Porton di nos ilha
O portal "Porton di nos ilha" é o mais novo instrumento de relacionamento da Administração Pública Cabo-verdiana com os seus utentes. A partir desta única interface, cidadãos e empresas podem, de forma segura, simples e rápida, obter informações, interagir e efectuar transacções com diversos serviços da Administração Pública.
 
Iniciativa:
Portal 'Porton di nos ilha'
Entidade: Ministério da Reforma do Estado e da Administração Pública e NOSi - Núcleo Operacional da Sociedade de Informação - Projecto Casa do Cidadão
Destinatários/Beneficiários: Cidadãos e empresas nacionais e estrangeiros
Categoria: Administração Electrónica
Ponto de Situação: Concluído
Site: www.portondinosilha.cv ou www.nosi.cv

A integração dos Sistemas de Informação da Administração Publica Cabo-verdiana possibilitada pela construção de uma única infra-estrutura de comunicações - a Rede do Estado –, e uma plataforma tecnológica comum permitiu estender a prestação de serviços públicos para além da via tradicional de atendimento, para um modelo onde o cidadão/empresa, no país ou no estrangeiro, pode interagir com os serviços públicos através da Internet pelo "Porton di nos ilha".

 

Toda a taxionomia do Portal está orientada às necessidades reais do cidadão em detrimento da tradicional arrumação dos produtos por orgânica. As informações e serviços encontram organizados por grandes domínios: Cidadania, Negócios, Nos Terra. Estes fornecem, respectivamente, informações e orientações práticas para facilitar a vida do cidadão no relacionamento com a AP; informações e orientações sobre a economia e ambiente de negócio; e as diferentes manifestações da cultura cabo-verdiana.

 

O portal apresenta não apenas serviços informativas como também interactivas e transaccionais. Mediante inscrição prévia nos balcões de atendimento da Casa do Cidadão, obtêm-se certificador seguro para o acesso aos diversos serviços como, por exemplo, pedidos de certidões online, efectuar pagamentos electrónicos ao estado, criação de empresas, submissão de formulários. Existe ainda um dominio "E-gov" destinado ao atendimento público na Casa do Cidadão.

Recomendações

  • Forte engajamento das entidades envolvidas;
  • Adaptação do quadro legal; 
  • Forte aposta na integração, quer a nível Tecnológica quer a nível dos serviços;
  • Formação e capacitação específicas.
Próximas Acções

Inclusão de novos produtos e serviços no “Porton di nos ilha”

Anexos

Resultados

  • Milhares de certidões online emitidas, no país e na Diáspora;
  • Desmaterialização e desterritorialização dos serviços;
  • Centenas de empresas criadas num só dia;
  • Pagamentos efectuados ao Estado pela via electrónia;
  • Melhoria da qualidade do serviço prestado ao cidadão.
Dados Estatísticos dos Produtos e Serviços da Casa do Cidadão - Maio de 2010 (pdf, 55,1 KB)

Ponto de Contacto

Jorge Lopes
Gestor do NOSi - Núcleo Operacional da Sociedade de Informação
Tel: 238 260 7550; 238 2616301; 238 9912923
jorge.lopes@nosi.cv  

 Última Actualização 29 de Dezembro de 2011