Plataforma de Interoperabilidade entre os Institutos Politécnicos do Norte de Portugal
Este projeto visou o desenvolvimento de uma Plataforma Informática que incorpora o Portal da APNOR e a Plataforma de Interoperabilidade.
O Portal APNOR destina-se não só à comunidade académica de estudantes e funcionários docentes e não docentes dos institutos politécnicos mencionados, como também os diplomados e restante comunidade envolvente aos mesmos.

Título
Plataforma de interoperabilidade entre os Institutos Politécnico do Norte de Portugal

Entidade
Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Entidades parceiras
Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), instituições de ensino superior integrantes da Associação de Politécnicos da Região Norte (APNOR).

Destinatários/Beneficiários potenciais
Esta iniciativa destina-se a um largo espectro de utilizadores, nomeadamente a comunidade académica e Alumni (diplomados) das Entidades intervenientes, assim como o tecido empresarial do norte de Portugal.

Os quatro institutos politécnicos representam a totalidade das instituições de ensino superior politécnico do norte de Portugal.

Ponto de Situação
Em fase de lançamento. Está em curso um processo de divulgação a apresentação pública do Portal APNOR que tem início com a divulgação na RCC.

Custos envolvidos
Identificação dos custos associados à concepção, desenvolvimento e implementação da Iniciativa.

Taxionomia
Modernização Administrativa

Descrição breve
Encontra-se em fase de lançamento o novo Portal da Associação de Politécnicos da Região Norte (APNOR), que integra o Instituto Politécnico do Porto (IPP), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).
Este projeto visou o desenvolvimento de uma Plataforma Informática que incorpora o Portal da APNOR e a Plataforma de Interoperabilidade.
O Portal APNOR destina-se não só à comunidade académica de estudantes e funcionários docentes e não docentes dos institutos politécnicos mencionados, como também os diplomados e restante comunidade envolvente aos mesmos.

Descrição pormenorizada
Neste portal são disponibilizados um conjunto de serviços integrados e transversais aos quatro Institutos Politécnicos (IP’s) como seja:

  • Autenticação agregada de um utilizador em um ou mais politécnicos numa só conta;
  • Autenticação via cartão do cidadão;
  • Acesso a serviços existentes nos sistemas de informação internos dos quatro IP’s;
  • Gestão documental;
  • Call center;
  • Informação institucional;
  • Notícias;
  • Bolsa de Emprego;
  • Observatório do Diplomado.

Os quatro Politécnicos do Norte de Portugal desenvolveram em conjunto com a Empresa Ambisig, selecionada no âmbito de um concurso, desenvolveram uma abordagem eficaz de coordenação e colaboração com as equipas multidisciplinares dos quatro IPs, indispensável para o sucesso da solução apresentada.

Tecnologia
O desenvolvimento dividiu-se assim em duas fases complementares: a plataforma de interoperabilidade de sistemas de informação dos quatro IPs e o Portal APNOR.
Esta solução desenvolvida sobre a plataforma .NET, envolvendo ainda a interação com a Cartão do Cidadão com recurso à framework de serviços comuns, utilizada como alternativa para autenticação do Portal.
A variedade de soluções de sistemas de informação presentes em cada um dos IPs, tanto ao nível de plataforma tecnológica utilizada como da autonomia de implementação, apresentou-se como um desafio.
Implementou-se assim um mecanismo de Integração Aplicacional Máquina-Máquina via SOAP disponível nas aplicações existentes, disponibilizados pelos IPs.
Esta solução pauta-se ainda pelas seguintes caraterísticas técnicas:

  • Acessibilidade W3C-WCAG 2.0 –WAI-A. As interfaces desenvolvidas seguem os standards das mais recentes tecnologias e cumprem as boas práticas de acessibilidade na Web.
  • W3C – XHTML 1.0. Foram também seguidas as recomendações do W3C, no que se refere a utilização de XHTML.
  • W3C – CSS Level 2. Foram igualmente seguidas as recomendações do W3C, no que diz respeito a utilização do CSS nível 2.

 Recomendações
O apoio incondicional e entusiasmo de todos os elementos dos quatro IPs no estabelecimento dos requisitos técnicos, caderno de encargos e acompanhamento de todo o processo de implementação foram fundamentais;
Tecnicamente, a existência de sistemas de informação diferentes assim como abordagens diferentes a cada uma das funcionalidades implementadas foi um desafio ultrapassado graças a tecnologia baseada em WebService gerido pela plataforma de interoperabilidade implementada para suporte do Portal APNOR;
De realçar ainda a experiência e profissionalismo da empresa Ambisig que se apresentou à altura do desafio proposto, tendo-se criado canais ativos de colaboração entre todos os elementos técnicos também dos IPs.


Resultados
Descrição dos resultados da Iniciativa, caso a mesma já esteja concluída. Se tal não for o caso, referir os resultados esperados com a implementação da Iniciativa.
Este projeto é exemplo de interoperabilidade saudável entre instituições de ensino superior, de boas-práticas ao nível de gestão de projeto e de sustentabilidade de sistemas.
O principal objetivo deste projeto é a disponibilização de uma plataforma comum a toda a comunidade politécnica do norte de Portugal e sua envolvente de soluções comuns de partilha, na mesma linha de ação da APNOR, como complemento dos serviços existentes.
Os serviços disponibilizados pela Bolsa de emprego e Observatório do Diplomado com a dimensão geográfica que todo o norte de Portugal apresentam-se como uma mais-valia cujo sucesso é uma aposta comum.

Próximas Acções
Destaque na Newsletter do IPP;
Apresentação pública do Portal APNOR;
Ações de divulgação à comunidade dos quatro IPs;
Ações de divulgação às empresas do norte de Portugal;

Site
http://portal.apnor.pt/
https://www.ipp.pt/site/sama/noticias.aspx?=84783
http://www.apnor.pt


Anexos
Implementação de mecanismos de recolha de dados pessoais através do cartão do Cidadão no IPP:

Leitura do cartão do Cidadão como meio de registo de presenças em sala de aula por estudantes e docentes

Ponto de Contacto
Identificação dos dados do interlocutor directo, ou de outros responsáveis pela Iniciativa, como por exemplo nome, função que desempenha na respectiva entidade, telefone e e-mail, com vista a facilitar o contacto directo dos potenciais interessados com os mesmos.
• Prof. Doutor Carlos Ramos, Vice-Presidente de Investigação, Internacionalização e Transferência de Conhecimento
• Eng.º Rui Humberto Pereira, Coordenador do Gabinete de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão do Instituto Politécnico do Porto
Contactos:
ipp@ipp.pt
T. 225 571 000
F. 225 020 772

Última atualização a 16 de Janeiro de 2014