SIG – Sistema de Informação Geográfica de Palmela
A necessidade central do projecto "SIG Palmela" foi a de facilitar e promover a relação da autarquia com os seus munícipes/cidadãos e com outras entidades públicas e privadas, no acesso à informação. Neste sentido, o Município procura, com o apoio das tecnologias de informação responder de forma célere, simples e gratuita, ao crescente número de solicitações de informação estatística e georreferenciada sobre o concelho, apresentadas desde 2000. O “SIG Palmela” disponibiliza ao munícipe/cidadão o acesso a informação georreferenciada e promove a partilha de informação e a interoperabilidade entre serviços.

Iniciativa: SIG – Sistema de Informação Geográfica de Palmela
Entidade: Câmara Municipal de Palmela
Destinatários/Beneficiários potenciais: Munícipe / cidadão, agentes sociais e económicos, entidades públicas e privadas.
Categoria:  Administração Electrónica
Ponto de Situação: O projecto encontra-se concluído, contudo a plataforma é monitorizada através de um questionário de satisfação, disponível online. Tendo em conta os contributos dos utilizadores, realizam-se periodicamente ajustamentos à plataforma, nomeadamente ao nível da actualização de dados, do acesso a novos temas e da configuração de novas pesquisas de dados.
Custos envolvidos: O desenvolvimento deste projecto foi financiado em 73% ao abrigo da candidatura do projecto "Setúbal Península Digital" ao Programa Operacional de Sociedade de Informação (POSI). A restante fatia do investimento foi realizado pelo Município, e consistiu na aquisição de um servidor para suportar a plataforma e no financiamento dos recursos humanos afectos ao projecto.
Site: http://sig.cm-palmela.pt


A aproximação ao cidadão é uma das prioridades da autarquia. As tecnologias de Informação e Comunicação são assumidamente um meio privilegiado de promover essa aproximação, porque o seu uso correcto permite, de facto, uma relação directa com o cidadão e uma transparência acrescida na governação local.

O SIG – Sistema de Informação Geográfica de Palmela disponibiliza ao munícipe/cidadão e instituições públicas e privadas o acesso a informação estatística e georreferenciada, promovendo a partilha de informação e o trabalho transversal entre os serviços da autarquia. Com o apoio das tecnologias de informação, o município procura responder, de forma rápida, simples e gratuita, ao número crescente de solicitações apresentadas por entidades externas.

A plataforma SIG Palmela encontra-se disponível 24hx7 dias por semana, permitindo aos utilizadores consultar a informação disponível em qualquer altura e em qualquer lugar, evitando a deslocação aos serviços de atendimento municipal.

O serviço abre mais um canal para os cidadãos poderem expor as suas expectativas e necessidades, através da ferramenta de envio de sugestões/reclamações com expressão territorial (por exemplo, um buraco na estrada ou uma ruptura numa conduta de água), mediante a sua identificação sobre um mapa. Desta forma, a informação geográfica adquire a mais valia de proporcionar maior rigor na identificação dos problemas por parte do cidadão.

Cartografia, População e Economia, Infra-Estruturas, Ambiente e Património, e Ordenamento do Território são os sites temáticos que integram a plataforma, que se encontra online desde Abril de 2008. Em todos estes sites estão disponíveis um conjunto de funcionalidades que permitem aprofundar as informações disponíveis, bem como aumentar ou reduzir o pormenor de visualização, efectuar pesquisas de informação, imprimir mapas personalizados e efectuar medições.

Recomendações

A informação disponível através da plataforma é gratuita, de fácil acesso, e não requer instalação de qualquer software, para além do browser da Internet.

Para o Município de Palmela este canal de comunicação com o cidadão reforça as condições para o exercício de uma cidadania mais informada e participativa, enfatizando à participação do munícipe/cidadão na gestão pública local e na tomada de conhecimento das decisões da gestão municipal.

Em paralelo, a plataforma SIG Palmela constitui um meio de divulgação do património cultural e natural locais, os quais adquirem maior visibilidade através do processo de georreferenciação de informação.

A implementação deste projecto implicou uma redução de custos de preparação e produção da informação, uma vez que passou a ser possível efectuar impressões de mapas de acordo com a informação disponível e seleccionada por cada utilizador, reduzindo o número de pedidos efectuados à Câmara Municipal de Palmela.

A difusão de informação geográfica através desta plataforma, segue os princípios e regras comuns da iniciativa INSPIRE (Directiva 2007/2/EC do Parlamento Europeu e do Conselho de 14 de Março de 2007, publicada no Jornal Oficial das Comunidades, em 25 de Abril de 2007), através da consulta de metadados, da interoperabilidade de dados e serviços. É neste sentido que se encontra em funcionamento a consulta das imagens em formato digital das plantas de ordenamento e condicionantes do Plano Director Municipal, no âmbito do Sistema Nacional de Informação Territorial (SNIT), promovido pela DGOTDU, dando cumprimento à legislação em vigor (Lei 56/07 de 31 de Agosto).

Sempre que possível a informação geográfica pode ser complementada com informação em outros formatos digitais (imagem, filmes, legislação, documentos, metadados).

Próximas Acções
 
Prevêem-se as seguintes acções: 
  • Propôr a disponibilização de informação georreferenciada de outras entidades, nomeadamente relacionadas com a Protecção Civil, com acesso restrito a dados, sendo possível registar diversas ocorrências (acidentes, incêndios, inundações) online;
  • Criar sinergias entre entidades públicas para divulgação de informação oficial através de serviços de webmap services (acesso directo à informação alojada pelas entidades produtoras), evitando a duplicação de tarefas e a diminuição de custos associados a disponibilização da informação. Garante-se também, com a utilização desta tecnologia, que a informação disponível é a mais actualizada;
  • Melhorar a monitorização dos acessos aos sites temáticos, possibilitando uma análise pormenorizada dos dados de acessos dos utilizadores.
Anexos

Notícias:

Resultados

Apresentamos os resultados das visitas à plataforma SIG Palmela no 1º semestre de 2009, de forma resumida e comparativa com os meses anteriores:

Mês

  Nº de Visitas 

  Nº Páginas Visitadas 

   % de Novos Visitantes 
(face ao mês anterior)

  Janeiro 

278

335

72,66

  Fevereiro 

511

666

54,60

Março

613

743

57,75

Abril

475

578

62,32

Maio

411

520

68,37

Junho

435

539

64.37


Ponto de Contacto

Ana Paula Ruas
Directora de Projecto do Gabinete de Estudos e Qualidade
Câmara Municipal de Palmela
Tel.: (+351) 212 336 600
geq@cm-palmela.pt

 Última Actualização: sexta-feira, 25 de Setembro de 2009