Portal do Munícipe do Municipio de Lagoa
O Portal do Munícipe é encarado pelo Município de Lagoa como ferramenta de comunicação e informação, essencialmente, direcionada para os Munícipes e para promoção da estratégia, projetos e obra feita pela Autarquia.
Entidade: Câmara Municipal de Lagoa - algarve
Entidades parceiras: BPO CONSULTING
Destinatários/Beneficiários potenciais: Munícipes, Investidores
Ponto de Situação: Concluído, prevendo-se, no entanto, desenvolvimentos ao nível da implementação dos serviços on line.

Descrição pormenorizada
O Portal do Munícipe como canal de comunicação direto entre a Autarquia e o Munícipe  permite que os cidadãos possam comunicar com a Autarquia 24h por dia, 7 dias por semana, acedendo igualmente a informação útil designadamente, noticias, estratégia da autarquia, projetos e obras georreferenciados num mapa interativo e integração com redes sociais.
Desta forma, os munícipes conseguem acompanhar de perto toda a atividade e ter uma participação mais ativa no seu concelho.
Através de uma área reservada, os munícipes, em apenas 3 cliques, podem enviar opiniões, expor problemas de uma forma mais cómoda, rápida e eficaz.
A integração deste Portal com o Microsoft Dynamics CRM.(Costumer Relationship Manager), que centraliza numa única plataforma as solicitações dos Munícipes, permite à Autarquia conhecê-los melhor, desencadeando atividades de contato mais personalizadas e eficazes.

Custos envolvidos
19.000,00 € - dezanove mil euros

Taxionomia
A afirmação da Sociedade de Conhecimento e Informação onde vivemos e nos relacionamos atualmente, faz com que as tecnologias de informação estejam altamente difundidas e democratizadas. À informação foi reconhecido o estatuto de recurso importantíssimo para o tecido produtivo de uma sociedade e ao cidadão é reconhecida uma maior exigência na forma como procura informação e deseja contribuir para a conceção e difusão da mesma. Neste sentido, é imperativa a necessidade da Administração Publica, nomeadamente as Autarquias, de se incluírem de forma ativa neste processo fornecendo aos cidadãos cada vez mais e melhor informação, num processo bilateral que inclua igualmente a intervenção do cidadão de forma ativa na gestão de informação e processos.
Foi neste contexto que nasceu o Portal do Munícipe, uma ferramenta de comunicação poderosa, que visa dar resposta aos novos desafios da Sociedade de Conhecimento e Informação,  facilitando  os processos de gestão e edição da informação da autarquia, permitindo, também, uma maior interação com o munícipe.

Tecnologia
O Portal do Munícipe assenta num gestor de conteúdos IMS  e num gestor de bases de dados de contactos - Microsoft Dynamics CRM.
Desenvolvida e testada pela Visualforma, a nova solução de gestão de conteúdos - IMS Impruv Management System, assente em tecnologia ASPX, tem como principais características a Gestão Multi-site centralizada, bem como a Gestão de Acessos - Multi Level User, que permite a criação de vários perfis de utilizadores e respetivos workflow.
Com um grande foco na usabilidade e autonomia, esta solução oferece ferramentas que permitem construir a arquitetura de todo portal, bem como, as tipologias de páginas associadas.
O Microsoft Dynamics - CRM funciona como plataforma base de todos os interfaces de comunicação da autarquia, visando facilitar a gestão dos serviços e potencializar a centralização de bases de dados de contatos da autarquia e otimizar e workflows de resposta ao Munícipe.
Esta ferramenta permite-nos obter um registo sistemático dos relacionamentos com os cidadãos, onde se sistematizam todas as interações com os munícipes e se acede ao histórico de relacionamento, permitindo identificar o perfil do munícipe e enquadrar a forma de atendimento, permitindo também, na vertente do marketing, segmentar os cidadãos e identificar públicos-alvo, desencadear atividades de contato ( envio de newsletter, comunicação de eventos e atividades, divulgação da atividade da autarquia).

Resultados
Dados Estatísticos
01 março - 01 abril – 3.477 visitantes
02 abril  – 01 maio – 3.628 visitantes
02 maio – 01 junho – 4.328 visitantes
02 junho – 01 julho – 4.510 visitantes
01 março a 01 julho – total 14.439 visitantes
62,19 % - correspondem a novos visitantes
37,81 % - correspondem a visitantes reincidentes

 
Recomendações
Como resposta aos desafios da Sociedade de Informação, bem como às crescentes responsabilidades imputadas às autarquias é premente que as mesmas tenham a capacidade de implementação de modelos de gestão mais ágeis, e transparentes, contribuindo para uma maior eficácia e eficiência do serviço prestado.

Pontos Fortes

  • Maior visibilidade e divulgação de projetos, estratégia
  • Bases de dados de contactos centralizadas;
  • Melhor conhecimento dos Munícipes;
  • Desburocratização de processos na comunicação;
  • Aumento da notoriedade da Autarquia e Executivo

 Próximas Acções
Implementação dos Serviços On line. Com o intuito de responder às necessidades dos Munícipes, encontramo-nos a proceder ao levantamento e padronização dos procedimentos, bens e serviços que a Câmara disponibiliza, bem como a atualização do hardware e software, para que com a máxima brevidade possível, possamos ter este serviço ativo.

Site
http://portaldomunicipe.cm-lagoa.pt/default.aspx

Ponto de Contacto
Chefe de Gabinete
Dr. Joaquim Cabrita
E-mail: joaquim.cabrita@cm-lagoa.pt

Gabinete de Assessoria, Turismo e Relações Públicas
Suzana Tenil Grave
E-mail: susana.grave@cm-lagoa.pt