Escola Mais Próxima do Cidadão
A aplicação electrónica “Escola Mais Próxima do Cidadão” da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação visa facilitar rapidamente a satisfação de necessidades temporárias das escolas, colocando com eficiência professores em curto espaço de tempo, menorizando significativamente os custos financeiros e humanos resultantes da falta de professores numa escola.

Iniciativa: Escola Mais Próxima do Cidadão
Entidade: Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação (DGRHE)
Destinatários/Beneficiários potenciais: O projecto tem como destinatários candidatos ao preenchimento de necessidades temporárias de professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
Categoria: Administração Electrónica
Ponto de Situação: Implementado em 2007/2008 continua activo.
Site: www.dgrhe.min-edu.pt


O novo método de concurso feito via electrónica veio agilizar um processo outrora demasiado moroso tanto para as escolas que precisavam de ver as suas vagas rapidamente preenchidas, como para os candidatos, alunos e famílias.

O esquema é simples: sempre que uma escola tem necessidade de colocar um novo professor, coloca o seu anúncio através deste sistema. Paralelamente, os candidatos recorrem à mesma aplicação electrónica para verem as propostas de trabalho disponíveis e candidatam-se àquelas que mais lhes convêm.

As escolas fazem posteriormente a selecção dos seus candidatos que, caso sejam seleccionados, automaticamente recebem um e-mail a adverti-los que foram seleccionados, bem como uma cópia provisória do contrato que vão assinar.

O novo sistema está ainda preparado para calcular qual vai ser o vencimento de cada candidato seleccionado.

Recomendações

Trata-se de uma forma expedita de contratação a termo destinada à realização diária de múltiplos contratos, subordinados a regras de segurança jurídica, pugnando pela transparência do processo de selecção e sem riscos de validade formal.

Além disso, confere a oportunidade de simultaneamente o candidato propor-se a várias ofertas em todo o país dispondo, deste modo, de oportunidades de emprego múltiplas e de conhecimento fácil.

Próximas Acções 

Ao longo do período em que este procedimento tem estado a ser implementado, têm sido realizadas reuniões com as escolas para ouvir as suas necessidades de modo a implementar mais funcionalidade que ajudem à simplificação do seu trabalho. 

Anexos
 
Mais informações a respeito deste instrumento podem ser colhidas junto das Escolas, Direcções Regionais de Educação e Professores.

Resultados
  • Poupanças a nível de tempo e dinheiro;
  • Maior celeridade na colocação dos docentes;
  • Mais tempo de aulas para os alunos;
  • Maior acesso dos candidatos a oferta de horários;
  • Maior simplicidade no processo de acesso a horários e na candidatura.

Ponto de Contacto

Jorge Sarmento Morais
Director-geral da DGRHE
Tel.: (+351) 213 938 600
jsmorais@dgrhe.min-edu.pt

Susana Castanheira Lopes
Directora de Assuntos Jurídicos e do Contencioso da DGRHE
Tel.: (+351) 213 938 600
smlopes@dgrhe.min-edu.pt

 Última Actualização: terça-feira, 12 de Maio de 2009