Cabo Verde
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  • O portal "Porton di nos ilha" é o mais novo instrumento de relacionamento da Administração Pública Cabo-verdiana com os seus utentes. A partir desta única interface, cidadãos e empresas podem, de forma segura, simples e rápida, obter informações, interagir e efectuar transacções com diversos serviços da Administração Pública.
  • O serviço “Certidões Online”, um dos produtos da Casa do Cidadão, consiste na emissão das certidões pela via electrónica. Através de um processo seguro, desburocratizado e célere o cidadão poderá solicitar a sua certidão, diminuindo drasticamente as deslocações e esperas nos serviços públicos.
  • O SIM começou a ser concebido em 2002 pelo Governo de Cabo Verde com apoio de seus parceiros de desenvolvimento e implementado pelo NOSi com vista à instalação de ferramentas de gestão municipal, de equipamentos de comunicações e periféricos nas autarquias cabo-verdianas, bem como a sua integração na Rede do Estado e a disponibilização dos serviço básicos dessa Rede, como o acesso a e-mail e Internet.
  • O “Dossier do Cidadão” é um serviço público electrónico a que cidadãos e empresas tem acesso através do "Porton di nos ilha". A partir desta única interface electrónica o cidadão tem acesso exclusivo e dedicado a um dossier personalizado que contém as principais informações relativas a sua interacção com a Administração Pública.
  • O SIS de Cabo Verde trata-se de um conjunto de módulos informáticos de apoio à gestão hospitalar que permitem monitorar o estado da saúde da população e aprimorar o funcionamento das instituições do sector. O Hospital Agostinho Neto, na Praia, foi a primeira instituição a implementar este sistema, que será alargado a todo o país.
  • A "Empresa no Dia" é um serviço público que permite a constituição de empresas do tipo comercial Sociedades Anónimas e/ou Sociedades por Quotas de forma imediata, no próprio dia, a partir de um balcão de atendimento presencial da Casa do Cidadão. O processo envolve oito interacções com a administração (legal, fiscal, social e laboral) que são substituídas por um único balcão/interface mais simples e ágil.
  • O SIGOF é o instrumento de excelência no que respeita à gestão financeira do Estado de Cabo Verde. Tem como objectivos principais o controlo orçamental, a gestão das despesas, a gestão das receitas e a gestão das contas públicas.
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