Logo Braga
Base de Utilizadores da Câmara Municipal de Braga
Com a intenção de aproximarmos cada vez mais os cidadãos à autarquia, disponibilizou-se no portal institucional, uma área de registo de utilizadores.
Procedeu-se à criação de uma Base de Utilizadores, onde os utilizadores se podem registar, com diferentes níveis de acesso consoante o seu perfil.

Entidade

Câmara Municipal de Braga

Destinatários/Beneficiários potenciais

CMB, cidadãos e empresas

Ponto de Situação

Concluído

Descrição breve

Procedeu-se à criação de uma Base de Utilizadores, onde os utilizadores se podem registar, com diferentes níveis de acesso consoante o seu perfil.

Os utilizadores podem aceder ao portal através do método de autenticação, conforme o seu perfil, e aplica-se a todos os utilizadores registados no portal. O acesso é via Web, tendo o portal páginas de acesso público e de acesso reservado.

Ao proceder à autenticação o utilizador deverá indicar o seu login/password, estes dados irão permitir à aplicação identificar qual o perfil do utilizador (interno, externo, parceiro), permitindo-lhe o acesso a diferentes áreas do portal, de acordo com o seu perfil do utilizador.

No caso de utilizadores internos, deverá ter acesso à intranet. Para os externos (registo completo) e parceiros, a área de serviços online.

No acto de registo os utilizadores são informados sobre os termos de utilização e acesso à política de segurança e privacidade ao uso indevido do seu login.

Existem 3 perfis de utilizadores que devem proceder à autenticação no portal da CMB + Próxima do Cidadão, a saber internos, externos e os parceiros:

Utilizadores Internos – são os funcionários/colaboradores que trabalham no município, e que acedem a internet e intranet, através da rede interna do município. Poderá existir dentro destes, utilizadores privilegiados que podem ter acesso à intranet (nomeadamente à aplicações do município) através de rede externa (de casa).                                                            Login - será fornecido pelos serviços e será o mesmo que utiliza nas restantes aplicações (conta de e-mail, acesso ao pc, aplicações etc.), e não poderá ser alterado. Password – deverá ser a mesma que utiliza nas restantes aplicações. (single sign on)

Utilizadores Externos – são munícipes que se registam no portal e conforme o seu perfil podem ter acesso a determinadas páginas, nomeadamente submeter requerimentos, consultar processos de obras, etc. Podem existir dois tipos de registos:

  • Registo simples - onde será exigido apenas nome, morada e contacto, sem que validação dos dados pela autarquia, e terão apenas acesso as alguns formulários (sugestões, pedidos de informação, etc) e subscrição da newsletter.                     Login - será escolhido no acto de registo pelo próprio utilizador, e poderá ser alterado.Password – será escolhida pelo próprio utilizador, e poderá ser alterada.

  • Registo completo – onde será exigido o n. de contribuinte, contacto (e-mail/telefone), morada (completa), nome, etc. Este registos ficam sujeitos a validação da CMB, depois de validado todos os dados, este serão registados não só no portal mas também na tabelas dos munícipes (existente, na CASO e AMBISIG, outras a saber). Estes utilizadores podem consultar todos os seus pedidos/processos a decorrer no município e submeter pedidos, ter acesso à referência multibanco para posterior pagamento. Os dados de registo não puderam ser alterados em previa validação dos serviços.        Este tipo de login só será disponibilizado quando existirem no portal serviços on-line que exijam este tipo de registo, tais como submeter processo, consulta de estado etc.   Login - será fornecido pela CMB, após validação dos dados (deverá ser o n. de contribuinte), e não poderá ser alterado. Password – deverá ser fornecida pelo sistema (de registo , através de carta registada para users que não tem cartão do cidadão) e poderá ser alterada pelo próprio.

Utilizadores Parceiros – são “utilizadores externos” (juntas de freguesia, empresas municipais, agrupamentos de escolas, etc) com permissões especiais, que lhes permite o acesso não só de consulta a algumas aplicações do município, mas também submeter pedidos em nome de terceiros. Deve no entanto ser salvaguarda a dimensão do seu acesso. Por exemplo as juntas de freguesias puderam submeter e consultar processos de terceiros, mas cujos munícipes sejam residentes na sua junta de freguesia.
Login - será fornecido pela CMB, após validação dos dados, e não poderá ser alterado.
Password – deverá ser fornecida pela CMB e poderá (deve) ser alterada pelo próprio.
Nesta fase só está disponível para os agrupamentos de escolas, para efectuarem pedidos, através do portal, tendo para isso uma área reserva aos agrupamentos de escolas. Iremos estender numa 2 fase às juntas mas só para estas submeterem pedidos através do portal, evitando que estas tenham que enviar os pedidos por carta ou em mão.
As restantes opções para os parceiros iram sendo disponibilizadas à medida que os serviços on-line vão sendo implementados.

Ponto de Contacto

Teresa Pestana (teresa.pestana@cm-braga.pt )
Divisão de Sistemas de Informação
Praça Municipal, 4700-435