que permite às empresas avaliar de forma sistemática o seu desempenho, comparativamente a um grupo ou sector de actividade e planear estratégias futuras, definindo e projectando acções que devem ser prioritárias, em função da identificação dos seus pontos fortes e fracos.

As empresas acedem ao IBP através de uma rede de consultores - Consultores Nacionais de Benchmarking (CNB), protocolados com o IAPMEI, depois de participarem numa acção de imersão que os familiariza com as funcionalidades do IBP. A cada CNB é facultado um código de acesso à plataforma.

A utilização do IBP concretiza-se na realização de exercícios de benchmarking que, de acordo com a metodologia BBP, se consubstanciam nas seguintes fases:

  • Com o apoio de um Consultor Nacional de Benchmarking (CNB), a empresa preenche os questionários para as áreas sobre as quais pretende avaliar o seu desempenho e selecciona os critérios de comparação.
  • O CNB valida e codifica a informação, de forma a garantir a sua coerência e confidencialidade, e insere-a na plataforma IBP.
  • A plataforma, com base nos critérios de comparação previamente seleccionados pela empresa, gera relatórios com a posição relativa da empresa para cada um dos indicadores de desempenho em avaliação.
  • O CNB analisa os relatórios de benchmarking gerados pelo IBP e elabora um plano de acção de melhoria, salientando os pontos fortes e fracos da empresa e apontando formas de superar os factores críticos.

Após a implementação das recomendações inscritas no plano de melhoria, a empresa deverá realizar novos exercícios de benchmarking para análise da evolução verificada.

A utilização do IBP rege-se por princípios próprios plasmados num código de conduta e ética, em que a reciprocidade na partilha de informação, a confidencialidade e o respeito pela individualidade dos parceiros se assumem como preceitos invioláveis.  

O IBP é “alimentado” pela informação introduzida pelas empresas que realizam exercícios de benchmarking, quanto mais empresas realizarem exercícios de benchmarking mais rica é a base de comparação.

Tecnologia
O desenvolvimento tecnológico da plataforma foi efectuado recorrendo a recursos externos e recursos internos. A plataforma de suporte ao IBP foi desenvolvida com recurso a tecnologia Java for web (JSP's), tendo como servidor aplicacional o container Tomcat da Apache e como motor de base de dados o MySql.

Recomendações
Identificar áreas alavancadoras de competitividade, inovação e internacionalização para as empresas em especial pequenas e médias empresas e construir um modelo para comparações facilitador de planos de melhorias nas empresas.

Noutra vertente, criar programas de financiamento às empresas que incorram na realização de exercícios de benchmarking, visando promover uma maior culturização para a utilização desta ferramenta de apoio á gestão.

 

Próximas Acções
Em continuo, o IAPMEI promove o IBP e a importância que reveste no apoio a níveis crescentes das empresas portuguesas.

Ponto de Contacto
Cristina Louro Serra
bbp@iapmei.pt
Telefone: 213836196
Direção de Empreendedorismo e Inovação
Departamento Eficiência Coletiva, Inovação e Competitividade

Anexos
Realização de acções de imersão na metodologia benchmarking e boas práticas; produção de relatórios com a actividade de benchmarking desenvolvida com base no IBP.

Site
http://www.iapmei.pt/iapmei-bmkindex.php

Resultados
O IBP conta com mais de 5.000 empresas registadas na plataforma. O IAPMEI já realizou 39 ações de imersão na metodologia Benchmarking com um total de cerca de seis centenas de participantes.

Última atualização: 21-10-2015