Balcão Digital
O Balcão Digital é um site seguro dos Serviços Municipalizados de Aveiro (SMA) que permite aceder, após o registo, a informação relevante sobre os seus contratos, nomeadamente a consulta dos dados do contrato, da conta corrente, das últimas facturas, ao histórico de leituras e consumos, comunicação de leituras, envio de reclamações e ainda informação relativa aos processos de obras a decorrer nestes serviços.

Iniciativa: Balcão Digital
Entidade:  Serviços Municipalizados de Aveiro (SMA)
Destinatários/Beneficiários: Munícipes abrangidos pelos SMA, âmbito geográfico do Concelho de Aveiro
Categoria: Administração Electrónica
Ponto de Situação: Concluído
Custos envolvidos: 51 mil euros
Site: www.smaveiro.pt


O Balcão Digital, iniciado em finais de 1999 no âmbito do Programa Aveiro Digital, funciona através de uma ligação, em modelo outsourcing, a uma base de dados de clientes criada e gerida pela empresa de soluções, Lógica.

Esta solução, que interliga o Sistema Comercial dos Serviços Municipalizados de Aveiro, o Sistema de Informação da Gestão de Projectos de Obras e o portal dos SMA, permite ao cidadão abrangido pelos SMA gerir, num único local, com um único acesso (código utilizador e password), todos os contratos e processos de obras particulares celebrados com os Serviços Municipalizados de Aveiro.

Para aceder ao serviço só precisa de se registar e aguardar o envio da chave de activação na volta do correio (uma por contrato de fornecimento de serviços).

Recomendações

Implementar soluções focalizadas na satisfação do cliente e já com algum background de experiências desenvolvidas e testadas que permitam assegurar o êxito do projecto. Salvaguardar um bom serviço de helpdesk.

Próximas Acções

Implementação de telemetria (telecontagem) nos contadores dos consumidores domésticos e em grandes clientes.

Anexos

Balcão virtual agiliza SMAS de Aveiro - in iGOV, 20 de Dezembro de 2007 (html) 

Resultados

  • Actualmente conta com 1.192 clientes registados que acedem, através da Internet, a praticamente todos os serviços que estão disponíveis no balcão de atendimento (físico) dos SMA, sem ter de aí se deslocar;
  • Diminuição dos tempos de resposta aos clientes e dos períodos de espera no balcão de atendimento;
  • Melhoria da qualidade da informação disponibilizada;
  • Disponibilização de formulários de pedido de serviços no site onde se integra o balcão digital;
  • Disponibilização de tarifários, normas e regulamentos.
Ponto de Contacto

Rui Ferreira
Coordenador do Gabinete de Informática e Inovação Tecnológica dos SMAS de Aveiro

rui.ferreira@smaveiro.pt  

Leonel Oliveira
SMA
leonel.oliveira@smaveiro.pt

 Última Actualização: terça-feira, 17 de Junho de 2008