SIG Online
A Câmara Municipal adquiriu e implementou um sistema de informação geográfica, que permite a consulta dos planos de ordenamento em vigor no município, incluindo o Plano Diretor Municipal, Carta de Condicionantes, cartas da REN, cartas da RAN, ortofotomapas e regulamentos, permitindo a qualquer interessado aceder a esta informação de forma simples e cómoda através da Internet. As cartas disponibilizadas encontram-se referenciadas e podem ser visualizadas de forma individual ou sobrepostas sobre os ortofotomapas, para facilitar a localização.
Entidade: Câmara Municipal de Terras de Bouro
Destinatários/Beneficiários potenciais: Munícipes, e outros interessados
Ponto de Situação: Concluído

Descrição pormenorizada
A aquisição do sistema de informação geográfica foi antecedida pelo levantamento de requisitos, efetuado pelos serviços de informática, após esse procedimento foram pedidas propostas a várias empresas, que foram analisadas para escolher a que oferecia uma melhor relação qualidade/preço.
A plataforma escolhida foi o “WebPDM” da PH Informática que tem como principais funcionalidades: disponibilização e consulta de cartografia base; disponibilização e consulta de instrumentos de gestão territorial; consulta de regulamentos associados; pesquisa de toponímia e pontos de interesse; etc.
Após ser efetuada a escolha do fornecedor foram efetuadas reuniões para definir métodos de trabalho, entregas e prazos a cumprir, assim como reuniões de acompanhamento ao longo do tempo que decorreu a implementação.
Uma das dificuldades surgidas deveu-se ao facto de algumas das especificações serem bastante técnicas, pelo que foi solicitada a colaboração da Divisão de Planeamento e Urbanismo, durante a fase de análise de requisitos e também para o fornecimento de cartografia e informação, que posteriormente foi inserida na plataforma.
No final foi ministrada formação aos técnicos do Município sobre a instalação e configuração da aplicação, e gestão do “backoffice” da mesma.

Taxionomia
Gestão documental e Comunicações entre serviços

Tecnologia
A plataforma que serve de suporte ao SIG utiliza tecnologia Microsoft, nomeadamente um servidor Windows, onde estão localizadas as plantas e demais elementos cartográficos que são utilizados, um servidor Web IIS, e uma base de dados Microsoft SQL Server.
Do lado do cliente a aplicação é acedida através de um browser com uma vulgar página Web e requer a instalação do “plugin” “Autodesk Map Guide” antes de ser possível utilizar a aplicação na sua plenitude.

Resultados
A implementação do SIG permitiu cumprir um requisito legal e permitir a todos os interessados a consulta de forma simples, de informação sobre os planos de ordenamento do território, que anteriormente apenas estava disponível nas instalações da Câmara Municipal e só podia ser consultada presencialmente.

Recomendações
É aconselhável analisar bem todas as plataformas de SIG disponíveis no mercado, para escolher a que apresenta a melhor relação qualidade/preço e se afigure mais adequada às necessidades de cada Município.

Site
http://www.cm-terrasdebouro.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=ab3ffef1-1308-4f29-a7e3-43c7e667959e

Ponto de Contacto
Dr. Paulo Antunes – antunes@cm-terrasdebouro.pt