Concurso de Venda de Imóveis no Site da Segurança Social
O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP, aperfeiçoa o canal online para venda de imóveis de forma a atingir novos mercados . Através de uma busca contínua de qualidade e inovação e com uma equipa totalmente dedicada a esta área de negócio, segmentaram-se os imóveis em função do interesse do mercado e lançaram-se iniciativas diferenciadas de promoção. A informação sobre os imóveis em processo de concurso é disponibilizada numa plataforma online, permitindo conhecer os imóveis em venda, através de fotografias, plantas ou marcando uma visita aos mesmos. Para isso basta aceder ao site www.seg-social.pt ou www.portaldocidadao.pt.

Iniciativa: Concurso de Venda de Imóveis no Site da Segurança Social 
Entidade: Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I.P. (IGFSS)
Destinatários/Beneficiários potenciais: Os cidadãos e entidades interessadas em adquirir património da Segurança Social.
Categoria: Administração Electrónica
Ponto de Situação: Os concursos de venda de imóveis são periódicos. Normalmente, têm lugar duas vezes por ano, quando são postos à venda de 20 a 100 imóveis.
Custos envolvidos: Não existem custos, dado que se recorre a meios internos, com excepção da publicação de anúncios em jornais que ronda os 30 mil euros por concurso.
Site: www.seg-social.pt ou www.portaldocidadao.pt


Este projecto consiste na promoção do concurso de venda de património imobiliário do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), através do site da Segurança Social, disponibilizando todas as informações sobre os imóveis em venda, fotografias, plantas, calendários de visitas e regulamento do concurso. A promoção no site é uma medida que se insere no Plano de Qualidade que está a ser implementado em todo o Ministério.

A fraca divulgação do concurso nos anos anteriores e a sobrecarga ao nível do atendimento durante o período do concurso impulsionou a implementação deste projecto, cujos objectivos são os seguintes:
  • Atrair um maior número de potencias compradores;
  • Facultar informação detalhada dos imóveis com o intuito de reduzir o volume de contactos telefónicos e pessoais com os serviços.
Na página de abertura do site da Segurança Social (Index), foi colocado um banner promocional, com hiperligação para o menu principal do concurso.

O menu de abertura do concurso tinha um texto introdutório sobre como consultar os dados dos imóveis e o elenco das condições para concorrer, bem como uma lista de imóveis, endereços e valor base de licitação.

Cada fracção, por sua vez, tinha hiperligação para uma página exclusiva com fotografias, do interior e da fachada, da planta, sempre com possibilidade de poderem ser aumentada, para uma melhor visualização. Esta página facultava ainda uma lista detalhada das suas características e o calendário de listas e respectivo, já que cada imóvel tinha um período específico.

Em termos de metodologia, do ponto de vida da funcionalidade da área de conteúdos, procurou-se assegurar um nível máximo de interactividade entre as páginas, mediante a colocação de uma barra de navegação em cada página, que permitia navegar entre as várias fracções e o próprio menu inicial do concurso.

Ainda em termos de funcionalidade, procurou-se garantir o menor tempo possível no carregamento das páginas e ter no máximo três clicks para obter a informação. Quis-se assim, evitar a dispersão informativa e a fadiga no visionamento das páginas.

Resultados (face aos concursos anteriores)
  • Melhor divulgação do concurso de venda de imóveis; 
  • Agilização dos serviços, por diminuição dos pedidos de plantas, calendário de visitas e regulamento do concurso; 
  • Diversificação e aumento do público-alvo, rentabilizando os custos com publicidade do concurso e alargando a uma leque cada vez mais diversificado de canais de comunicação, sem mais custos.
Ponto de Contacto
 
Filipe Almeida e Silva
Director do Departamento Património Imobiliário
Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I.P. (IGFSS)

Tel.: (+351) 218 433 300
filipe.silva@seg-social.pt  
 
Última Actualização: quarta-feira, 17 de Março de 2010