Geoportal Terra Quente
O Geoportal da Terra Quente surge com a necessidade de se criar um website não só para disponibilizar on-line os planos municipais de ordenamento do território (PMOTs) dos municípios, de modo a dar cumprimento à lei nº56/2007de 31 de Agosto, onde é referido que as autarquias são obrigadas a disponibilizar os PMOTs na internet, como também aumentar a interacção com o munícipe e disponibilização de serviços on-line contribuindo para a qualificação do atendimento ao munícipe.
Entidade: Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana - AMTQT
Entidades parceiras: Municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, AMTQT e Novageo Solutions S.A.
Destinatários/Beneficiários potenciais
O Geoportal Terra Quente está disponível via internet para diferentes grupos de utilizadores, passando por administradores de sistema, técnicos e eleitos dos municípios, munícipes e população em geral, com diferentes níveis de acesso às funcionalidades que o Geoportal oferece.
Ponto de Situação: O projecto Geoportal Terra Quente encontra-se concluído.
Descrição breve
No Geoportal dos três municípios disponibiliza-se toda a informação geográfica existente, a cartografia, as ortofotografias e os planos municipais de ordenamento do território entre outra, tendo por base dois módulos, a Consulta dos PMOT´s e Emissão de plantas de Localização desenvolvidas em ambiente web.
Para o Geoportal da AMTQT a informação é disponibilizada através da criação de um módulo de visualização que permite aceder a toda a informação geográfica dos cinco municípios pertencente à AMTQT.
Descrição pormenorizada
O Geoportal Terra Quente foi desenvolvido pela empresa Novageo Solutions S.A., tendo como apoio na sua criação, desenvolvimento e funcionamento a AMTQT e os três municípios que usufruíram desta solução web.
A integração de toda a informação geográfica fornecida pela AMTQT e os três municípios associados foi materializada em dois módulos para uma melhor organização e funcionalidade do Geoportal.
O módulo Consulta dos PMOT´s tem como função facilitar a consulta dos diversos PMOTs, tendo por base a cartografia de base existente.
O módulo Plantas de Localização proporciona a automatização do processo de impressão de plantas de localização utilizadas na instrução dos vários processos de licenciamento.
A principal dificuldade apresentada durante a fase de desenvolvimento do Geoportal foi a capacidade de resposta das ligações à internet, para visualização dos seus resultados.
Esta dificuldade está a ser ultrapassada com a ligação em fibra óptica dos edifícios municipais à Rede Comunitária de Banda larga da Terra Quente Transmontana e a sua colocação em serviço, permitindo uma melhoria nos serviços, com a implementação de soluções estruturadas de comunicações, de segurança, armazenamento e monitorização dos Sistemas de Informação.
Taxionomia
O Geoportal Terra Quente é uma solução web direccionada a três municípios associados da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana sendo Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor.
O Geoportal disponibiliza a informação georreferenciada em quatro âmbitos diferentes tais como informação SIG do município de Alfândega da Fé; informação SIG do município de Carrazeda de Ansiães; informação SIG do município de Vila Flor e informação SIG dos cinco municípios associados da AMTQT.
A infraestrutura de Hardware da AMTQT suporta a implementação da solução web através de uma infraestrutura de rede comunitária de Banda Larga da Terra Quente que liga os vários Municípios entre si, de um servidor com capacidade para receber a plataforma e com capacidade de alojamento das bases de dados geográficas.
Tecnologia
O desenvolvimento do software foi realizado externamente pela Novageo Solutions com recurso a tecnologias open-source. Nomeadamente, o servidor de mapas MapServer e a base de dados PostgreSQL com a extensão espacial PostGIS, juntamente com outras bibliotecas open-source. Para além disso, o sistema operativo instalado no servidor é igualmente open-source (Ubuntu).
Resultados
Com a aquisição do Geoportal Terra Quente a AMTQT e os municípios associados estão dotados de uma potencial ferramenta web que permite o acesso rápido a informação actualizada sobre o espaço geográfico dos municípios associados da Terra Quente Transmontana.
Recomendações
A plataforma web apresentada foi uma solução desenvolvida sobre software open source sendo por esta característica uma solução de baixo custo e isenta de licenciamento, para além de trazer benefícios ao nível da produtividade e eficiência dos serviços prestados pelo município, ao disponibilizar todo um conjunto de informação mais rápida, exacta e actualizada.
Para que se tire partido máximo desta solução terá de se possuir largura de banda suficiente ou banda larga.
Próximas Acções
As próximas acções a desenvolver pela AMTQT serão no âmbito de acções de formação para os técnicos da autarquia, na utilização do Geoportal.
Site
www.amtqt.pt e www.cm-alfandegadafe.pt
Ponto de Contacto
• AMTQT
Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana
Rua Fundação Calouste Gulbenkian,
5370-340 Mirandela
Site: www.amtqt.pt
Tel: 278201430
Responsável pela iniciativa:
Nome: Manuel Miranda
Área de formação: Engenharia Civil
Função: Secretário-Geral
Email: manuel.miranda@amtqt.pt
• NOVAGEO SOLUTIONS
Novageo Solutions
Estrada da Ponte n.º 2
Quinta Grande - Alfragide
2610-141 Amadora
PORTUGAL
Site: www.novageo.pt
Tel: 214 213 262
Responsável pela iniciativa:
Nome: André Silva
Função: Gestor de projeto
Área de formação: Engenharia do Ambiente
Email: andre.silva@novageo.pt