Automatização do Controlo de Assiduidade
Através do projecto de “Automatização do Controlo de Assiduidade”, todo o processo de faltas e de planeamento, marcação e execução de férias da Inspecção-Geral das Finanças (IGF) é efectuado por via electrónica, bem como a aprovação do plano de férias.
Iniciativa: Automatização do Controlo de Assiduidade
Entidade: Inspecção-Geral das Finanças (IGF)
Categoria: Inovação na Gestão
Ponto de Situação: Em curso
Com a forte saída de pessoal verificada nos últimos anos e esperadas para os próximos, a IGF tem de modernizar os processos de gestão através do uso intensivo de tecnologias de informação.
A gestão da actividade na IGF tem por base uma lógica de controlo de projectos e tempos usados, cobrindo todo o pessoal, prática que exige um conhecimento rigoroso da assiduidade dos funcionários envolvidos. A utilização de procedimentos manuais sobre papel erra lenta, tinha gastos significativos em papel e recursos humanos para processamento e transporte do papel. Além disso, existiam com alguma frequência, impressos perdidos e dados incorrectos.
A solução para estes problemas passou pela criação de aplicações informáticas, assentes em metodologias de
workflow, que permitam aos funcionários entrar na Intranet/Extranet da IGF através de um acesso vulgar à Internet em qualquer computador pessoal e em qualquer parte.
Os objectivos principais desta nova solução são os seguintes:
- Reduzir custos materiais, poupar tempo e libertar pessoal para outras tarefas;
- Criar a possibilidade de registo a partir de qualquer local no exterior da IGF, uma vez que os inspectores trabalham a maior parte do tempo fora do edifício da entidade;
- Acelerar a disponibilização da informação sobre a actividade;
- Obter um melhor controlo sobre as faltas e as férias dos funcionários.
Resultados
- Rentabilização dos meios tecnológicos disponíveis na IGF;
- Aumento da fiabilidade da informação sobre a actividade;
- Redução de tempo na disponibilização da informação sobre a actividade e assiduidade dos funcionários;
- Maior comodidade pela possibilidade de registo a partir de qualquer local no exterior da IGF;
- Maior controlo sobre as faltas e férias dos funcionários;
- Redução de custos em tempo e materiais, possível através da automatização deste processo, libertando pessoal para outras tarefas.
Ponto de Contacto
Elisabete Ribeiro Segurado
IGF
Fonte: Deloitte, "Boas Práticas no Sector Público", 4ª edição, 2006