Acesso à Informação Geográfica através de Serviços Web
Esta iniciativa insere-se no contexto da implementação da Infra-estrutura Geoespacial do Exército, assente numa Base de Dados Geográfica em formato digital, que visa apoiar os utilizadores, nas diversas situações em que se encontrem (online com ligação à Internet/Intranet ou offline), com a informação e os serviços de carácter geoespacial de que necessitam.

Iniciativa: Acesso à Informação Geográfica através de Serviços Web
Entidade: Instituto Geográfico do Exército (IGeoE)
Destinatários/Beneficiários potenciais: Forças Armadas, Exército e comunidade civil (permitir funcionalidades de visualização, exploração e análise de informação geoespacial).
Categoria: Administração Electrónica
Ponto de Situação: Apesar de já estar em produção (disponível para acesso), o estado da iniciativa é “em curso”, uma vez que estamos a introduzir melhorias e pretendemos disponibilizar informação geoespacial em formato vectorial.
Site: www.igeoe.pt; www.igeoe.pt/mapas e http://igeoe-wservices.igeoe.pt


O projecto “Acesso a informação geográfica através de serviços web” insere-se no contexto da implementação da Infra-estrutura Geoespacial do Exército, um sistema integrado e operacional que permite às Forças Armadas, ao Exército e à comunidade civil, funcionalidades de visualização, exploração e análise de informação geoespacial. Assente numa Base de Dados Geográfica em formato digital, a Infra-estrutura Geoespacial do Exército, visa apoiar os utilizadores, nas diversas situações em que se encontrem (online com ligação à Internet/Intranet ou offline), com a informação e os serviços de carácter geoespacial de que necessitam.

Os Serviços Web são uma tecnologia utilizada na integração de diferentes sistemas, permitindo que aplicações e sistemas desenvolvidos em diferentes plataformas e ambientes possam interagir; utilizam as normas XML (Extensible Markup Language) para representação e estruturação dos dados (formato de transferência dos dados), SOAP (Simple Object Access Protocol) para codificação das chamadas e parâmetros de entrada e saída (encapsular os dados) e o http (Hyper Text Transport Protocol) como protocolo de transporte. Resumidamente, utilizando tecnologias baseadas na Internet, é possível o acesso a diferentes sistemas promovendo a sua interoperabilidade e integração.

Inserindo-se no contexto da Infra-estrutura Geoespacial do Exército (infraestrutura esta que se insere na doutrina de Network Enablad Warfare em que se promove a ligação em rede com vista a melhorar a partilha de informação, e desta forma aumentar a capacidade de resposta das forças militares), esta tecnologia foi implementada no IGeoE, constituindo-se como uma alternativa a formas mais tradicionais de distribuição de informação geográfica (envio de CDs, por exemplo) e que se espera vir progressivamente a ganhar importância em detrimento destas.

Através desta tecnologia, utilizadores militares e público em geral, têm acesso online à informação geográfica produzida pelo IGeoE (seja esta informação de acesso gratuito, seja informação objecto de licenciamento via contratual), de forma mais simples, cómoda, segura, compatível com outros sistemas e com a vantagem adicional de redução de custos para os utilizadores e para o IGeoE.

O IGeoE disponibiliza ainda no seu site:
  • Um portal designado IGeoE-SIG, que permite o acesso, visualização e exploração da informação da Base de Dados Geográfica do IGeoE.
  • O Sistema de Estações de Referência GPS Virtuais (SERVIR) (SERVIR) que possibilita o geo-posicionamento de alta precisão.
  • A Cartoteca: uma base das Séries Cartográficas Portuguesas que associa as imagens das cartas à sua descrição bibliográfica, resultado de um projecto conjunto entre o IGeoE e o Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG).

Próximas Acções

Do ponto de vista de desenvolvimento do projecto, pretendemos disponibilizar informação vectorial para os clientes que contratem este tipo de serviço.

Do ponto de vista de disseminação, pretendemos divulgar esta iniciativa aos clientes e utilizadores, para que possam aceder online à informação geográfica produzida pelo IGeoE (seja esta informação de acesso gratuito, seja informação objecto de licenciamento via contratual), de forma mais simples, cómoda, segura, compatível com outros sistemas e com a vantagem adicional de redução de custos para os utilizadores e para o IGeoE.. Disponibilizamos também informação gratuita de cidadania, em formato imagem WMS (Web Map Service) na escala de 1/500.000 e 1/250.000 para os todos os utilizadores interessados.

Ligação aos serviços de cidadania usando software que se ligue através de WMS:

Anexos 

Análise da Informação Geográfica Institucional na Internet: GeoPortais do Instituto Geográfico Português e do Instituto Geográfico do Exército - Manuela Vasconcelos (Eng.ª Geógrafa, IGP), José A. G. Martins (TCor. Art. Eng.º nformático, IGeoE) e Luis F. P. Nunes (TCor. Art. Eng.º Informático, IGeoE) (pdf, 444 KB)

Resultados

  • Disponibilidade 24h x 7 dias por semana e ubiquidade, benefícios decorrentes de um serviço online;
  • Simplicidade: é necessária apenas a utilização do protocolo http, sendo o acesso efectuado através da invocação de uma simples URL;
  • Interoperabilidade, uma vez que estes serviços estão disponíveis para uma grande variedade de aplicações, em particular os serviços baseados em normas OGC (Open GIS Consortuim), nomeadamente os WMS (Web Map Service) e os WFS (Web Feature Service);
  • Segurança dos dados, uma vez que os serviços web se constituem como uma camada adicional de software, entre o utilizador e os dados, evitando o acesso directo a estes
  • Disponibilização online da cartografia, de uma forma mais simples, a preços mais  acessíveis e com a vantagem adicional de libertar o cliente dos custos e da gestão da actualização da cartografia;
  • Libertação de recursos do IGeoE ligados ao processo tradicional de licenciamento da informação geográfica e consequente redução de custos ligados ao atendimento, processamento e envio da informação solicitada. 
Ponto de Contacto

Tenente Coronel Francisco Martins
Tel.: (+351) 218 505 300
fmartins@igeoe.pt 
 
Major Paulo Araújo
Tel.: (+351) 218 505 300
paraujo@igeoe.pt 
 
Tenente Coronel António Pereira
Tel.: (+351) 218 505 300
apereira@igeoe.pt  


 Última Actualização: quarta-feira, 10 de Dezembro de 2008