Balcão Online do Município de Ponte de Lima
Servir os cidadãos e empresas com qualidade e eficiência é uma das nossas grandes prioridades e, neste sentido, pretende-se que através do Balcão Online seja facilitado o acesso a uma grande percentagem da informação pública do Município, assim como a determinados serviços de informação.
Entidade: Município de Ponte de Lima
Destinatários/Beneficiários potenciais
O Balcão Online de Ponte de Lima destina-se ao público em geral, especialmente aos cidadãos e empresas com relações com o concelho de Ponte de Lima.
Ponto de Situação
Esta iniciativa encontra-se em desenvolvimento, uma vez que toda a informação disponibilizada no Balcão Online está em acesso público e, a médio prazo, pretendemos disponibilizar o Portal do Munícipe que complementará este balcão com outra informação após autenticação.

Descrição breve
No Balcão Online é possível aceder a várias tipologias de documentos públicos como as atas, editais, normas e estatutos, protocolos, regulamentos, requerimentos, relatórios, taxas e licenças, questões frequentes (faq’s), entre outras. Paralelamente, pode-se aceder a alguns serviços de informação como o Balcão do Empreendedor, Provedor de Justiça, e o ‘Fale Connosco’, entre outros.

Descrição pormenorizada
O Município de Ponte de Lima disponibiliza um conjunto alargado de serviços aos cidadãos e empresas, com competências diversificadas, que permitem a interação com os mesmos, quer através dos canais físicos (Espaços Municipais), quer mediado através do canal online (Balcão Online).
Esta reengenharia dos serviços municipais emerge do processo de modernização administrativa em curso, assentando numa estratégia de inovação contínua, que visa a melhoria experiência dos utilizadores no acesso e consumo destes mesmos serviços de informação.
Neste sentido, o Município disponibiliza neste espaço um conjunto de serviços online que permitem:

  • maior facilidade e rapidez no acesso à informação;
  • melhor interatividade entre os munícipes e o Município de Ponte de Lima;
  • disponibilizar documentação que anteriormente só era possível nos espaços municipais.

No Balcão Online é possível aceder a várias tipologias de documentos públicos como as atas, editais, normas e estatutos, protocolos, regulamentos, requerimentos, relatórios, taxas e licenças, questões frequentes (faq’s), entre outras. Paralelamente, pode-se aceder a alguns serviços de informação como o Balcão do Empreendedor, Provedor de Justiça, e o ‘Fale Connosco’, entre outros.
Por exemplo, no serviço ‘Fale Connosco’ pretende-se facilitar a comunicação dos cidadãos com o Município, apelando ao envio dos seus contributos! Deste modo, a partir do Balcão Online, qualquer cidadão poderá enviar uma Sugestão ou Reclamação, efetuar um Pedido de Informação ou submeter uma Mensagem de Reconhecimento pelo serviço prestado pela autarquia ou pelo desempenho de colaboradores. Todas as solicitações, quando identificadas e com contato, são alvo de resposta por parte do Município.

Tecnologia
O Balcão Online está desenvolvido sob o sistema de gestão de conteúdos da empresa Portugal Interactivo.

Resultados
O Balcão Online tem atingido resultados positivos, os quais tem vindo a melhorar à medida que vão sendo integradas novas tipologias de informação e de serviços de informação.
Por ano, o Balcão Online obteve os seguintes resultados em termos de visitantes únicos que o consultaram:

  • 2009 – 3.214 visitantes únicos desde novembro
  • 2010 – 22.200 visitantes únicos
  • 2011 – 35.150 visitantes únicos
  • 2012 – 12.363 visitantes únicos até 31 de julho

Paralelamente, desde de maio de 2011, já recebemos 189 Pedidos de Informação e 49 Sugestões ou Reclamações, o que atesta bem a relevância deste serviço de informação para os cidadãos.

Site
O Balcão Online pode ser acedido através do endereço: http://www.cm-pontedelima.pt/ver.php?cod=0T

Próximas Acções
A médio prazo, pretendemos disponibilizar o Portal do Munícipe que complementará este balcão (após autenticação), no qual os utilizadores poderão aceder à informação relativa aos seus processos, consultar a fatura eletrónica, submeter requerimentos, entre ouras funcionalidades que, à priori, deverão ser planeadas em função dos níveis de integração e prestação de serviços municipais no Balcão do Empreendedor e do Portal do Cidadão.

Ponto de Contacto
Paulo Barreiro de Sousa,
Telefone: 258900400 ext 1314
E-mail: psousa@cm-pontedelima.pt