ePatientCentric
Implementação de um Modelo de Proximidade com o Utente (Melhoria dos Serviços de Informação ao Utente no Centro Hospitalar São João, EPE).
Entidade: Centro Hospitalar São João, EPE
Entidades parceiras: Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).
Destinatários/Beneficiários potenciais: Utentes, Parceiros, Profissionais e outras Instituições.
Ponto de Situação
Fase de conclusão dos projectos de execução de cada uma das ACÇÕES e inicio da fase de aquisição de bens e serviços referentes a cada uma delas.
Custos envolvidos
Custo Total: 1.871.102,55 euros;
Comparticipação FEDER: 1.309.771,79 euros;
Orçamento do Centro Hospitalar São João, EPE: 561.330,77 euros.
Taxionomia
Utilização das modernas tecnologias da informação (TIC) para aproximar o Centro Hospitalar São João dos Utentes, Parceiros, Profissionais e Público em Geral, isto é, utilização das TIC para melhorar a Acessibilidade como também a Qualidade dos serviços prestados a Eficácia e Eficiência.
Descrição breve
O projecto de implementação do modelo de proximidade com o utente ePatientCentric constitui um dos principais sonhos que há muito tempo o Centro Hospitalar São João almejava concretizar.
No sentido de aprofundar a missão de humanização em curso no Hospital, a modernização das plataformas de interacção com o Utente é um passo fundamental para a sua aproximação com a unidade de saúde e para a simplificação dos processos administrativos inerentes ao funcionamento de um Hospital.
O ePatientCentric marca uma nova etapa na história do Centro Hospitalar São João, representando a adaptação do Hospital às modernas tecnologias da informação e comunicação ao serviço do Utente.
O sistema de Business Intelligence, a Plataforma de Integração, o Balcão Único e o novo sistema de Gestão de Filas de Espera e informação ao Utente têm por objectivo dotar o Hospital de ferramentas que permitirão gerir melhor os seus recursos, apoiando os profissionais na tomada de decisão e revolucionar a relação com o Utente, simplificando e acelerando os mecanismos de interacção entre ambas as partes.
Descrição pormenorizada
O projecto ePatientCentric é constituído, essencialmente, pelas seguintes quatro ACÇÕES:
ACÇÃO Nº 2: PORTAIS E BALCÃO ÚNICO que inclui:
1. Portal Colaborativo: área onde será disponibilizada informação para o publico em geral sem necessidade de autenticação.
2.Portal do Utente: área de acesso restrito a utentes do Centro Hospitalar São João, por onde poderá ser consultada informação privilegiada e direcciona após autenticação.
3. Extranet: área de acesso restrito a entidades parceiras do Centro Hospitalar São João, onde pode ser consultada informação privilegiada após autenticação.
4.Intranet:disponibilizará informação aos profissionais do Centro Hospitalar São João, assentando sobre as aplicações não clínicas do Hospital.
5.Consolidação dos serviços disponibilizados pelo Hospital em atendimento presencial, numa aplicação única.
ACÇÃO Nº 3: BUSINESS INTELLIGENCE que inclui:
1.Suporte à Tomada de Decisão que se destina à análise da informação clínica, administrativa e financeira, assentando sobre um “Data Warehouse” como estrutura integradora dos dados e informações residentes nas diversas aplicações informáticas existentes no Hospital sejam eles se constituam em sistemas operacionais (Front Office), sistemas de suporte (Back Office) ou sistemas de colaboração.
2.Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP).
3. Acompanhamento do Plano de Actividades.
4.Acompanhamento do Contrato de Gestão.
5.Acompanhamento do Orçamento Anual.
ACÇÃO Nº4:PLATAFORMA DE INTEGRAÇÃO
Visa a integração aplicacional entre as diversas componentes aplicacionais, interoperabilidade com sistemas de informação internos, com sistemas de outros departamentos ou de outras instituições permitindo a sincronização de dados, a pesquisa de índices, a troca de dados de identificação e mesmo o acesso a dados clínicos detalhados
ACÇÃO Nº5: GESTÃO DE FILAS DE ESPERA
Visa a implementação de uma solução de Gestão de Filas de Espera, geral e especifica por área do Hospital. Integra-se neste contexto um sistema interno de televisão (Corporate TV) para disponibilização de informação ao utente de forma a fornecer informação contextualizada conforme a localização, esperas, consultas, visitas e monitorização de pessoas.
Tecnologia
A execução do projecto ePatientCentric implica a utilização da seguinte tecnologia:
- 13 Servidores + Sistema Operativo (Blades);
- 1 Fibre channel storage array e switchs;
- 2 Sofware de integração (Biztalk);
- 2 MOSS Internet;
- 2 SQL Servidor Enterprise;
- 100 LCD, s;
- 20 Pedestais / Quiosques Electrónicos;
- 100 Net PC, s
- 100 SW (Player e Gestão de Filas de Espera);
Recomendações
1ª.Correcto e exaustivo levantamento das necessidades da Instituição em termos de novas tecnologias da informação.
2ª. Aquisição da prestação de serviços na área das TIC tendo em vista não só a sua execução como também a formação de futuros utilizadores.
Próximas Acções
O Centro Hospitalar São João pretende, futuramente, recorrer a fundos comunitário para construção de um novo edifício para o respectivo Centro de Ambulatório.
Anexos
Ficheiros Anexos
Site
WWW.hsjoao.min-saude.pt
Resultados
- Redução em 20% do tempo médio de atendimento administrativo;
- Redução em 30% das marcações de actos presencialmente;
- Redução em 15% das solicitações de serviços administrativos presencialmente;
- Melhoria em 10% dos indicadores de satisfação dos utentes;
- Diminuição em 5% das interacções presenciais com outras entidades;
- Diminuição em 50% das interacções presenciais ou em papel dos colaboradores com o Serviço de Gestão de Recursos Humanos;
- Redução em 20% do tempo de permanência do utente no sector do ambulatório do Hospital;
- Implementação de indicadores para 80% das áreas funcionais do Hospital;
- Realização da avaliação do desempenho dos colaboradores a 80% dos abrangidos pelo SIADAP.
- Diminuição em 15% dos erros entre sistemas no Hospital de S. João.
- Melhoria em 20% da informação transaccional aos profissionais de saúde, utentes, parceiros e público em geral.
Ponto de Contacto
João Porfírio Oliveira
Vogal do Conselho de Administração
João.oliveira@hsjoão.min-saude.pt
Carlos Alberto Silva
Administrador Hospitalar
carsilva@hsjoao.min-saude.pt
Última atualização a 20 de Abril de 2012