COLIBRI – Ambiente Colaborativo Multimedia

A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) desenvolveu o projeto COLIBRI com o intuito de disponibilizar às instituições de ensino superior uma ferramenta tecnológica que tornasse mais simples e fácil a realização de sessões de trabalho colaborativo, sem ter que recorrer às plataformas de videoconferência tradicionais que exigiam grandes investimentos em espaço físico, equipamento e posterior formação.


Entidade: FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional
Entidades parceiras: Este projeto foi financiado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, POS_C/EU
Destinatários/Beneficiários potenciais: A população-alvo tem uma dimensão na ordem dos 400.000 utilizadores e inclui, na sua grande maioria, professores, investigadores, alunos e funcionários de estabelecimentos de Ensino Superior.


Ponto de Situação : O projeto de desenvolvimento encontra-se concluído, tendo a plataforma entrado em produção em fevereiro de 2010. Depois de 2 anos de atividade e alguns desenvolvimentos menores (atualizações de versões, módulo Moodle), está em fase de planeamento a reestruturação da infraestrutura para passar a ser resiliente em caso de falha, através da replicação dos servidores responsáveis pelo serviço.
Nos primeiros 3 meses do ano de 2012 foi utilizado para criar 1243 sessões de 299 utilizadores distintos originários de 34 instituições, totalizando mais de 151 mil minutos de conversação em 7973 participações.

Taxionomia: Administração Pública / Ensino Superior

Descrição breve
A visão que orientou todo o desenvolvimento do COLIBRI foi: «qualquer indivíduo consiga realizar uma sessão de colaboração, interativa e com qualidade em suporte áudio, vídeo e dados, em qualquer dispositivo (terminal HD VC, terminal VC, PC, PDA, telemóvel com vídeo, telefone), em qualquer localização (instituição, casa, em viagem), em qualquer tempo (ao vivo, diferido), com um ou mais indivíduos».
A plataforma foi desenvolvida sobre um produto comercial, consistindo o desenvolvimento na adaptação do interface do utilizador ao perfil dos utilizadores e a ativação de um módulo de autenticação e autorização que limita o uso da plataforma à comunidade alvo de utilizadores.

Descrição pormenorizada
O COLIBRI apresenta-se como uma ferramenta de comunicação para a realização de aulas, reuniões ou sessões de trabalho. Baseado num produto comercial, compatível com os protocolos e codecs standard do mercado, permite a integração com uma grande diversidade de terminais ligados a redes IP usando tecnologias de acesso distintas.

Permite a realização de sessões multi-ponto com dados, gravação e streamming. As sessões são agendadas autonomamente através do portal com autenticação federada (RCTSaai).
O processo de desenho e análise decorreu no âmbito da extensão do Projeto Estúdios. A pesquisa de soluções técnicas decorreu durante o ano de 2008, tendo a solução sido adquirida e instalada no final desse ano.

Durante o ano de 2009 foram realizados vários testes, demonstrações e utilizações em diversos ambientes que permitiram verificar que o interface Web original disponibilizada pela ferramenta não era adequada. No segundo semestre de 2009 o portal COLIBRI foi implementado de forma a permitir o agendamento de sessões de forma fácil, num ambiente seguro. Em fevereiro de 2010, o COLIBRI foi anunciado à comunidade no evento Jornadas RCTS. Em abril de 2010, o COLIBRI acomodava já dezenas de sessões mensais, tendo verificado um crescimento consistente desde então, atingindo em 2011 mais de 3600 sessões. Em 2012 o número de sessões mensais supera as 600.

Durante o ano de 2010 foi desenvolvido um módulo Moodle por parte da Universidade Aberta que obrigou à evolução do portal COLIBRI de forma a poder permitir o acesso automático às sessões de videoconferência através deste LMS.

