Automatização do Controlo de Assiduidade
Através do projecto de “Automatização do Controlo de Assiduidade”, todo o processo de faltas e de planeamento, marcação e execução de férias da Inspecção-Geral das Finanças (IGF) é efectuado por via electrónica, bem como a aprovação do plano de férias.

Iniciativa: Automatização do Controlo de Assiduidade
Entidade: Inspecção-Geral das Finanças (IGF)
Categoria: Inovação na Gestão
Ponto de Situação: Em curso


Com a forte saída de pessoal verificada nos últimos anos e esperadas para os próximos, a IGF tem de modernizar os processos de gestão através do uso intensivo de tecnologias de informação.

A gestão da actividade na IGF tem por base uma lógica de controlo de projectos e tempos usados, cobrindo todo o pessoal, prática que exige um conhecimento rigoroso da assiduidade dos funcionários envolvidos. A utilização de procedimentos manuais sobre papel erra lenta, tinha gastos significativos em papel e recursos humanos para processamento e transporte do papel. Além disso, existiam com alguma frequência, impressos perdidos e dados incorrectos.

A solução para estes problemas passou pela criação de aplicações informáticas, assentes em metodologias de workflow, que permitam aos funcionários entrar na Intranet/Extranet da IGF através de um acesso vulgar à Internet em qualquer computador pessoal e em qualquer parte.

Os objectivos principais desta nova solução são os seguintes:
  • Reduzir custos materiais, poupar tempo e libertar pessoal para outras tarefas;
  • Criar a possibilidade de registo a partir de qualquer local no exterior da IGF, uma vez que os inspectores trabalham a maior parte do tempo fora do edifício da entidade;
  • Acelerar a disponibilização da informação sobre a actividade;
  • Obter um melhor controlo sobre as faltas e as férias dos funcionários.

Resultados

  • Rentabilização dos meios tecnológicos disponíveis na IGF;
  • Aumento da fiabilidade da informação sobre a actividade;
  • Redução de tempo na disponibilização da informação sobre a actividade e assiduidade dos funcionários;
  • Maior comodidade pela possibilidade de registo a partir de qualquer local no exterior da IGF;
  • Maior controlo sobre as faltas e férias dos funcionários;
  • Redução de custos em tempo e materiais, possível através da automatização deste processo, libertando pessoal para outras tarefas.
Ponto de Contacto

Elisabete Ribeiro Segurado
IGF

 Fonte: Deloitte, "Boas Práticas no Sector Público", 4ª edição, 2006