Implementação do Portal do MSESS
O objectivo subjacente à operação consiste na implementação da nova imagem do canal Internet da Segurança Social, por forma a melhorar a disponibilização dos conteúdos e a informação neles contida assim como autonomizar o serviço “Segurança Social Direta” do site.
Entidade
Instituto de Informática, IP
Entidades parceiras
Organismos do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social que publicam conteúdos no site da Segurança Social.
Destinatários/Beneficiários potenciais
Todos os cidadãos bem como todos os organismos públicos e privados.
Ponto de Situação
A operação “Implementação do Portal da Segurança Social” encontra-se actualmente concluída e em produção.
Custos envolvidos
Classificação Económica Investimento Elegível Aprovado Total Executado
Classificação Económica
|
Investimento Elegível Aprovado
|
Total Executado
|
|
|
|
|
|
|
D.01 - Desp. de Pessoal
|
17.995,20
|
76.722,69
|
|
D.07.01.07 - Hardware
|
312.167,20
|
209.641,20
|
|
D.07.01.08 - Software
|
89.759,40
|
129.743,40
|
|
Total
|
419.921,80
|
416.107,29
|
|
Taxionomia
Esta operação enquadra-se na tipologia de organização e integração transversal de serviços e de informação, numa lógica de “balcão único”, englobando também a componente de desenvolvimento de infra-estruturas tecnológicas de suporte á modernização administrativa.
Descrição breve
O objectivo subjacente à operação consiste na implementação da nova imagem do canal Internet da Segurança Social, por forma a melhorar a disponibilização dos conteúdos e a informação neles contida assim como autonomizar o serviço “Segurança Social Direta” do site.
O novo canal Internet da Segurança Social foi implementado com sucesso, podendo ser consultado em www.seg-social.pt.
Descrição pormenorizada
A presente implementação é suportada em nova tecnologia tanto de hardware como de software e disponibilizando um novo “Gestor de Conteúdos” que permite aos produtores de conteúdos trabalharem de forma autónoma na construção e disponibilização dos conteúdos a serem disponibilizados no site. Todos os conteúdos foram reescritos por forma a adaptá-los ao novo modelo e torna-los mais acessíveis aos utilizadores do site, Cidadão ou Empresa.
Foi também implementado o novo site da Segurança Social de acordo com a nova imagem definida para o canal Internet.
Durante a execução da operação foram verificadas dificuldades de vária ordem que levaram a que a entrada em produção dos novos canais Internet da Segurança Social sofresse um significativo atraso. As principais dificuldades e constrangimentos foram os seguintes:
- Dificuldade relacionada com a implementação da nova arquitectura técnica para a componente Web do II, que se verificou ser de complexidade superior à esperada;
- Processo de reformulação/actualização de conteúdos mais demorado do que o previsto não só devido à complexidade na adaptação desses conteúdos como à necessidade de correcções e afinações no próprio software de gestão de conteúdos;
- Limitação no nº de recursos internos afectos ao projecto;
- Atraso resultante da necessidade da uniformização da imagem entre canal informativo e canal Segurança Social Direta (SSD).
- Necessidade de efectuar testes exaustivos em termos de performance e de segurança de forma a não comprometer estas duas componentes fundamentais. Desses testes resultaram operações de correcção, algumas de grande morosidade temporal;
- Entrada em produção dependente da reformulação também efectuada na imagem da Segurança Social Direta de forma a que os dois serviços apresentassem uma imagem uniforme e coerente;
- Necessidade de compatibilização das datas de entrada em produção dos dois serviços de forma a não comprometer a normal evolução dos serviços transaccionais da SSD (foi necessário parar os desenvolvimentos no período que decorreu entre a entrada em produção dos dois serviços);
- Necessidade de aprovação pela tutela da entrada em produção dos dois serviços.
Dos constrangimentos acima referidos resultaram as seguintes datas de entrada em produção dos dois serviços:
- Disponibilidade na internet do site informativo da Segurança Social em 14/12/2012;
- Disponibilidade na internet do site da Segurança Social Direta (SSD) em 04/03/2013.
- De referir que os constrangimentos acima referidos tiveram como consequência um atraso significativo nas datas de entrada em produção mas, foram ultrapassados e não afectaram os objectivos e a qualidade do produto final.
Tecnologia
Foi utilizada a seguinte tecnologia:
Hardware:
Para a disponibilização do site informativo da Segurança Social estão a ser utilizados 2 servidores físicos (sparc) com 16 cores e 128 processadores virtuais a 1.41GHz.
Para a disponibilização do “Gestor de Conteúdos” está a ser utilizado 1 servidor físico (x86) com 12 cores e 24 processadores virtuais a 2,92GHz.
Software:
A arquitetura técnica do site assenta sobre o sistema operativo “Oracle Solaris” tendo-se optado preferencialmente por utilização de componentes de SW Open Source.
Anexos
De referir que este projecto, fruto da opção no seu desenvolvimento por produtos open source, a Setembro de 2013, foi selecionado conjuntamente com mais dois projectos, como candidato finalista ao prémio “Abertura” atribuído pela ESOP. http://www.esop.pt/esop-atribui-premio-abertura-2013-a-spms-servicos-partilhados-do-ministerio-da-saude-epe-projecto-de-migracao-para-open-source-podera-ser-alargado-ao-ministerio-da-saude/
Site
O novo canal Internet da Segurança Social foi implementado com sucesso, podendo ser consultado em www.seg-social.pt.
Resultados
Os dois serviços implementados entraram em produção nas seguintes datas:
- Disponibilidade na internet do site informativo da Segurança Social em 14/12/2012;
- Disponibilidade na internet do site da Segurança Social Direta (SSD) em 04/03/2013.
Durante os meses de janeiro a setembro de 2013, foram obtidos os seguintes dados estatísticos:
- Visitas: 7.248.885
- Visitantes únicos: 2.664.624
- Visualizações de página: 28.314.448
- Páginas por visita: 3,91
- Duração média da visita: 00:04:17.
Próximas Acções
Monitorizar e atualizar os conteúdos do site informativo da Segurança Social.
Ponto de Contacto
Ricardo Ferreira Leal
Departamento de Gestão de Clientes
Instituto de Informática, I.P.
Telf: 21 423 0000
E-mail: ii@seg-social.pt
Última atualização a 11 de Fevereiro de 2014