Tecnologia
O ambiente de colaboração baseia-se no produto “Radvision Scopia Desktop”. Este produto é composto por equipamento proprietário para processamento de vídeo e dois servidores com sistema operativo Windows. Este produto, a par com software proprietário desenvolvido em Java, utiliza software open-source, nomeadamente: Apache Tomcat e MySQL. Todas as funções de gestão que permitem a integração do portal COLIBRI com o produto são realizadas através da API REST disponibilizada pela Radvision.
São utilizadas para suporte deste serviço diversas ferramentas, a saber:

  • MediaWiki – Wiki que contém toda a documentação de suporte aos utilizadores;
  • Nagios – Mecanismo de monitorização e alarmística;
  • CACTI/RRD – Mecanismo de monitorização de performance.

O sistema de autenticação é baseado no software Shibboleth, o qual se integra com os mecanismos de gestão de perfis usados nas instituições de ensino superior.

Recomendações
Centrar nos Utilizadores: ao criar um serviço TIC é importante desenhar o serviço centrado nas espectativas e necessidades dos utilizadores. A adaptação da plataforma à realidade portuguesa e ao ambiente académico foi fundamental para o sucesso do serviço.
Divulgar: fazer desde o início um plano de divulgação que atinja o público-alvo. Utilizar os novos meios como as redes sociais, integrados com métodos mais tradicionais como folhas de serviço e sessões de divulgação junto dos utilizadores.

Monitorizar e fazer estatísticas de uso: manter de forma regular uma análise sobre o desempenho da plataforma e as suas métricas de uso por forma a compreender a sua evolução e antecipar necessidades dos utilizadores. Sempre que possível divulgar essa informação, mesmo que resumida.

Planear para suportar: identificar desde o primeiro momento os mecanismos financeiros para garantir o suporte técnico por parte das equipas envolvidas, sejam elas internas ou externas. Todos os serviços TIC necessitam de estar preparados para dar apoio ao utilizado
Recursos Humanos: juntar e manter no seio da organização os elementos chave para o desenvolvimento e manutenção do projeto.

Próximas Acções
Evolução da plataforma para a versão 2.0 com a integração de mecanismos de resiliência.
Ativação do protocolo SIP, o que permitirá a integração com os projetos, como por exemplo: VoIP@RCTS.
Divulgação mais ativa junto das instituições de ensino superior desta plataforma.

Anexos
Identificação de outras informações complementares à Iniciativa, como por exemplo instrumentos desenvolvidos durante a Iniciativa, notícias, testemunhos dos beneficiários e/ou legislação associada.

Site do Serviço
• http://colibri.fccn.pt
Manual do Utilizador COLIBRI
• https://webconference.fccn.pt/wiki/index.php/Manual_do_Utilizador
Add-on Firefox desenvolvido pela FCCN
• https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/colibri-hosting-plugin-for-fir/
Módulo Moodle desenvolvido pela Universidade Aberta em parceria com a FCCN
• http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=4463
Documentação sobre a plataforma “Radvision Scopia”
• http://www.radvision.com/Products/Infrastructure/MCUs/SCOPIA-100-400-MCU/default.htm

Resultados
Descrição dos resultados da Iniciativa, caso a mesma já esteja concluída. Se tal não for o caso, referir os resultados esperados com a implementação da Iniciativa.

Mês          Número de Sessoes
2010-04     65
2010-05     178
2010-06     88
2010-07     69
2010-08     13
2010-09     243
2010-10     276
2010-11     285
2010-12     195
2011-01     307
2011-02     399
2011-03     789
2011-04     550
2011-05     715
2011-06     451
2011-07     405
2011-08     76
2011-09     520
2011-10     631
2011-11     707
2011-12     489
2012-01     600
2012-02     567
2012-03     704

Site 
http://www.fccn.pt/pt/servicos/comunicacao-e-colaboracao/ambiente-colaborativo-multimedia-colibri/


Ponto de Contacto
Nome: Rui Ribeiro
e-Mail: colibri@fccn.pt,
Fixo: 218440100
Tlm: 919989127

 

 Última atualização a 10 de Abril de 2012