Plataforma Integrada de Serviços On-line
A iniciativa, denominada “Plataforma Integrada de Serviços On-line”, tem como principal objectivo melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo IMT aos cidadãos e empresas, aperfeiçoando os métodos de trabalho existentes dentro da própria organização.
 
Entidade

IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP
Destinatários/Beneficiários potenciais
O público-alvo da iniciativa, desenvolvida pela entidade citada, são os cidadãos numa perspectiva geral, assim como as empresas, na medida em que o projecto pretende facilitar a comunicação entre estes e os diversos serviços do IMT.

 
Ponto de Situação
A iniciativa encontra-se em fase de conclusão.

Taxionomia
Serviços ao cidadão; Modernização Administrativa

 

Descrição breve
Pretende alcançar-se tal objectivo através da inovação e implementação de uma arquitectura de serviços evoluída, mediante recurso a tecnologias multi-canal, que facilite a comunicação entre os utilizadores internos e os cidadãos e empresas, principais beneficiários deste projecto. Esta iniciativa pretende corresponder às exigências destes beneficiários no sentido de poderem usufruir de um serviço público de qualidade, moderno e inovador, optimizando, igualmente, os métodos de trabalho e os fluxos de circulação da informação, garantindo sempre a segurança da mesma.

Descrição pormenorizada
Esta iniciativa, insere-se num panorama de reestruturação dos serviços, orientado no sentido da modernização, qualificação e simplificação dos procedimentos administrativos e consequente melhoria da qualidade dos serviços públicos.
Com estas mudanças, pretende-se que o IMT seja reconhecido como uma instituição de referência a nível nacional, prestando serviços qualificados e passando a estar dotado de um sistema público multicanal, baseado em tecnologias que privilegiem o atendimento online. 
Assim, a presente iniciativa resulta numa agilização de processos, sobretudo, através da melhoria substancial dos métodos de trabalho existentes, referentes à prestação de serviços aos cidadãos e empresas.

Esta plataforma possibilita os processos internos de comunicação, incrementando a colaboração entre serviços de modo a facilitar o processo de mudança e inovação.  
As dificuldades observadas durante o desenvolvimento do projecto até ao momento relacionam-se, fundamentalmente, com a dificuldade de partilha de informação entre os diversos organismos da Administração Pública, assim como a eventual inadaptação tecnológica de alguns dos potenciais utilizadores dos serviços online. No entanto, a organização extremamente intuitiva da plataforma permite ultrapassar esta questão.

Tecnologia
A concepção e desenvolvimento da plataforma integrada de serviços online que congrega e gere a informação, assenta em princípios sólidos de integração aplicacional e informacional, assim como na articulação e partilha de informação entre diversos serviços da Administração Pública.
Esta plataforma simplifica os processos de integração entre sistemas, revestindo um carácter altamente inovador, capaz de receber e disponibilizar informações e funções (serviços) para sistemas internos e/ou externos. Tem como principal objectivo a desmaterialização dos procedimentos que constituem boas práticas no desenvolvimento do conceito da Administração Pública eletrónica.
A plataforma, construída numa ótica de arquitetura orientada a serviços SOA, sendo um sistema interno, vai garantir que os diversos sistemas consomem serviços adequados, com informação fidedigna e funcionalidades atuais e corretas, aumentando a quantidade e qualidade da informação partilhada. Paralelamente vai, igualmente, incrementar, de modo significativo, a segurança no acesso à informação, através da implementação de mecanismos que integram e simplificam o reconhecimento dos utilizadores e que garantem um correto acesso à informação.
A componente Intranet do sistema possibilita a publicação de informação de gestão, assim como facilita a avaliação do estado dos pedidos dos cidadãos e empresas, agilizando o tratamento das suas reclamações e propostas.

Recomendações
A iniciativa pretende disponibilizar uma plataforma escalável, robusta, moderna e segura que possa, de modo eficaz, corresponder às necessidades atuais e futuras do IMT e beneficiários, resolvendo as questões mais comuns de organização (relativamente à integração de sistemas) e potenciando a concepção de novos e mais completos serviços. 

Próximas Acções
Na sua versão atual, a plataforma disponibiliza serviços online interna e externamente, bem como informação e funcionalidades relacionadas com os diversos sistemas.
No entanto, trata-se apenas de um primeiro passo com vista à conceção e construção de uma plataforma mais completa que possibilite concentrar, gerir e partilhar os serviços que os diversos sistemas disponibilizam no âmbito de uma arquitetura Standard SOA.
Nesse sentido, esta plataforma não servirá unicamente as atuais necessidades do IMT, mas constitui uma abordagem válida e correta para a integração de serviços futuros, como por exemplo, os que se prendem com a futura integração com o cartão do cidadão e título de residência, implementação da Diretiva Serviços e eventual desenvolvimento de uma plataforma de atendimento presencial (CRM).

Resultados
A implementação desta iniciativa, atualmente em finalização, visou um impacto significativo tanto a nível interno como externo.
Ao nível externo os desenvolvimentos efetuados proporcionaram a existência de serviços que têm tido impacto nos utilizadores do Instituto, na medida em que estes beneficiários deixam de ter necessidade de se deslocar fisicamente aos serviços do IMT, passando a ter acesso eletrónico aos mesmos.
A nível interno, os benefícios do desenvolvimento do projeto, são igualmente visíveis. De facto, a existência de um Sistema de Gestão de Entidades, permitiu efetuar uma consolidação e harmonização das estruturas de dados associadas às diferentes entidades com que o IMT se relaciona (interna e externamente), e constitui um embrião de um futuro sistema de atendimento presencial (CRM).
Por outro lado, constitui fator de inegável interesse, a criação de uma Intranet que disponibiliza internamente serviços de utilização transversal por todos os colaboradores do IMT.
Finalmente, as articulações aplicacionais e informacionais que se construíram no âmbito do desenvolvimento do PISO, contribuem para agilizar os processos, facilitando o desempenho das tarefas por parte dos colaboradores do IMT - o que potencia o aumento da eficiência dos serviços.

Ponto de Contacto
Jorge Branco
Director de Serviços de Processamento e Atendimento
 jbranco@imt-ip.pt

Site
Toda as informações relevantes no âmbito do projecto encontram-se publicitadas no site do IMT, em http://www.imt-ip.pt 

Última atualização a 18 de Novembro de 2013