Sistema de gestão informatizada das refeições escolares
O Sistema de Gestão de Refeições possibilita a compra on-line ou presencial de pacotes de títulos de refeição pelos encarregados de educação.
Título: Sistema de gestão informatizada das refeições escolares
Entidade: Município do Entroncamento
Entidades parceiras: Empresa: CIL, Centro de Informática SA
Destinatários/Beneficiários potenciais: Ao nível do cidadão: Alunos e Encarregados de Educação. Ao nível do serviço: Assistentes Operacionais com função de venda de senhas, Coordenação das Escolas e Serviços de Educação Municipais.
Ponto de Situação: Implementação concluída. Encontram-se em curso alguns pontos considerados importantes para garantir maior qualidade em procedimentos específicos
Descrição breve
O Sistema de Gestão de Refeições possibilita a compra on-line ou presencial de pacotes de títulos de refeição pelos encarregados de educação. Permite também a correspondente reserva de refeição e respectivo registo de consumos da mesma nos refeitórios das Escolas.
O sistema assegura ao Município o controlo facilitado e fiável das receitas provenientes da venda das refeições e a gestão, em tempo real, pelos serviços e entidades intervenientes (gestão financeira, gestão de educação e fornecedores) da informação inerente.
Custos envolvidos
Este Sistema está incluído num projeto mais abrangente, com outras variantes e funcionalidades, pelo que não é possível identificar o seu custo exato.
Taxionomia
Serviços de Educação, Gestão de Refeições Escolares
Tecnologia
Aplicação via Web, alojada em servidores da empresa (pode ser instalada onde pretendermos). Baseada em .NET e SQL.
Recomendações
Os regulamentos municipais devem ser adaptados em conformidade de forma contemplar estes procedimentos e minimizar as possíveis falhas administrativas.
A nível da aplicação, ponto forte é integração com o nosso ERP (AIRC) e, para os Encarregados de Educação, a desmaterialização da aquisição e gestão de senhas (os alunos não precisam de qualquer senha, cartão ou qualquer outro título para ir almoçar).
Pontos fracos: a passagem de ano letivo, a falta de maneabilidade em casos que estejam fora das situações expectáveis.
Próximas Acções
Implementar até final do ano letivo as melhorias necessárias.
Resultados
Facilitar aos Encarregados de Educação a aquisição e gestão das senhas dos seus educandos (deixou de haver filas, por vezes de 15 ou 20 minutos para aquisição de senhas, e deixou de haver a preocupação de enviar a senha, todos os dias, sem ter a certeza se a criança, entre os 3 e os 9 anos, a iria entregar em condições).
Aos serviços, retirar às Assistentes Operacionais, o peso administrativo de lidar com dinheiro (em certos dias faziam centenas de Euros), bem como de carimbar centenas de senhas em triplicado (+ 450 senhas / dia)
Ponto de Contacto
Município do Entroncamento - Vice-Presidente – 249 720 400, Paula Costa
Município do Entroncamento - Serviços de Educação – 249 720 400, Débora Coelho
Município do Entroncamento - Sistemas de Informação – 249 720 400, José Antunes, Emanuel Fernandes.
Site : http://portal.cm-entroncamento.maiseducacao.pt/Servicos/Paginas/SISTEMAINFORMATIZADODAGEST%C3%83ODEREFEI%C3%87%C3%95ES.aspx?&passou=true
http://www.cil.pt/gestao-de-refeicoes-fp304.html
Última atualização a 27 de Fevereiro de 2012