Portal do Estudante da Universidade de Évora
A iniciativa, contemplada na Operação 8002 do SAMA – Sistema de Apoios à Modernização Administrativa, surgiu da necessidade sentida em consolidar num único local, informação útil destinada inicialmente a candidatos ao ensino superior dos 1º, 2º e 3º ciclos. Actualmente o Portal do Estudante, tem um enorme efeito potenciador e fornece já informações relativas não só a Candidaturas, mas também a Matrículas (com duas opções: Online e Presencialmente). Em relação ao 1º Ciclo, este Portal já referencia médias de candidatura dos dois últimos anos. Este tende para ser o Portal único do estudante da Universidade de Évora, procurando fornecer também informação útil relativa a datas importantes no progresso do estudante.

Iniciativa: Portal do Estudante da Universidade de Évora
Entidade: Universidade de Évora
Entidades parceiras: Gabinete de Imagem da Fundação Luis de Molina
Destinatários/Beneficiários potenciais: O público-alvo são essencialmente os candidatos a alunos e os alunos de 1º, 2º e 3º ciclos da Universidade de Évora, embora a iniciativa se venha a estender a outras formações.
Categoria: Administração Electrónica
Ponto de Situação: A iniciativa está consolidada, mas atendendo à sazonalidade da informação nele contida (nomeadamente anos lectivos), os conteúdos do Portal do Estudante estão permanentemente a ser actualizados, à medida que a informação para o aluno/formando se vai alterando (ex: Novos regulamentos, novas regras no acesso, definidas pela tutela - ensino superior, novos cursos e/ou alterações dos mesmos).
Custos envolvidos: A Universidade de Évora desenvolveu internamente o Portal do Estudante, socorrendo-se dos seus próprios recursos humanos. Assim, os custos referem-se apenas à remuneração paga mensalmente aos colaboradores envolvidos na iniciativa.
Site: www.portaldoestudante.uevora.pt


A informação contida no Portal do Estudante da Universidade de Évora (U.E.) tem como principal objectivo divulgar a Oferta Formativa desta instituição. Este portal sintetiza e consolida informação por Curso (1º, 2º e 3º ciclos), conforme orientações fornecidas pela Direcção Geral do Ensino Superior e pela própria instituição.

Há uma forte integração do Portal do Estudante com o Sistema Integrado de Informação da Universidade de Évora (SIIUE) em produção desde 1999. Na oferta para o ano lectivo 2010/2011 consolidou-se uma efectiva ligação ao SIIUE, através da disponibilização de informação relativa a cada curso, editais, planos de estudo, directores de curso, comissões de curso.

Toda a informação de carácter académico e institucional que existe no portal é recolhida do SIIUE onde foi carregada pelos respectivos responsáveis. Os editais dos cursos são feitos pelos respectivos directores, os planos de estudo registados pelos serviços centrais, os relatórios de unidade curricular pelos docentes, etc. Esta informação registada num repositório de dados único é disponibilizada nos diversos portais e sistemas, onde se inclui o Portal do Estudante.

Foi também preocupação da Universidade de Évora fornecer aos alunos que chegam à Universidade de Évora, guias com a principal informação de que necessitam nessa fase de acolhimento.

No Portal do Estudante, existe um formulário de contacto, onde o candidato se quiser saber mais sobre o curso ou esclarecer alguma dúvida, pode contactar directamente o Director de Curso.

Complementarmente, através do Portal, acedemos a um vídeo que nos mostra as diferentes áreas de conhecimento disseminadas pela Universidade de Évora, promovendo a instituição e abrindo-a ao exterior. Acede-se também a spots publicitários anuais veiculados através de rádios nacionais e locais.

Tecnologia

Atendendo a que a Universidade de Évora dispõe de recursos humanos qualificados, quer o desenvolvimento, quer o carregamento de conteúdos são assegurados internamente. A plataforma utilizada para o seu desenvolvimento é o Ez Publish seguindo uma politica de utilização de sistemas open source, área onde esta Universidade tem adquirido algum know-how. Como suporte a toda a informação institucional e académica é de realçar a estreita integração com o Sistema Integrado de Informação da Universidade de Évora (SIIUE).

No SIIUE está alojada toda a informação académica (e não só) da Universidade de Évora, tendo sido desenvolvida internamente uma plataforma de gestão da informação com base em bases de dados Postgresql e na framework de desenvolvimento Cake tudo tecnologia open source. As ligações do SIIUE a outros sistemas/plataformas como é o caso do Portal do Estudante é feito via webservices.

Recomendações

Sendo uma oferta ao cidadão, esta iniciativa é uma mais valia quer para uma prestação de serviços ao cidadão (alunos/formandos) quer para a própria instituição promotora – Universidade de Évora.

Próximas Acções

As possibilidades e o potencial desta iniciativa, levarão a Universidade de Évora a:
  1. Consolidar a divulgação de Outras formações, tais como: Ciclos de Estudos Não Conducentes - Pós-Graduações e Cursos de Especialização Técnica e as formações pós-secundárias não superiores, os Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s);
  2. Integrar toda a informação de carácter académico, actualmente disponível no site dos Serviços Académicos da Universidade de Évora;
  3. Internacionalizar o Portal do Estudante, oferecendo uma versão em Inglês. Está em curso o desenvolvimento de funcionalidades que suportem o bilingue;
  4. Consolidar a divulgação de formação ao longo da vida (ex: Maiores de 23, Formação de Professores - Acções Acreditadas pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular da Universidade de Évora).
Anexos 

Estatísticas de acesso ao Portal do Estudante da Universidade de Évora no ano lectivo 2009/2010 (pdf, 124 KB) 

Resultados

Um dos resultados esperados é o de evitar que os alunos tenham que se deslocar aos Serviços Académicos da Universidade de Évora para pedir informações. Aqui a informação está concentrada, sendo uma aproximação a um Balcão virtual.

Por outro lado a integração com o SIIUE permite a simplificação de procedimentos e disponibilização de informação beneficiando de uma gestão centralizada da informação académica. A informação passa a ser actualizada unicamente no SIIUE sendo depois recolhida de forma automática pelos diversos portais e sistemas da Universidade (onde se inclui o Portal do Estudante).

Ponto de Contacto

Joaquim José Santos Lopes Godinho
Director de Serviços de Informática da Universidade de Évora
Tel.: (+351) 266 760 992
jjg@uevora.pt  

 Última Actualização a 28 de Dezembro de 2011