Biblioteca Sonora Digital
A Biblioteca Sonora Digital é um repositório eletrónico, acessível em linha, de fonogramas não musicais – livros falados ou áudio livros – produzidos e disponibilizados pela Biblioteca Sonora da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Entidade: Câmara Municipal do Porto. Pelouro do Conhecimento e Coesão Social – Direção Municipal de Cultura / Departamento Municipal de Bibliotecas; Direção Municipal de Sistemas de Informação / Departamento Municipal de Desenvolvimento de Aplicações.
Entidades Parceiras: Novabase, S.A. - Parceria – aquisição de serviços – no desenvolvimento da solução aplicacional e sua integração com o Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas (SIGB HORIZON).
Destinatários/Beneficiários potenciais: O acesso direto aos conteúdos áudio disponibilizados no âmbito da Biblioteca Sonora Digital é gratuito, mas restrito – autenticação requerida – exclusivamente a cidadãos portadores de deficiência visual: cegos e amblíopes. Este condicionalismo decorre de imperativos legais, designadamente os estabelecidos no Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Neste âmbito, a reprodução áudio de obras licitamente publicadas só é admitida se estritamente destinada a cidadãos com deficiência visual.
Todavia, a pesquisa das obras disponibilizadas em formato áudio digital pode ser efectuada, via Internet, no Catálogo Publico de Acesso em Linha das Bibliotecas Municipais do Porto por todos os cidadãos. O modo mais expedito será pesquisar directamente no separador/colecção temática, denominada ‘Áudio e Braille’. A pesquisa em linha é intuitiva e pode ser efectuada – utilizando vários critérios de selecção e pontos de acesso (palavra-chave, autor, título, assunto, etc.) – em modo gráfico ou numa versão texto que cumpre as directivas para a acessibilidade do conteúdo na Web.
Ponto de Situação: Concluído
Taxionomia
Repositório eletrónico de fonogramas não musicais (livros falados ou áudio livros) destinado exclusivamente a cidadãos portadores de deficiência visual.
O objectivo primacial que motivou a decisão de desenvolver uma iniciativa neste âmbito foi fomentar a inclusão e o acesso ao conhecimento nas Bibliotecas Municipais do Porto, nomeadamente junto deste público-alvo. Complementarmente, este projecto contribui para a modernização do serviço existente nesta área (Biblioteca Sonora), facilita a pesquisa e o acesso à informação, reduz custos de contexto e induz a migração, transferência e preservação de suportes e conteúdos áudio.
Descrição breve
A Biblioteca Sonora Digital é um repositório eletrónico, acessível em linha, de fonogramas não musicais – livros falados ou áudio livros – produzidos e disponibilizados pela Biblioteca Sonora da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
O acesso direto aos conteúdos áudio disponibilizados no âmbito da Biblioteca Sonora Digital é gratuito, mas restrito (autenticação requerida) exclusivamente a cidadãos portadores de deficiência visual: cegos e amblíopes.
Descrição pormenorizada
O utilizador autenticado no sistema tem acesso direto aos conteúdos áudio disponibilizados no âmbito da Biblioteca Sonora Digital. A partir do próprio registo bibliográfico pesquisado e selecionado, basta clicar na hiperligação associada à menção “CONTEÚDO DIGITAL(IZADO)” para ser automaticamente iniciado o correspondente processo de transferência do(s) ficheiros(s) podendo, de imediato, descarregar e guardar o fonograma. Após transferir o(s) ficheiro(s) comprimido(s) e efectuar a respetiva extração, é possível a audição dos conteúdos áudio digital através do software de leitura de som ou multimédia compatível com o formato mp3 que estiver instalado ou pré-definido no computador ou em dispositivo externo de leitura/reprodução.
Ao longo deste projeto foram sentidas algumas dificuldades decorrentes do pioneirismo e inovação da solução desenvolvida e adotada, designadamente no que concerne à articulação com o SIGB HORIZON. Os contratempos foram sendo paulatinamente ultrapassados graças à estreita articulação entre a equipa interveniente e à “prova de conceito” (versão de testes da aplicação) que decorreu durante um período experimental. Relativamente aos benefícios alcançados com o presente projeto, salientem-se: comodidade e facilidade de acesso remoto a conteúdos áudio digital/livros falados, simplificação e modernização de serviços, desmaterialização significativa de procedimentos internos na Biblioteca Sonora, redução da chamada “pegada ecológica” (evitando a repetição de trabalhos e custos administrativos, de gravação e duplicação de suportes, portes de correio, etc.) e reforço da coesão e inclusão proporcionando a cidadãos deficientes visuais o acesso e fruição de leitura gravada.
Tecnologia
A solução aplicacional de suporte ao presente projeto beneficiou de desenvolvimento interno e externo (aquisição de serviços especializados) e incluiu a utilização e parametrização de suportes lógicos como SQL Server e Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas, designadamente nos módulos Horizon Information Portal e Arquivo Digital.
Recomendações
Descrição de algumas recomendações e orientações que se podem dar às entidades que queiram implementar esta Iniciativa (com destaque dos pontos fortes e indicação dos critérios mais pertinentes para a obtenção do sucesso).
Próximas Acções
Várias funcionalidades e aperfeiçoamentos complementares estão em estudo como, por exemplo, desenvolvimento de ferramentas de BackOffice da aplicação (indicadores estatísticos e de apoio à gestão); está também a ser equacionada a futura implementação das Diretivas para a acessibilidade do conteúdo Web – 2.0 do W3C.
Anexos
Este projeto, ainda recente, tem sido objeto de várias iniciativas de disseminação junto do seu público-alvo específico e da comunidade em geral. Alguns exemplos:
- Biblioteca Sonora Digital – TVPORTO, Jan. 2012
- Biblioteca do Porto cria livros sonoros para cegos – SIC, Jan. 2012
- Livros falados acessíveis através da Internet – Portal iGOV, Jan. 2012
- Biblioteca Sonora do Porto – YouTube, Dez. 2011
- Conferência “Tocar, Ouvir, Sentir: o acesso dos deficientes visuais à informação e cultura”. Coimbra: Biblioteca Municipal/SLDV, Out. 2011.
Informação correlacionada:
- Biblioteca Sonora (versões áudio e texto)
- Boletim Bibliofónico e Bibliográfico (versões áudio e texto)
- Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência
Site
Página Web da Biblioteca Sonora Digital (associada ao Catálogo Público em Linha das Bibliotecas Municipais do Porto).
Resultados
A valência de disponibilização em linha de livros falados em suporte eletrónico, designadamente na interação com o sistema integrado de gestão das bibliotecas municipais (SIGB HORIZON) é, tanto quanto se conhece, pioneira em bibliotecas públicas portuguesas.
Associado a este projeto é também possível:
- Obter informações e esclarecimentos complementares através da rubrica ‘Perguntas Frequentes’;
- Efectuar, de modo transacional, o pré-registo em linha nas Bibliotecas Municipais do Porto/Biblioteca Sonora Digital.
Presentemente, estão já publicadas na Biblioteca Sonora Digital – actualização semanal – algumas centenas de obras/fonogramas em suporte digital; até final do primeiro semestre do corrente ano, estima-se que possam ser disponibilizados em linha cerca de 600 títulos perfazendo um total de mais de 2.500 horas de gravação.
Ponto de Contacto
Agostinho Cardoso
agostinhocardoso@cm-porto.pt
Adília Almeida
adiliaalmeida@cm-porto.pt
Isabel Santos
isabelsantos@cm-porto.pt
Úçtima atualização: 20 de Fevereiro de 2012