Logo IPL
Correio electrónico, agenda unificada e VoIP
A solução apresentada tinha como objetivo a atualização das plataformas de
correio electrónico, a implementação de uma agenda unificada, pesquisável e
acessível e a mudança da tecnologia de comunicações fixas para a tecnologia
VoIP.

Entidade

Instituto Politécnico de Leiria

Destinatários/Beneficiários potenciais

Comunidade académica do IPL (estudantes, docentes e não docentes)

Ponto de Situação

Concluído

Descrição breve

A solução apresentada tinha como objetivo a atualização das plataformas de
correio electrónico, a implementação de uma agenda unificada, pesquisável e
acessível e a mudança da tecnologia de comunicações fixas para a tecnologia
VoIP.

As plataformas de correio electrónico existentes no IPL encontravam-se
desatualizadas e subdimensionadas para a realidade da instituição. Além disso,
dificultavam a mobilidade interna e externa dos colaboradores, que estavam
“presos” ao posto de trabalho.

A mudança para a tecnologia VoIP, permitiu a unificação do Plano Global de
Extensões Internas, a possibilidade de efetuar comunicações entre campus
dispersos geograficamente a custo zero e ainda aderir ao projeto VoIP da FCCN
que possibilitou uma poupança global nas chamadas.

Descrição pormenorizada

A mobilidade potenciada pelo novo sistema de correio electrónico permite ao
colaborador o acesso a todas as mensagens, o seu estado (respondida, lida, etc.)
em qualquer local.

Em conjunto com a agenda unificada permite um planeamento do trabalho que até
então não era possível. Neste momento é possível, ao agendar uma reunião, ter a
percepção imediata da disponibilidade de todos os intervenientes.
O VoIP e integração do Plano Global de Extensões Internas no livro de endereços
do correio electrónico promove a comunicação telefónica no IPL, entre
colaboradores e entre campus.

A maior dificuldade sentida foi a migração das contas de correio electrónico para
o novo sistema. As provas dadas pelo antigo sistema de correio electrónico em
termos de fiabilidade foram um entrave à adopção do novo sistema. A par disso
a resistência à mudança, inerente ao ser humano, contribuiu para uma maior
dificuldade em efetuar a migração. A sensibilidade dos elementos da Direcção de
Serviços Informáticos e da Presidência do IPL a estes assuntos ditou o
calendário de migração que foi revisto na fase de implementação, face ao
proposto na definição de projeto.

Tecnologia

Microsoft Exchange
VoIP - Linux + OpenSER + Asterisk

Recomendações

Sensibilidade na migração das plataformas e na forma como esta mudança
afecta o trabalho corrente dos utilizadores, a par da resistência à mudança.

Próximas Acções

Disponibilização de um website onde será possível efetuar a pesquisa de
contactos (email, telefone).

Ponto de Contacto

Ricardo Grilo
Coordenador Técnico da Direção de Serviços Informáticos
dsi@ipleiria.pt
244830010
Rui Silva
Coordenador da Unidade de Planeamento e Controlo
dsi@ipleiria.pt
244830010

Site

www.ipleiria.pt/iplxxi

Resultados

  • Novo sistema de correio electrónico
  • Agenda Unificada
  • Controlo e redução de custos nas comunicações telefónicas da entidade a nível global.