Implementação do Portal do MSESS
O objectivo subjacente à operação consiste na implementação da nova imagem do canal Internet da Segurança Social, por forma a melhorar a disponibilização dos conteúdos e a informação neles contida assim como autonomizar o serviço “Segurança Social Direta” do site.

Entidade

Instituto de Informática, IP

Entidades parceiras

Organismos do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social que publicam conteúdos no site da Segurança Social.

Destinatários/Beneficiários potenciais

Todos os cidadãos bem como todos os organismos públicos e privados.

Ponto de Situação

A operação “Implementação do Portal da Segurança Social” encontra-se actualmente concluída e em produção.

Custos envolvidos

Classificação Económica Investimento Elegível Aprovado Total Executado 

Classificação Económica

Investimento Elegível Aprovado

Total Executado

 

 

 

D.01 - Desp. de Pessoal

    17.995,20  

       76.722,69  

D.07.01.07 - Hardware

   312.167,20  

     209.641,20  

D.07.01.08 - Software

    89.759,40  

     129.743,40  

 Total 

   419.921,80  

     416.107,29  

Taxionomia

Esta operação enquadra-se na tipologia de organização e integração transversal de serviços e de informação, numa lógica de “balcão único”, englobando também a componente de desenvolvimento de infra-estruturas tecnológicas de suporte á modernização administrativa.

Descrição breve

O objectivo subjacente à operação consiste na implementação da nova imagem do canal Internet da Segurança Social, por forma a melhorar a disponibilização dos conteúdos e a informação neles contida assim como autonomizar o serviço “Segurança Social Direta” do site.

O novo canal Internet da Segurança Social foi implementado com sucesso, podendo ser consultado em www.seg-social.pt.

Descrição pormenorizada

A presente implementação é suportada em nova tecnologia tanto de hardware como de software e disponibilizando um novo “Gestor de Conteúdos” que permite aos produtores de conteúdos trabalharem de forma autónoma na construção e disponibilização dos conteúdos a serem disponibilizados no site. Todos os conteúdos foram reescritos por forma a adaptá-los ao novo modelo e torna-los mais acessíveis aos utilizadores do site, Cidadão ou Empresa.

Foi também implementado o novo site da Segurança Social de acordo com a nova imagem definida para o canal Internet.

Durante a execução da operação foram verificadas dificuldades de vária ordem que levaram a que a entrada em produção dos novos canais Internet da Segurança Social sofresse um significativo atraso. As principais dificuldades e constrangimentos foram os seguintes:

  • Dificuldade relacionada com a implementação da nova arquitectura técnica para a componente Web do II, que se verificou ser de complexidade superior à esperada;
  • Processo de reformulação/actualização de conteúdos mais demorado do que o previsto não só devido à complexidade na adaptação desses conteúdos como à necessidade de correcções e afinações no próprio software de gestão de conteúdos;
  • Limitação no nº de recursos internos afectos ao projecto;
  • Atraso resultante da necessidade da uniformização da imagem entre canal informativo e canal Segurança Social Direta (SSD).
  • Necessidade de efectuar testes exaustivos em termos de performance e de segurança de forma a não comprometer estas duas componentes fundamentais. Desses testes resultaram operações de correcção, algumas de grande morosidade temporal;
  • Entrada em produção dependente da reformulação também efectuada na imagem da Segurança Social Direta de forma a que os dois serviços apresentassem uma imagem uniforme e coerente;
  • Necessidade de compatibilização das datas de entrada em produção dos dois serviços de forma a não comprometer a normal evolução dos serviços transaccionais da SSD (foi necessário parar os desenvolvimentos no período que decorreu entre a entrada em produção dos dois serviços);
  • Necessidade de aprovação pela tutela da entrada em produção dos dois serviços.

    Dos constrangimentos acima referidos resultaram as seguintes datas de entrada em produção dos dois serviços:
  • Disponibilidade na internet do site informativo da Segurança Social em 14/12/2012;
  • Disponibilidade na internet do site da Segurança Social Direta (SSD) em 04/03/2013.
  • De referir que os constrangimentos acima referidos tiveram como consequência um atraso significativo nas datas de entrada em produção mas, foram ultrapassados e não afectaram os objectivos e a qualidade do produto final.

Tecnologia

Foi utilizada a seguinte tecnologia:

Hardware:

Para a disponibilização do site informativo da Segurança Social estão a ser utilizados 2 servidores físicos (sparc) com 16 cores e 128 processadores virtuais a 1.41GHz.

Para a disponibilização do “Gestor de Conteúdos” está a ser utilizado 1 servidor físico (x86) com 12 cores e 24 processadores virtuais a 2,92GHz.

Software:

A arquitetura técnica do site assenta sobre o sistema operativo “Oracle Solaris” tendo-se optado preferencialmente por utilização de componentes de SW Open Source.

Anexos

De referir que este projecto, fruto da opção no seu desenvolvimento por produtos open source, a Setembro de 2013, foi selecionado conjuntamente com mais dois projectos, como candidato finalista ao prémio “Abertura” atribuído pela ESOP. http://www.esop.pt/esop-atribui-premio-abertura-2013-a-spms-servicos-partilhados-do-ministerio-da-saude-epe-projecto-de-migracao-para-open-source-podera-ser-alargado-ao-ministerio-da-saude/

Site

O novo canal Internet da Segurança Social foi implementado com sucesso, podendo ser consultado em www.seg-social.pt.

Resultados

Os dois serviços implementados entraram em produção nas seguintes datas:

  • Disponibilidade na internet do site informativo da Segurança Social em 14/12/2012;
  • Disponibilidade na internet do site da Segurança Social Direta (SSD) em 04/03/2013.

    Durante os meses de janeiro a setembro de 2013, foram obtidos os seguintes dados estatísticos:
  • Visitas:                                    7.248.885
    • Visitantes únicos:                   2.664.624
    • Visualizações de página:       28.314.448
    • Páginas por visita:                 3,91
    • Duração média da visita:       00:04:17.

Próximas Acções

Monitorizar e atualizar os conteúdos do site informativo da Segurança Social.

Ponto de Contacto

Ricardo Ferreira Leal

Departamento de Gestão de Clientes

Instituto de Informática, I.P.

Telf: 21 423 0000

E-mail: ii@seg-social.pt



Última atualização a 11 de Fevereiro de 2014