SIREVE – Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial
O recurso ao SIREVE é antecedido da submissão prévia ao autodiagnóstico financeiro, disponível numa plataforma online, que permite às empresas avaliar a sua situação económica e financeira e verificar se ainda dispõe de condições para se apresentar a um sistema de recuperação não judicial.

Título
SIREVE – Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial.

Entidade

IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

Entidades parceiras
Colaboração de diversas entidades na promoção e divulgação da iniciativa, nomeadamente das associações empresariais.

Destinatários/Beneficiários potenciais
Todas as sociedades comerciais e os empresários em nome individual que possuam contabilidade organizada.

Ponto de Situação
O SIREVE – Sistema de Recuperação de Empresas por via extrajudicial, é um instrumento negocial, alternativo ao processo de recuperação por via judicial, e que visa a recuperação das empresas pela via não judicial, promovendo a obtenção de uma solução consensual entre a empresa em dificuldades financeiras e os respetivos credores.

Custos envolvidos
A plataforma informática de suporte à realização do SIREVE e, posteriormente, de um mecanismo de detecção precoce de dificuldades financeiras denominado autodiagnóstico financeiro (EARLY Warning), foi desenvolvida e implementada com recursos do IAPMEI.

Taxionomia
Estimulo à competitividade e desenvolvimento empresarial, através de mecanismos de auto avaliação e reestruturação empresarial.

Descrição breve
O recurso ao SIREVE é antecedido da submissão prévia ao autodiagnóstico financeiro, disponível numa plataforma online, que permite às empresas avaliar a sua situação económica e financeira e verificar se ainda dispõe de condições para se apresentar a um sistema de recuperação não judicial.

Descrição pormenorizada
O SIREVE e o auto diagnóstico financeiro, foram desenvolvidos através de competências internas, com vista a dar cumprimento à missão e atribuições do IAPMEI, designadamente no que diz respeito, à execução de iniciativas de reforço da competitividade das empresas centradas num diagnóstico de auto avaliação disponível para as empresas que queiram recorrer ao SIREVE e para quaisquer outras que pretendam identificar áreas de potencial melhoria e implementar ações com vista ao reforço das mesmas.

O SIREVE e o autodiagnóstico associado, encontra-se disponível numa plataforma online, sendo apenas necessário realizar um registo prévio para dar início à sua realização.

Após a realização do diagnóstico e a consequente submissão do mesmo, as empresas obtêm de imediato um relatório com os resultados da sua autoavaliação e com a sinalização das alterações que devem ser realizadas a nível da empresa, de modo a melhorar aqueles indicadores económicos que se mostram mais vulneráveis a alterar os seus padrões de comportamento.

As empresas contam ainda com o apoio do IAPMEI, para tentar, em conjunto, elaborar planos de acção para melhoria da sua capacidade de gestão, através dos mecanismos de reestruturação disponíveis.

Tecnologia
O desenvolvimento tecnológico da plataforma foi efetuado recorrendo apenas recursos internos do IAPMEI.

Recomendações
Esta iniciativa é relevante para o reforço da competitividade das empresas uma vez que permite:

  • Estimular a antecipação do diagnóstico económico e financeiro que permite identificar, em momento adequado, as áreas e competências a melhorar e implementar acções que permitam o reforço da sua competitividade.
  • Realizar de uma forma autónoma e online a sua autoavaliação, ao ritmo que a empresa entenda desejável e com total privacidade.

Como fatores relevantes para criação de valor para as empresas aderentes destacam-se:

  • Envolvimento de toda a equipa diretiva na realização do diagnóstico;
  • Implementação de um plano de melhoria de competências com base no conhecimento resultante da autoavaliação e elaboração de um plano de reestruturação com base nesses elementos e com intervenção da entidade dinamizadora da iniciativa, o IAPMEI.

Próximas Acções
No âmbito da divulgação dos vários instrumentos de apoio geridos pelo IAPMEI, vão ser organizadas, em conjunto com as associações, acções de divulgação e sensibilização junto das empresas.

Ponto de Contacto
Telefone: 213836000
Email: sireve@iapmei.pt
info@iapmei.pt
Departamento de Revitalização Empresarial
Direção de Capacitação Empresarial

Anexos
O autodiagnóstico decorre do cumprimento do disposto no art.º 2º e 2º A, do Decreto-Lei n.º 178/2012 de 3 de agosto (SIREVE), republicado pelo Decreto-Lei n.º 26/2015 de 6 de fevereiro.

Ficha Autodiagnóstico Financeiro (Early Warning)
Logotipo AutoDiagnostico Financeiro

Site
Informação sobre a iniciativa no site do IAPMEI:
http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=2896

Acesso à plataforma através do link:
https://webapps.iapmei.pt/Sireve/Login.aspx

Resultados
Desde o lançamento da plataforma online (setembro de 2012) até à presente data (setembro de 2015), foram submetidos 515 SIREVE de diferentes setores de atividade que beneficiaram da mediação e acompanhamento do IAPMEI, dos quais 200 foram objecto de acordo e 183 não obtiveram acordo.


Última atualização: 16-10-2015