Concurso para Docentes
Depois de atribulado Concurso 2004/2005, a nova equipa de gestão da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) tinha como objectivo principal a correcta realização do Concurso de 2005-2006. Para tal, o concurso foi transformado num processo integralmente electrónico. O resultado foi um caso de sucesso público e reconhecido na introdução de novas tecnologias na Administração Pública.
Iniciativa: Concurso para Docentes 2005-2006
Entidade: DGRHE – Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação
Destinatários/Beneficiários potenciais: O público-alvo são os Docentes. Outros destinatários são as Escolas, a DGRHE e o ME.
Categoria: Administração Electrónica
Ponto de Situação: Em continua evolução. A preocupação actual concentra-se no tratamento da informação de forma a garantir a segurança, qualidade e a geração de conhecimento que permita o gestor tomar decisões. A integração de canais para que a informação possa circular entre os mesmos com consistência.
Custos envolvidos: Cerca de 800 mil euros.
Site: www.dgrhe.min-edu.pt
A execução do referido concurso responder a regras de elevada complexidade e difícil compreensão por parte dos cerca de 130.000 candidatos que são envolvidos anualmente. O factor tempo trouxe uma dificuldade acrescida, não só pelo reduzido prazo de implementação (quatro meses), mas também pelos prazos de publicação de resultados.
O objectivo do projecto consiste em tornar todo o processo de concurso mais eficiente, de modo a permitir a publicação atempada das listas, com elevada qualidade, transformando o Concurso de Docentes num processo integralmente electrónico, desde a fase de candidatura e validação documental, até às fases de reclamação e recurso hierárquico.
Recomendações
Este serviço permitiu à DGRHE estabelecer uma metodologia clara de responsabilização de cada uma das partes: os candidatos foram 100% responsáveis pela candidatura, sendo os únicos com acesso à mesma; as escolas foram as únicas responsáveis pela validação documental; a DGRHE foi a única responsável pelo processamento das candidaturas e apuramento de resultados. Desta clarificação resultou um processo concursal mais fluído e menos conflituoso, como se pôde apurar pelas percentagens de reclamações e de recursos atingidas.
Próximas Acções
O concurso integralmente electrónico constituiu, a nível de um processo completo e massificado à escala nacional, uma inovação sem paralelo na administração pública portuguesa. Para a tomada desta decisão contribuíram decisivamente a confiança na maturidade da tecnologia de Internet e a convicção da capacidade dos candidatos e das escolas aderirem e reconhecerem as vantagens da utilização de aplicações informáticas simples e colaborativas. Esta iniciativa levou á continua criação de novos serviços para os clientes, docentes e escolas, simplificando e aproximando cada vez o cliente das instituições estatais.
Anexos
"
Concurso para Docentes 2005-2006" - nomeação no âmbito da 4ª edição do Prémio de Boas Práticas no Sector Público (2006)
Resultados
Benefícios para os candidatos:
- Formulário único para todos os candidatos;
- Menores custos;
- Apoio no preenchimento através da inteligência dos formulários;
- Instruções on-line;
- Alertas;
- Preenchimento automático;
- Validações;
- Certeza que os dados preenchidos são os considerados na produção das listas;
- Menos reclamações;
- Fiabilidade dos dados introduzidos.
Benefícios para o Ministério da Educação:
- Maior facilidade de verificação e validação por parte das escolas;
- Redução de custos;
- Clarificação de responsabilidades;
- Menor número de reclamações e maior qualidade do seu tratamento;
- Produção atempada de listas de elevada qualidade.
Foram criados front-offices para atendimento dos candidatos ao concurso: um call-center com cerca de 30 postos de atendimento permanente a partir de qualquer ponto do país; uma loja, na sede da DGRHE, preparada para funcionar com 13 postos de atendimento presencial; e uma equipa para resposta em menos de 24 horas a todos os e-mails com perguntas sobre o concurso de docentes.
Estes novos canais permitiram separar e clarificar, em termos organizativos, as funções de front-office e de back-office. Todo o atendimento foi feito tendo acesso aos dados dos candidatos, atingindo-se uma elevada eficácia nas respostas e esclarecimentos.
Ponto de Contacto
Jorge Sarmento Morais
Director-geral da DGRHE
Tel.: (+351) 213 938 600
jsmorais@dgrhe.min-edu.pt
Última Actualização: segunda-feira, 8 de Junho de 2009