Carta Energética Municipal de Loulé
Entidade: Câmara Municipal de Loulé
Entidades parceiras: Participou nesta parceria, a AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, entidade que executou o levantamento da rede elétrica.
Destinatários/Beneficiários potenciais
Os beneficiários e destinatários desta iniciativa são os munícipes, enquanto utilizadores da rede de iluminação pública.
Ponto de Situação
Concluído e em pleno funcionamento, registando-se diariamente vários pedidos dos munícipes, o que é feito através da internet.
Custos envolvidos
Os custos mais relevantes foram os relacionados com o levantamento da rede elétrica, que foi parcialmente suportado pela autarquia.
Taxionomia
O Município de Loulé, em toda a área de cobertura da rede de iluminação pública. Nesta fase inicial encontra-se disponível o levantamento referente às cidades de Loulé e de Quarteira e outras áreas adjacentes. Gradualmente vai ser disponibilizada informação referente às restantes freguesias.
Descrição breve
Através da internet http://cantino.cm-loule.pt/iluminacaopublica/index.html) qualquer munícipe pode identificar uma anomalia na rede de iluminação pública, assinalando no mapa o tipo de problema (lâmpada apagada, avaria, falta de luminária, etc.). Ao fechar o registo, o sistema envia uma mensagem para a Divisão de Eletricidade e Iluminação Pública da autarquia. Após a receção da mensagem é automaticamente enviado um e-mail ao munícipe acusando a entrada da reclamação e é desencadeado internamente o processo para o solucionar.
Descrição pormenorizada
Através do levantamento da rede de iluminação pública, a autarquia dispõe de informação exaustiva sobre a mesma, desde as características técnicas de todos os Postos de Transformação, aos tipos de suportes das luminárias e às características das mesmas (potência, modelo, etc.) e inclusive em fotografia.
Esta informação destina-se exclusivamente a utilização interna, da Divisão de Eletricidade e Iluminação Pública, facilitando e agilizando a identificação dos problemas e a sua resolução.
Ao disponibilizar aos munícipes um mapa, onde se encontram referenciadas todas as lâmpadas, basta ser assinalada o tipo de anomalia e preenchido um quadro com a identificação do munícipe (nome, e-mail e telefone).
Ao fechar a “reclamação”, uma mensagem é automaticamente enviada para a Câmara Municipal, que acusa sempre a receção da mesma e desencadeia diariamente os procedimentos para solucionar os problemas identificados.
A Divisão de Informação Geográfica e Cadastro teve uma participação ativa neste processo, assegurando o desenvolvimento das plataformas informáticas.
Tecnologia
O desenvolvimento da plataforma SIG (Sistema de Informação Geográfica) inclui diversas componentes: uma Base de Dados Geográfica onde são armazenados os dados relativos à Iluminação Pública e Registo de Pedidos efectuados pelos munícipes; uma Aplicação Web de Gestão, onde os técnicos da Divisão de Eletricidade e Iluminação Pública procedem à gestão dos dados e dos pedidos; e uma Aplicação Web de Registo de Pedidos, onde os munícipes efetuam os pedidos. Esta plataforma é suportada em termos de software pela tecnologia ESRI (ArcGIS Server e ArcGIS Viewer for Flex), ESRI Portugal (MuniSIG Web) e Microsoft SQL Server.
Recomendações
Esta iniciativa, desencadeada como consequência da evolução do SIG Municipal, em termos de integração e disponibilização de informação, destaca-se pela importância da existência de uma base comum de informação, pelo aumento da eficácia e eficiência dos procedimentos e trabalhos técnicos e administrativos, dentro da autarquia, sendo consequentemente um instrumento promotor de uma melhor prestação do serviço público ao cidadão.
Próximas Acções
O Município de Loulé já tem em preparação a disseminação deste procedimento para outras áreas, como os Espaços Verdes, a Saúde Pública, as Águas, o Saneamento Básico, etc., com o objetivo de facilitar a comunicação entre os munícipes e a autarquia.
Resultados
Diariamente são recebidos no Município vários pedidos, relatando as avarias ou necessidade de colocação de luminárias. Pode-se considerar já um caso de sucesso, até pelos comentários que têm sido recebidos, de vários munícipes, satisfeitos com a rápida resolução dos problemas identificados.
Anexos
Foram desenvolvidos dois manuais de apoio para ajudar o munícipe a utilizar e registar pedidos na aplicação.
A Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Eventos da CM Loulé, fez sair uma Nota de Impressa em 2 de Março de 2012, dia da apresentação do conjunto de iniciativas levadas a cabo pela Câmara Municipal de Loulé ao nível da eficiência energética, com particular destaque para um projeto pioneiro em toda a região – a Carta Energética Municipal .
A ESRI Portugal encontra-se actualmente a elaborar um Caso de Estudo tendo por base a presente iniciativa.
Imagens
Image_Ilum_Publica_01.jpeg
Image_Ilum_Publica_02.jpeg
Site
Website: www.cm-loule.pt
Ligação direta: http://cantino.cm-loule.pt/iluminacaopublica/index.html
Ponto de Contacto
Margarida Bentes
Divisão de Informação Geográfica e Cadastro (DIGC)
margarida.bentes@cm-loule.pt