Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I.P. (IEFP)
Av. José Malhoa, 11
1099-018 Lisboa
Tel: (+351) 21 861 41 00
Fax: (+351) 21 722 70 13
E-mail: iefp.info@iefp.pt
Na internet: www.iefp.pt
Conteúdos relacionados
  • O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) procedeu à integração automática de informação dos Sistema de Informação e de Gestão da área do Emprego (SIGAE) e Sistema de Gestão da Formação (SGFOR), redefinindo procedimentos de forma a assegurar que também do ponto de vista processual as duas áreas trabalham de forma totalmente articulada.
  • O Instituto do Emprego e Formação Profissional lançou o Portal Netemprego, especializado na oferta e procura de emprego, disponibilizando serviços dirigidos a candidatos a emprego e empregadores.
  • O portal “Netemprego Imigrante” é uma iniciativa do Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP), que permite a publicitação de ofertas de emprego não satisfeitas por trabalhadores nacionais ou da União Europeia e, simultaneamente, a candidatura de cidadãos de Estados Terceiros a essas mesmas ofertas de emprego.
  • O SIGOFA consiste na construção e implementação de um sistema integrado de informação para as áreas Financeira, Orçamental e Administrativa dos Serviços Centrais, Delegações Regionais e a totalidade dos Centros de Emprego e de Formação Profissional do IEFP, atenta a situação então existente, baseada numa multiplicidade de aplicações não integradas e que exigiam um esforço muito grande de intervenção com vista à agregação/consolidação dos registos contabilísticos e orçamentais, produzindo de uma forma sistematizada informação para a gestão do IEFP.
  • O presente projecto tem como principal objectivo a simplificação, racionalização e automatização dos procedimentos de acesso ao regime de apoios a projectos de actividades ocupacionais, medida de emprego que visa proporcionar a desempregados subsidiados ou em situação de comprovada carência económica (designadamente, beneficiários do rendimento social de inserção) uma ocupação socialmente útil, enquanto não lhes surgirem alternativas de trabalho ou de formação profissional.
  • Um dos objectivos do projecto "Unidades Móveis de Emprego", é garantir a total mobilidade do colaborador do IEFP e o acesso às aplicações de negócio do instituto, podendo desta forma e logo no local, por exemplo, registar no sistema a oferta de emprego e seleccionar desempregados com o perfil adequado e/ou vice-versa.
  • O SGFOR é um instrumento central de suporte aos processos de planeamento e gestão permanente da actividade formativa ao nível das unidades locais do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) e que permite sistematizar e garantir a produção em tempo real de informação de qualidade e relativa à formação profissional.