Disponibilização Online da Conta Corrente ao Fornecedor e Cliente
Com o objectivo de colocar todas as potencialidades dos sistemas de informação ao serviço das necessidades e expectativas dos cidadãos e das entidades que se relacionam com o Município do Porto, foi disponibilizada uma nova ferramenta tecnológica que permite aos fornecedores e clientes acederem às respectivas contas-correntes com a autarquia através do portal institucional.

Iniciativa: Disponibilização Online da Conta Corrente ao Fornecedor e Cliente
Entidade: Câmara Municipal do Porto
Destinatários/Beneficiários potenciais: Fornecedores e clientes da Câmara Municipal
Categoria: Administração Electrónica
Ponto de Situação: A medida ainda se encontra em curso.
Site: www.cm-porto.pt/gen.pl?sid=cmp.sections/971 e http://cmpexternos.cm-porto.pt/ccref 

Nesta fase, os primeiros clientes a beneficiar deste serviço são os Encarregados de Educação dos alunos que frequentam as Escolas de Ensino Básico do 1.º Ciclo, que podem agora, a partir de qualquer computador com acesso à Internet, consultar a informação actualizada relativa às despesas decorrentes das refeições escolares dos seus educandos, acedendo aos dados dos documentos emitidos, pagos, anulados, em débito, ou em cobrança coerciva.

Esta solução proporciona-lhes um acesso rápido e seguro à sua conta corrente, sem deslocações e sem perdas de tempo, e será, futuramente, alargada a outros clientes da Edilidade. O acesso à conta corrente online de clientes encontra-se disponível na Extranet do Município do Porto. As credenciais de acesso a este novo serviço foram, ou serão, enviadas por carta aos encarregados de educação.

No que respeita aos fornecedores do Município do Porto, esta aplicação faculta informação exaustiva respeitante a todos os documentos emitidos, pendentes, ou pagos. As credenciais de acesso a este novo serviço podem ser obtidas através de formulário próprio de adesão aos serviços online.

Esta iniciativa é uma das medidas municipais do Simplex Autárquico para 2008/2009. Lançado no dia 3 de Julho de 2008, o Simplex Autárquico visa a simplificação nomeadamente no que se refere à consulta pública, à transparência e à prestação de contas e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e reduzir os encargos administrativos para os cidadãos e para as empresas.

Tecnologia

O sistema de consulta online (clientes e fornecedores) é responsável por disponibilizar informação associada aos movimentos contabilísticos efectuados entre o Município do Porto e entidades externas.

A aplicação implementada em ambiente WEB, utiliza Web Services, de modo a possibilitar a comunicação com os demais sistemas já existentes no Município do Porto e desenvolvidos em plataformas distintas.

Os dados disponibilizados nas páginas WEB não são extraídos directamente a partir das bases de dados em produção no Município do Porto. A base de dados que suporta a aplicação é alimentada a partir de Web Services. A frequência das actualizações está definida no Módulo de Administração.

Os sistemas que alimentam a base de dados deste aplicativo são os seguintes:
  • Sistema de Contabilidade Autárquica (SCA);
  • Sistema Integrado de Gestão da Receita (SIG-R);
  • Base de Dados do aplicativo Escolas;
  • Gestão Centralizada de Entidades (GCE).
Recomendações

Como ponto forte podemos evidenciar a permissão aos fornecedores e aos clientes de acesso remoto, através da Internet, às respectivas contas correntes com a Autarquia, proporcionando uma informação sempre actualizada.

Com a conta corrente online procurou-se diminuir e eliminar tendencialmente as tarefas de resposta às solicitações tanto escritas como telefónicas, assim como diminuir de custos com o consumo de papel e outro material de economato.

Por outro lado, com este novo sistema foi possível a optimização do tempo dos colaboradores da Autarquia e dos próprios fornecedores e clientes, os quais não tem necessidade de se deslocar ou contactar para aceder à informação.

Próximas Acções

A próxima fase será o alargamento a outros clientes para além dos encarregados de educação e das escolas.

Resultados

Através do presente projecto são esperados numa primeira fase um mínimo de 800 acessos à conta corrente, bem como uma redução de 20% em termos de utilização de resmas de papel. 

Ponto de Contacto 

Agostinho Cardoso agostinhocardoso@cm-porto.pt
 
Adília Almeida adiliaalmeida@cm-porto.pt 

Isabel Santos isabelsantos@cm-porto.pt


 Última Actualização: 10 de Janeiro de 2012