ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P
Rua dos Anjos n.º 66, 4º
1150-039 Lisboa

Rua do Pinheiro n.º 9
4050-484 Porto

Tel: (+351) 21 810 61 00
Fax: (+351) 21 810 61 17
E-mail: acidi@acidi.gov.pt
Na internet: www.acime.gov.pt
Conteúdos relacionados
  • A Bolsa de Formadores do Alto Comissariado para a Imigração e Dialogo Intercultural (ACIDI) visa promover uma melhor compreensão da diversidade cultural, sensibilizar para o acolhimento e integração dos imigrantes em Portugal, e formar para a interculturalidade. Surge, assim, na perspectiva de contribuir para a construção da paz e coesão social com base no diálogo intercultural. Para isso, funcionando como recurso às instituições, disponibiliza um conjunto de acções de formação que podem ser solicitadas, gratuitamente, por qualquer entidade local ou nacional, em qualquer ponto do país, recorrendo a um formulário online disponível em www.acidi.gov.pt ou www.entreculturas.pt.
  • Os CNAI foram criados em 2004 para, de uma forma integrada, responder com eficácia e humanidade, aos problemas de integração que se colocam aos cidadãos imigrantes que escolheram Portugal como país de acolhimento. Para tal, à semelhança de uma Loja do Cidadão, foram congregados na mesma plataforma de atendimento várias Instituições e Gabinetes Especializados, a funcionar de uma forma articulada e complementar, com partilha de um mesmo sistema informático, todos os serviços centrados nas necessidades dos clientes
  • Em funcionamento desde 13 de Março de 2003, a Linha SOS Imigrante (808 257 257 através da rede fixa e 218 106 191, através da rede móvel) foi criada com o propósito de disponibilizar aos cidadãos imigrantes e suas associações, bem como às entidades patronais, órgãos da administração pública e outros cidadãos interessados, um serviço de atendimento telefónico apto a prestar informação geral sobre a temática da imigração.
  • O Programa Escolhas promove a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos sócio-económicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.